Home Dicas Empresarial O Home Office e a democratização das oportunidades

O Home Office e a democratização das oportunidades

por Marcelo Braga
home-office-beneficios

Com o advento da pandemia, algumas barreiras do trabalho foram definitivamente quebradas. Uma delas foi o home office. Mesmo considerado um paradigma para muitas organizações, o modelo virtual de trabalho que já vinha ganhando força mundialmente antes de 2020, se fortificou ainda mais com a chegada da COVID-19 e forçou as empresas a adotarem o trabalho virtual para que continuassem suas atividades.  
 
E não foram poucas: segundo a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise COVID-19, 46% das empresas adotaram o home office no ano passado e algumas das maiores companhias do mundo, como a Coca-Cola, pretendem manter-se no modelo remoto mesmo após o final da pandemia. 
 
Um dos fatores que ajudam a compreender essa decisão é a democratização do acesso às oportunidades de trabalho, pois os serviços podem ser realizados a partir de qualquer lugar. O que gera economia para as empresas e comodidade aos colaboradores. 
 
Assim, tanto empresa quanto candidatos ou futuros colaboradores saem ganhando adotando o home office. Nesse artigo, indicaremos as vantagens desse modelo: 

A democratização das oportunidades 

Um dos benefícios mais anunciados do home office é o de poder trabalhar a partir de qualquer lugar. Não precisar perder tempo com deslocamentos até os escritórios é uma vantagem e tanto em um país onde se chega a perder uma parte considerável do dia por conta do trânsito. 
 
No entanto, uma outra vantagem desse modelo é a democratização das oportunidades de trabalho. Para ambos os lados, abre-se a possibilidade de fugir das limitações físicas para buscar vagas e profissionais qualificados. 
 

O Home Office como diferencial competitivo!

É inegável que o modelo remoto costuma ser bem aceito pela maioria dos colaboradores. Abrir a possibilidade de deixá-los realizar seu trabalho a partir de qualquer lugar pode ser um diferencial para a atração e retenção de talentos.  
 
Isso porque as empresas que apostam no home office são vistas – especialmente pelo público mais jovem – como modernas, despojadas e são consideradas bons lugares para se trabalhar. O que naturalmente melhora a imagem da sua marca empregadora. 
 
Utilizá-lo em um pacote de benefícios ajudará a manter sua equipe motivada e satisfeita. 

Maior flexibilidade

A flexibilidade é outra característica procurada. E o home office atende a essa demanda perfeitamente, pois permite em muitos casos ao colaborador, adequar sua rotina de trabalho.  
 
Sem estar preso a uma jornada preestabelecida, é possível conciliar melhor sua vida pessoal com a profissional e por que não, focar suas atividades em horários que se sinta mais produtivo e concentrado, melhorando sua performance e qualidade nas entregas.

Redução de custos

Ao adotar o home office, seja ele parcial ou na sua totalidade, empresas e colaboradores podem usufruir do benefício da redução de custos.  
 
Para as empresas, a principal redução fica por conta dos custos fixos como água, energia, aluguel, limpeza, além de alguns encargos sociais. Já para o colaborador, podemos destacar a questão de transporte e alimentação. 

Aumento da produtividade

O ganho em produtividade que este modelo proporciona é bem visto sob diversas perspectivas. A começar pela redução em faltas e atrasos, pois o colaborador não terá que gastar tempo com deslocamento – o principal vilão desses indicadores.  
 
Sem esse estresse causado pelo trânsito e tendo a chance de conciliar trabalho com sua vida pessoal, o colaborador sente-se na maioria das vezes muito mais motivado, o que por si só é um fator para ser mais produtivo no trabalho. 
 
O home office trouxe diversos desafios a todos no mercado de trabalho. Mas também abriu possibilidades, tanto para empresas quanto para candidatos e colaboradores, que até o ano passado não teriam como ser concretizadas.  
 
Um movimento benéfico para o mercado como um todo e tendências de trabalho remoto, como o anywhere office, continuarão populares daqui para frente. É a hora de continuar aproveitando os benefícios que o home office tem para oferecer.  

Você pode gostar também de

Deixe um comentário