Home Carreiras 15 habilidades profissionais essenciais para sua carreira

15 habilidades profissionais essenciais para sua carreira

por Marcelo Braga
habilidades profissionais

Ainda não temos certeza de como o trabalho será nas próximas décadas, mas de acordo com um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, 50% dos trabalhadores precisarão aprender novas habilidades profissionais até 2025.

E, à medida que novos profissionais chegam ao mercado, estejam revendo suas carreiras ou até mesmo mudando de área, é importante estarem abertos a aprender novas habilidades cognitivas, motivacionais, técnicas e sociais.

Neste artigo, explicamos quais são algumas das habilidades profissionais que o mercado estará de olho e porque são importantes:

Pensamento analítico

Talentos hábeis em encontrar novas soluções, seja para resolver problemas, seja para descobrir novas oportunidades, sempre serão procurados pelo mercado. Pensar analiticamente pode ajudá-lo a categorizar informações em pequenos grupos para interpretar melhor os dados e tirar conclusões mais precisas.

Você pode usar o pensamento analítico para detectar padrões, interpretar dados, integrar novas informações e tomar decisões levando em consideração múltiplos fatores.

Aprendizagem ativa

A aprendizagem ativa é uma estratégia de aprendizado que coloca o aluno como principal agente do processo de conhecimento. Ou seja, trata-se de ser capaz de colocar em prática aquilo que está se aprendendo. Ser um aprendiz ativo pode ajudá-lo a desenvolver habilidades mais rapidamente. Isso pode ser uma ferramenta valiosa para o seu crescimento profissional.

Você pode desenvolver habilidades de aprendizagem ativas imergindo-se em tópicos através de discussão, simulação de cenários reais e resolução de problemas para obter uma compreensão mais completa do material.

Problem solving

No ambiente profissional, existem problemas complexos todos os dias, e é importante que os colaboradores sejam capazes de desenvolver soluções criativas. É aí que entra o conceito de problem solving, ou seja, buscar soluções para problemas específicos através de métodos, como o design thinking, os cinco porquês, o método científico, entre outros.

Quanto mais métodos o profissional souber, quanto mais problemas você tentar solucionar, mais seu repertório irá aumentar e mais desenvolvido você será como profissional. Você será capaz de olhar para um problema a partir de diferentes pontos de vista, desenvolver soluções alternativas e, em seguida, selecionar a melhor solução.

Comunicação

A comunicação continuará sendo uma habilidade importante. Ter boas habilidades de comunicação significa que você pode interpretar o significado a partir da linguagem escrita e falada, bem como transmitir ideias de forma clara e precisa para os outros.

No local de trabalho, a comunicação é fundamental para colaborar com os colegas de trabalho e alcançar os resultados desejados pela empresa.

Uso de dados

Está se tornando um clichê dizer que estamos vivendo na era dos dados. Atualmente, os dados estão sendo coletados e utilizados em uma escala nunca vista antes– estão sendo aplicados cada vez em mais lugares, desde melhorias em processos industriais, direcionar com precisão anúncios digitais e até mesmo dentro dos esportes.

O alcance da utilização de dados só deve aumentar no futuro, facilitando aplicações com machine learning. Os dados são a linguagem principal da indústria 4.0. Assim, aqueles que são capazes de organizar a coleta de dados, interpretar os resultados, gerar insights e tomar decisões com base nesses achados estarão em alta demanda.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é o ato de analisar fatos para entender um problema ou tema minuciosamente. O processo de pensamento crítico normalmente inclui etapas como coleta de dados, fazer perguntas significativas e analisar possíveis soluções. Pessoas com essas capacidades podem trabalhar tanto de forma independente quanto com outros para resolver problemas.

Para melhorar suas habilidades de pensamento crítico, expanda suas habilidades técnicas ou específicas do setor para ajudá-lo a identificar problemas mais facilmente.

Alfabetização digital

A alfabetização digital é cada vez mais importante à medida que a tecnologia toma conta do ambiente profissional. Ser digitalmente alfabetizado significa entender suas terminologias e sua lógica. Os empregadores podem – e irão – preferir colaboradores competentes com tecnologia.

Para desenvolver habilidades digitais, considere participar de workshops com foco em novas tecnologias, como inteligência artificial, inovação ou transformação digital.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade que ajuda você a lidar e controlar suas próprias emoções e entender e simpatizar com os outros. Essas habilidades são valiosas em um local de trabalho porque ajudam a compreender as pessoas ao seu redor, evitar e resolver conflitos, reduzir o estresse e melhorar o ambiente de trabalho.

Essa habilidade também pode melhorar sua capacidade de colaboração, ajudá-lo a trabalhar em equipe e a cumprir as metas da empresa mais eficientemente.

Você pode desenvolver ou melhorar suas habilidades de inteligência emocional ouvindo e relacionando-se com os outros, considerando diferentes perspectivas.

Iniciativa e proatividade

Iniciativa é a capacidade de reconhecer onde e como fazer melhorias e criar um plano para executar melhorias. Os empregadores podem procurar talentos que tenham a iniciativa de ajudar a solucionar problemas e a pensar de modo inovador. As pessoas mais proativas muitas vezes são as que também têm habilidades criativas e de liderança, ambas valiosas no ambiente profissional.

Você pode praticar a iniciativa compartilhando suas ideias em reuniões ou individualmente com colegas e supervisores. Expressar sua opinião pode ajudá-lo a estabelecer sua voz dentro da empresa e construir sua reputação como um colaborador que procura ativamente por soluções.

Saber lidar com as diferenças

Com a sociedade progressivamente tornando-se mais diversa e aberta às diferenças, é vital que os profissionais tenham a capacidade de entender, respeitar e trabalhar com outras pessoas apesar de diferenças de cultura, gênero, orientação sexual, políticas, religiosas, raciais, entre outras. Essa é uma habilidade que irá melhorar como as pessoas interagem e ajudará a aumentar seu repertório de conhecimentos e pontos de vista sobre a vida.

Liderança e capacidade de influência

Os empregadores geralmente preferem candidatos que tenham traços de liderança, como responsabilidade, iniciativa e integridade. Essas habilidades auxiliam na colaboração, definição de metas e gerenciamento de tempo. Ter habilidades de liderança é útil para qualquer posição.

Os formadores de opinião, às vezes chamados de influenciadores sociais, também serão valiosos em negócios futuros. Eles são valorizados por sua capacidade de influenciar os outros, muitas vezes ajudando-os a tomar decisões com compras online ou físicas e escolhas de estilo de vida. Eles têm uma audiência que confiam neles como uma fonte de informação para seus interesses.

Autogestão

Desenvolver fortes habilidades de autogestão pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos profissionais. Gerenciar a si mesmo, ou autogestão, é a capacidade de controlar seus pensamentos, sentimentos e ações no trabalho e em sua vida pessoal. Inclui ser organizado, ambicioso e adaptável.

Você pode desenvolver essa habilidade usando o gerenciamento do tempo e estabelecendo metas para si mesmo.

Entendimento da experiência do usuário

A tecnologia é ou se tornará predominante no local de trabalho em todas as indústrias, e é por isso que é útil desenvolver habilidades de UI, ou seja, experiência do usuário. Essas habilidades envolvem a capacidade de criar, entender e melhorar as experiências do usuário no mundo digital. São usadas para ajudar a mapear a jornada de um cliente, desenvolver softwares, criar aplicativos e sites e ajudar a melhorar a interação humana com a tecnologia.

Monitoramento de tecnologia

As habilidades no monitoramento de tecnologia serão demandadas à medida que a automação, o machine learning e o uso de IA aumentam. Haverá mais oportunidades de monitorar e gerenciar remotamente a tecnologia para garantir que ela esteja funcional o tempo todo. Quando algo que tire essa tecnologia do ar acontecer, você precisa saber quando ela aconteceu para poder fazer as correções necessárias.

Blockchain  

O blockchain liderou a lista do LinkedIn de hard skills mais demandadas em 2020. Embora a primeira associação da maioria das pessoas com blockchain seja o Bitcoin, as aplicações comerciais potenciais dessa tecnologia são muito mais amplas.

De forma resumida, o blockchain é definido como um sistema que permite o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet de forma confiável.

Como o blockchain está apenas começando a impactar o mundo, muitas oportunidades envolvendo essa tecnologia deverão aparecer no futuro. E preparar-se desde já pode ser o “pulo do gato” para sua carreira.

Conclusão

O mercado está demandando novas habilidades profissionais dos profissionais e essa é uma tendência que só irá crescer com o passar dos anos. Um dado que comprova essa tese é de que ,de acordo com o estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, a vida útil de uma habilidade no mercado de trabalho caiu de 30 anos para apenas 6, significando que os profissionais do futuro vão sempre precisar continuar aprendendo e se atualizando para continuar relevantes no mercado. Esse processo começa agora. Quais habilidades profissionais você quer aprender?

Você pode gostar também de

Deixe um comentário