Home Carreiras Liderança: conheça o perfil de um líder eficiente

Liderança: conheça o perfil de um líder eficiente

por Marcelo Braga
lideranca

Um líder eficiente trabalha de forma colaborativa e sabe extrair o máximo dos colaboradores. Estabelece o ritmo da equipe, define prioridades, motiva as pessoas, melhora os processos internos, forma novos líderes e alinha a equipe em direção a um só objetivo, que é o crescimento profissional e o desenvolvimento da empresa.

Se você quer conhecer as características principais da liderança atual, continue lendo este texto!

Qual o perfil do líder eficiente?

Em geral, existem atributos indispensáveis e que devem fazer parte de qualquer líder, independentemente do tamanho da empresa ou do ramo de atividade. Veja a seguir!

Inspiração

Se você deseja ter uma equipe produtiva, deve buscar ser uma inspiração para ela. Você deve seguir aquilo que pede aos seus colaboradores. É uma grande inspiração para a equipe ver o líder motivado na empresa em que eles estão ajudando a desenvolver. Isso garante o respeito de todos!

Comunicação

Saber repassar de forma clara e objetiva todas as orientações é essencial para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos colaboradores e criar um ambiente laboral mais favorável depende também de uma comunicação eficaz.

Seja acessível ao seu time. Dialogar fora do horário de trabalho pode auxiliar no processo de construção de uma comunicação saudável.

Conhecimento da equipe

Saiba reconhecer que todos os membros da equipe têm necessidades, competências e desafios particulares. Isso significa respeitar os limites e não invadir a privacidade deles.

Dê feedbacks que ajudem na evolução, no aprimoramento e no crescimento dos colaboradores e tenha em mente que cada um é uma peça fundamental para fazer a empresa prosperar.

Não se esqueça que o líder tem uma parcela de responsabilidade tanto nas falhas quanto nos acertos de todos.

Delegação

Delegar funções é importante para formar uma equipe organizada e eficiente. Além de mostrar confiança nos profissionais, você também ganha mais tempo para focar nas suas atribuições.

O caminho para delegar é conhecer os pontos fortes de cada um da equipe e aproveitar essas habilidades.

Respeito e flexibilidade

Um bom líder deve ser respeitado e não temido. É necessário saber lidar com autoridade, porém sem diminuir as opiniões dos colaboradores, e sim valorizando as ideias positivas.

Versatilidade

O líder deve se adaptar às mudanças, bem como compreender e buscar oportunidades que ofereçam a visão necessária para que a empresa se desenvolva. A versatilidade é um atributo que motiva, inspira e cria gestores capazes de entender sobre vários assuntos que podem colaborar com o dia a dia.

Além disso, ter um bom relacionamento com as outras áreas da organização para simplificar a interação e o gerenciamento de projetos organizacionais é fundamental.

Entender as mudanças de mercado

Acompanhar as inovações é primordial para a liderança. Os profissionais de sucesso costumam estar atualizados sobre as novidades e as descobertas que podem impactar os rumos dos negócios.

Por isso, atualize seus conhecimentos constantemente. Isso pode ser feito por meio do acompanhamento de fóruns de discussão, sites, blogs, entre outros. Você também pode se reciclar e especializar, visando o aperfeiçoamento na carreira e o aumento do desempenho profissional.

Liderança situacional: O que é, benefícios e como adotar

Este artigo sobre liderança foi importante para você? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário