Home Carreiras Lições de liderança da Anitta: o que aprender

Lições de liderança da Anitta: o que aprender

por Marcelo Braga
anitta

Vamos falar sobre as lições de liderança da Anitta? 

Sim, a artista e empresária tem muito a ensinar para os profissionais que querem se tornar líderes.  Não é por acaso que o nome da cantora é um dos mais falados hoje em dia. 

Após assumir o controle da própria carreira em 2014, Anitta estabeleceu um objetivo para si: construir uma carreira internacional. 

De lá para cá foram muitas parcerias e estratégias até conseguir o feito inédito de se tornar a primeira artista brasileira a entrar no Top 10 Global do serviço de streaming Spotify, em março. 

O que isso significa? 

Que a música da artista, cantada em espanhol, era a mais escutada no planeta.  Agora sim, a carreira musical internacional da Anitta estava consagrada. 

Mas quais as decisões tomadas por ela para chegar onde planejou?  Quais características de liderança ela possui? Como será que tudo isso contribuiu para o sucesso dela? Vamos te contar mais adiante. 

Acompanhe e veja as lições que todo aspirante a líder deveria aprender com a Anitta. 

Como a marca Anitta se tornou um case de sucesso para o mundo dos negócios? 

Antes de trazermos as lições de liderança da Anitta, vejamos alguns pontos relevantes em sua trajetória.  

Embora sua carreira internacional esteja em plena ascensão, esse não é o primeiro topo conquistado pela cantora. 

Além de ser sua própria empresária, ela tem uma carreira corporativa invejável, desempenhando papeis relevantes em empresas como Ambev, Nubank e Estácio de Sá. 

Em 2019, Anitta foi convidada pela Ambev para ser a Head de Criatividade e Inovação de uma de suas marcas, a partir de uma estratégia de marketing vantajosa para ambos os lados. 

Mas a marca Anitta não está associada apenas ao segmento de bebidas.  Em 2021, a artista também foi convidada para participar do conselho de administração do Nubank. 

Além de ceder sua imagem, ela também participa das reuniões de planejamento da fintech.  Por fim, Anitta agora também dará aulas sobre estratégias de negócios, inovação e marketing em universidade brasileira.  

5 lições de liderança da Anitta para empresas e gestores  

Agora que já fizemos essa breve contextualização sobre o percurso realizado por Anitta nos negócios, veja 5 lições de liderança deixadas por ela. 

Saiba escolher sua equipe 

Ao decidir tomar conta da própria carreira, Anitta escolheu a dedo quem faria parte da sua equipe. 

Após cometer erros em contratações anteriores, ela passou a tomar muito cuidado para selecionar pessoas que compartilhassem dos mesmos propósitos que ela. 

Além disso, um líder precisa ter clareza para saber identificar os momentos em que o time já não responde conforme deveria, atuando em prol de melhorar o desempenho de cada integrante. 

Afinal, equipes que são compreendidas e valorizadas por seus líderes se tornam cada vez mais comprometidas, engajadas e produtivas. 

Planejamento, preparo e foco são indispensáveis 

Para alcançar o sucesso na carreira internacional, Anitta precisou se planejar e se preparar, criando estratégias para atingir seu objetivo. 

No entanto, o plano traçado pela cantora só funcionou porque ela se manteve focada. 

Caso você queira se tornar um líder bem-sucedido, deve agir como a Anitta. 

Isso porque é impossível atingir o alvo sem foco, preparo e planejamento.  

Aliás, esses três elementos são requisitos básicos para o desenvolvimento de carreira de todo profissional.

Tenha visão empreendedora 

Entre as lições de liderança da Anitta, podemos destacar essa como uma das principais: não deixe de lado a visão empreendedora. 

Em outras palavras, tenha sempre em mente quais são seus pontos fortes e pontos fracos. 

Assim, você terá motivação para buscar melhorias contínuas e evitar ficar na sua zona de conforto. 

Veja o exemplo da Anitta, que, apesar de já ter uma grande relevância no cenário musical brasileiro em 2014, conseguiu alcançar patamares ainda maiores, se tornando um fenômeno internacional.  

Tenha aliados fortes 

A fim de chegar ao seu objetivo, Anitta fez parcerias estratégicas e sólidas. 

Seus principais aliados foram empresários, produtores e outros cantores internacionais. 

Para os líderes não é diferente, pois, eles precisam buscar parcerias com pessoas da mesma área ou até de áreas distintas. 

Assim, terão mais chances de inovar, agregando valor à sua gestão. 

Busque conhecimento e capacitação 

As lições de liderança da Anitta ainda não acabaram. 

Aqui vai mais uma! 

A artista é formada em Administração e deixa claro que o aprendizado adquirido sempre norteou sua carreira profissional.  

Depois de decidir ingressar no mercado musical internacional, ela se dedicou a aprender novos idiomas. Hoje, Anitta fala espanhol e inglês fluente. 

Do mesmo modo, os gestores e líderes corporativos devem buscar conhecimento e aprendizado para seguirem se atualizando. 

Além disso, o mercado de trabalho está sempre se transformando e estudar é uma boa tática para construir um diferencial em relação aos demais profissionais.  

Conclusão

Você acabou de ver algumas das lições de liderança da Anitta. 

Com base na experiência da artista, podemos concluir que a liderança é uma competência que pode muito bem ser desenvolvida a aprimorada. 

Contudo, um líder de sucesso também deve saber onde quer chegar, unindo esforços e estratégias para atingir seu objetivo maior e construir uma carreira brilhante. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário