Home Dicas Comportamentais Gestão de desempenho: aumente a produtividade do seu RH

Gestão de desempenho: aumente a produtividade do seu RH

por Marcelo Braga
Gestão de desempenho: aumente a produtividade do seu RH

A gestão de desempenho é uma das chaves que abrem as portas de sua empresa para o sucesso — tanto em âmbito de pessoas quanto resultados. Por meio dela, torna-se possível definir e alinhar expectativas para o trabalho.

O desempenho dos colaboradores e os resultados por eles alcançados também são mensurados com a ajuda desse tipo de gestão, permitindo a implantação de melhorias a partir dos pontos identificados como insatisfatórios.

Como gestor de RH, você deve ficar atento à gestão de desempenho, pois ela acontece de maneira cíclica e ampla, da contratação de colaboradores às tomadas de decisão de outras áreas.

Continue a leitura deste artigo e veja como a gestão de desempenho pode aumentar a produtividade de sua área.

Mapeia as competências

O mapeamento de competências é fundamental para que você consiga ter uma visão estratégica sobre a empresa. Por meio dele, torna-se possível prever a necessidade de treinar e capacitar profissionais para demandas futuras.

Quando não há uma gestão de desempenho, sua empresa pode contratar excelentes profissionais, mas que não têm certas habilidades e competências requeridas para o cumprimento de seus objetivos.

Aumenta a performance

A partir desse alinhamento entre competências, habilidades e necessidades da empresa, você consegue aumentar a performance do negócio. Os colaboradores estão mais preparados para entregar os resultados desejados.

Como consequência, essa alta performance gera admiração dentro e fora da companhia, pois colaboradores, fornecedores e até clientes notam a mudança. Desse modo, você delimita objetivos e propósitos pelos quais trabalha.

Engaja os colaboradores

Essa é uma mudança muito importante no que diz respeito ao engajamento dos colaboradores. Por meio da gestão de desempenho, sua empresa passa a conhecê-los melhor e, desse modo, consegue motivá-los.

Isso acontece a partir da identificação e reconhecimento de pontos nos quais os profissionais podem e devem se aperfeiçoar, além de valorizar outros que são considerados fortes e positivos. Obtém-se, dessa maneira, melhor aproveitamento.

Melhora o clima organizacional

Observe que a gestão de desempenho encaminha suas ações também para uma melhora visível no clima organizacional — fundamental para que as equipes trabalhem de modo colaborativo.

Profissionais reconhecidos, valorizados, treinados e desenvolvidos por qualquer organização tendem a ser mais fiéis, diminuindo taxas como rotatividade e absenteísmo. Eles também se tornam mais produtivos.

O foco passa a ser a correta realização das atividades, em vez de fofocas, especulações ou busca por novas oportunidades de trabalho. Cria-se, portanto, uma atmosfera mais produtiva e agradável para todos.

É importante não confundir esse tipo de gestão com avaliação por desempenho. A avaliação é uma etapa que traz objetividade para a gestão.

Para sua gestão de RH, a avaliação de desempenho serve para sistematizar, comparar e expor dados que podem ser utilizados nas tomadas de decisão. Sendo assim, é fundamental que ela seja realizada periodicamente.

Por meio de uma eficiente gestão de desempenho, você tem a ferramenta necessária para aumentar a produtividade do seu RH e dar continuidade às ações que viabilizem a conquista de metas e objetivos.

E para aumentar a produtividade na sua empresa, confira neste outro artigo 5 dicas imperdíveis.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário