Home Dicas Empresarial Quais as diferenças entre competências e habilidades? Confira!

Quais as diferenças entre competências e habilidades? Confira!

por Marcelo Braga
Quais as diferenças entre competências e habilidades? Confira!

Depois de um longo processo de recrutamento, Mariana parecia ter encontrado os candidatos perfeitos para uma nova vaga no departamento financeiro. A analista de RH tinha feito um belo trabalho ao identificar as atividades do novo profissional, divulgar a vaga, selecionar currículos e entrevistar os candidatos. Porém, após a conversa com o gestor da área, todos foram reprovados — pois, apesar de hábeis, não tinham competência para a vaga. Afinal, qual a diferença entre competências e habilidades?

Era essa a pergunta que Mariana não conseguia responder, afinal, todos os candidatos apresentavam formação na área e já haviam passado por grandes empresas. O que poderia ter causado a reprovação dos possíveis analistas de finanças?

A diferença conceitual é, de fato, sútil, porém pode ser facilmente percebida na prática. Se assim como Mariana, você precisa compreender as nuances entre competências e habilidades, prossiga a leitura.

O que são competências e habilidades?

Para ajudar a Mariana, comecemos pela definição básica de habilidade. Essa característica diz da eficiência do indivíduo ao realizar uma tarefa. No caso dos candidatos ao cargo de analista financeiro, uma habilidade poderia ser o domínio do Excel, a capacidade de realizar os cálculos tributários ou o poder de negociação em grandes compras.

Em resumo, é a maestria para executar uma atividade específica.

Por outro lado, o candidato precisava ter, além da habilidade para editar planilhas no excel, o conhecimento para identificar o tipo ideal de planilha e os dados necessários para obter a informação demandada pela empresa e a atitude para buscar esses dados com outros profissionais e departamentos da empresa.

Por esse motivo, costuma-se definir a competência com o mnemônico CHA — Conhecimento, Habilidade e Atitude. Além da maestria, o colaborador precisa da teoria para usar o recurso com inteligência e do perfil comportamental para agir em busca da solução e acionar pessoas e recursos para atingir seus objetivos.

Como identificar e desenvolver as habilidades e competências de um colaborador?

Compreender essas duas características dos candidatos e colaboradores é fundamental para selecionar os melhores e evoluir os quadros de profissionais da sua empresa.

As primeiras podem ser facilmente identificadas no currículo dos candidatos que mencionam diretamente o domínio de determinado software, a experiência com a legislação da área ou com uma técnica e maquinário específico. Caso falte um ou mais dos requisitos da job description no candidato, o RH e o gestor da área podem oferecer treinamentos, nomear um profissional mais experiente para treiná-lo, produzir um manual, procedimento ou tutorial da tarefa.

Já as competências, por serem mais amplas, são mais difíceis de identificar e trabalhar. Mas, com as perguntas certas, é possível observá-las no portfólio do candidato e na seleção, quando é possível observar como ele é capaz de aliar habilidades diferentes, oferecendo uma solução mais completa e efetiva para um problema.

A Tesla, por exemplo, faz com que os candidatos a uma vaga na montadora de carros passem, em um dia, por todos os departamentos da empresa e apresentem soluções para problemas reais.

Para desenvolver esse campo, o mais recomendado é fortalecer a visão holística do profissional sobre a empresa, o mercado em que atua e as consequências do seu trabalho. Esse tipo de visão o obriga a desenvolver novas competências e focar no objetivo final — e não na tarefa que está executando. Programas de job rotation e o estímulo aos cursos de pós-graduação podem ser boas estratégias para desenvolver essa visão.

Em resumo, uma habilidade é a maestria para executar uma tarefa, podendo ser desenvolvida em treinamentos e com a leitura dos manuais da empresa. Já a competência é a capacidade de aliar habilidades diversas, conhecimentos e agir para solucionar um problema complexo. Para desenvolver um profissional competente, é preciso fortalecer sua visão estratégica e global sobre as questões da empresa e do departamento.

Conseguiu compreender as diferenças entre as competências e habilidades? Para conhecer mais conceitos, estratégias e tecnologias para otimizar o RH da sua empresa, curta nossa página da reachr Facebook e leia os artigos mais completos sobre Recursos Humanos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário