Home Dicas Comportamentais Como a avaliação comportamental pode contribuir para o sucesso do RH?

Como a avaliação comportamental pode contribuir para o sucesso do RH?

por Marcelo Braga
Como a avaliação comportamental pode contribuir para o sucesso do RH?

Recursos humanos é uma das mais importantes áreas para assegurar o bom desempenho de uma empresa, independentemente de seu porte. Por isso alguns o conhecem como “o coração do negócio”. Felizmente, hoje em dia, há várias ferramentas digitais e metodologias bem amadurecidas que facilitam o trabalho de conhecer melhor as pessoas que trabalham na empresa. A avaliação comportamental é um ótimo exemplo disso.

Como o nome já deixa a entender, essa avaliação observa os padrões de comportamento de um indivíduo, geralmente com o objetivo de entender melhor seu perfil profissional e destacar quais são suas principais qualidades, defeitos, pontos fortes e fracos.

Para coletar esses dados, geralmente são usados questionários e estatísticas respondidas pelo próprio indivíduo. A partir disso, são apontados alguns padrões de comportamento esperados.

Quer entender melhor a importância de avaliar comportamentos dentro do setor de RH? Então acompanhe e descubra tudo que precisa saber.

Vantagens da avaliação comportamental para o RH

Na correria do dia a dia, avaliações comportamentais muito extensas e em papel desanimam a área de recursos humanos a aplicá-las e avaliá-las, especialmente se outras tarefas já tomam a maior parte do seu dia a dia. Porém, há muitos benefícios que essas ferramentas digitais podem proporcionar ao trabalho da área de Recursos Humanos. Veja aqui alguns exemplos.

Mais eficiência nas contratações

O processo de contratação é vital para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas é também um dos mais difíceis. Dependendo do tipo de vaga a ser preenchida, pode ser necessário um colaborador com bastante qualificação e um perfil bem específico de trabalho. Se a seleção for incorreta, refazer o processo sai bem caro.

Ter um perfil comportamental dos candidatos, mesmo que preliminar, já ajudará a filtrar aqueles cujo perfil não se encaixa na empresa. Mesmo que pareça apenas um detalhe, isso fará uma grande diferença no tempo necessário para fazer a contratação correta.

Redução da rotatividade

A rotatividade de colaboradores — ou “turnover”, como também é chamada — se refere à frequência com a qual seus colaboradores são substituídos. Algumas áreas mais voláteis tendem a ter pessoas entrando e saindo das mesmas vagas com frequência, mas isso significa que há bastante custo para o processo de contratação e de desligamento de profissionais.

Em muitos casos, o que causa essa rotatividade é justamente a falta de compatibilidade entre candidato e vaga. Se você investir um pouco mais no processo seletivo e escolher os profissionais que melhor se encaixam em cada vaga, terá menos preocupação com excesso de rotatividade, o que também facilitará o engajamento.

Retenção de talentos

Além de ajudar na integração do candidato à sua vaga, o trabalho de avaliação comportamental é uma ótima maneira de identificar e reter profissionais de alto desempenho. Afinal, os próprios testes aplicados podem ajudar a destacar alguns de seus pontos fortes e como eles podem contribuir com o desempenho da empresa.

Conseguir encontrar os profissionais com maior potencial dentro da empresa é uma tarefa bem difícil por si só, o que aumenta a importância dessa ferramenta. E com um perfil bem definido, você saberá melhor como lidar com esse indivíduo para que ele se mantenha no negócio.

4 dicas para aplicar a avaliação comportamental em sua empresa

Agora que você entende melhor a importância dessa avaliação, ainda resta saber como executá-la corretamente e de forma consistente. Para ajudar, separamos aqui 4 dicas simples que você pode seguir. Acompanhe.

Tenha um perfil comportamental desejado

Estabelecer uma meta é a primeira lição de qualquer trabalho de gestão, seja em finanças, jurídico ou em recursos humanos. Sem um objetivo, não só será mais difícil tomar decisões como você não poderá afirmar quando atingiu o resultado desejado. Isso vale também para a avaliação comportamental dos seus colaboradores e candidatos.

Com um perfil profissional preestabelecido, você pode identificar rapidamente quais candidatos melhor se encaixam na vaga em questão e no seu negócio de forma geral. Além disso, ter o perfil ideal para a função realizada é sempre um fator positivo para a produtividade da equipe.

Escolha as ferramentas de avaliação mais adequadas

Há várias formas de analisar o comportamento dos candidatos. Muitos testes já foram desenvolvidos e podem ser aplicados em seus processos seletivos e avaliações regulares de equipe. Vale a pena investir nessas ferramentas antes de começar a fazer suas avaliações, pois elas têm resultados já comprovados.

Não caia na armadilha de usar testes aleatórios encontrados online ou em livros antigos. É bem provável que as conclusões sejam incorretas, superficiais ou que o material esteja obsoleto. Confirme a procedência da avaliação ou conte com o apoio de especialistas antes de aplicar os testes em larga escala.

Não considere o primeiro teste como conclusivo

Apesar de todo o seu amadurecimento, nenhum método de avaliação comportamental se propõe a ser definitivo. É impossível avaliar toda a capacidade profissional de alguém em um teste de 1 hora. Além disso, todo indivíduo cresce e muda à medida que passa por novas experiências, o que certamente altera seus resultados.

Lembre-se de tomar os resultados dos testes apenas como uma orientação, não como uma conclusão definitiva. Compare os dados com outros fatores, como nível de qualificação e atitudes do dia a dia, para ter uma noção mais clara do perfil profissional de cada indivíduo. Nunca se sabe o que pode afetar o desempenho de alguém em nenhum teste.

Use a tecnologia para auxiliar nesse processo

Por fim, mas não menos importante, vale sempre lembrar como as ferramentas tecnológicas podem melhorar o resultado de todas as suas avaliações, especialmente na parte estatística. Se você quer otimizar o trabalho de avaliação no setor de RH, vale a pena investir em softwares que tornem o processo de captação mais simples e eficaz.

Um bom exemplo disso é a plataforma DOM, uma ferramenta de avaliação de comportamento que pode ser aplicada em qualquer negócio. Por meio dela, é possível aplicar testes e avaliar as escolhas de colaboradores e candidatos, atribuir valores estatísticos a determinadas características e verificar se esses números correspondem àqueles esperados para determinado cargo.

Com essas informações, você já está um pouco mais preparado para aplicar a avaliação comportamental em seu trabalho de RH. Se você continuar se atualizando em relação ao tema, poderá manter um bom desempenho sem dificuldades.

E se você quer mais ajuda para colocar esses testes em prática, entre em contato com a Reachr e conheça um pouco mais sobre a plataforma DOM agora mesmo.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário