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Inbound Recruiting: a caminho do match automático

por Marcelo Braga
Inbound Recruiting: a caminho do match automático

Imagine uma realidade onde nem as organizações precisem empregar enormes esforços para encontrar o candidato ideal e nem os profissionais necessitem pleitear vagas que não correspondem ao seu perfil. Esse avanço já é possível, mas será muito mais real nos próximos anos, tudo graças ao Inbound Recruiting.

A promessa é gerar uma conexão espontânea entre empresas e profissionais para o preenchimento das vagas disponíveis, a partir da atração de talentos continuada e da gestão estratégica de dados.

O conceito teve origem no Inbound Marketing que trabalha a atração do cliente por meio da produção de conteúdos diversos como ebooks, vídeos, lives, e-mail marketing, dentre outros, tanto para “educá-lo” sobre um determinado produto ou serviço, quanto para compreender mais sobre o seu perfil, suas necessidades e aspirações. Nesta lógica o cliente é acompanhado em sua “jornada” de compra de maneira gradual.

Da mesma forma o Inbound Recruiting empenha-se em conhecer seus prováveis colaboradores, capturar a sua atenção a partir de conteúdos voltados para o seu perfil e identificar até mesmo qual seria a vaga ideal para determinado profissional, após “encantá-lo” para que deseje fazer parte da empresa. Ele permite às organizações contarem com um banco de dados repleto de pessoas alinhadas com o seu propósito e aptas para exercerem as funções para as quais se destinam.

Estratégia a favor do tempo

O Inbound Recruiting visa construir uma relação de confiança entre empresa e seus aspirantes a colaboradores. Trata-se de um processo a médio e longo prazos, cujos efeitos serão mais perenes e, por isso, ele aponta para uma substancial economia de tempo e de recursos financeiros, além da maior assertividade do recrutamento e seleção.

Como implementar o Inbound Recruiting na sua empresa

Como todo processo eficiente, o Inbound Recruiting exige planejamento. O primeiro passo é traçar o público-alvo, no caso, definir os perfis profissionais que mais interessam à organização. Feito isso, inicia-se um processo de conversão de admiradores em colaboradores, a partir de alguns passos fundamentais:

Atração

O que sua empresa tem a dizer a possíveis candidatos? Quais informações e conhecimentos ela possui para compartilhar? Quais dessas informações serão úteis e atrativas para profissionais cujo perfil interessaria à sua organização?

Comece respondendo a essas perguntas e reúna seu time atual de profissionais para apoiar na produção de um conteúdo que faça a diferença no seu mercado de atuação.

Depois de iniciar esse processo você receberá uma série de visitantes, muitos deles se transformarão em leads, ou seja, em possíveis candidatos, e alguns, serão os leads qualificados, os profissionais com o potencial para fazerem parte da sua empresa.

Engajamento

Para converter visitantes em leads será preciso interagir. Nessa fase é o momento de mostrar as vantagens em se fazer parte da sua organização, seu propósito, benefícios, contribuição social, clima organizacional, dentre outros aspectos que conquistem o seu interlocutor. Números, pesquisas, depoimentos de colaboradores e títulos podem ser utilizados para reforçar a imagem da marca empregadora. Ainda não é necessário oferecer suas vagas.

Contratação – Match

Com todo o trabalho de relacionamento bem realizado e diante de um banco de currículos qualificado ficará mais fácil visualizar quem poderá ocupar a próxima vaga da sua empresa.

Fidelização

A etapa da fidelização é crucial para retroalimentar todo o processo de Inbound Recruiting. Nela o público deve ser segmentado e receber conteúdos ainda mais alinhados com seus interesses. Ainda que o profissional tenha sido reprovado em algum processo seletivo da empresa ou que jamais tenha participado de algum, continue enviando a ele comunicações específicas. Não abandone seus leads! Aprofundar a relação com o candidato irá gerar o desejo de pertencimento.

É preciso estar de mãos dadas com a tecnologia

Para implementar o Inbound Recruiting é preciso contar com ferramentas e softwares capazes de administrar o envio de conteúdos e a qualificação dos leads, assim como ocorre no marketing. É preciso indexação e um bom posicionamento nos sites de buscas. Como já dizemos, o processo é a médio e longo prazos, afinal, leva tempo para que os conteúdos produzidos pela empresa se tornem notórios.

Medir é fundamental

O monitoramento constante é uma das premissas de sucesso do Inbound Recruiting. É fundamental acompanhar os números de leads gerados, o tempo de permanência dos visitantes na sua página de carreira; calcular o retorno sobre o investimento e a taxa de conversão de visitantes em candidatos reais, dentre outros aspectos.

Encante sempre

Quando falamos de Inbound Marketing o objetivo é sempre encantar seja os visitantes ou os clientes de fato. Afinal, empresas de sucesso envolvem e encantam clientes e prospects de forma continuada fazendo deles multiplicadores da sua marca.

No caso do Inbound Recruiting não é diferente, profissionais que admiram as empresas podem indicar futuros colaboradores qualificados e adequados ao perfil da instituição. Além das vantagens em otimizar e potencializar seus processos de recrutamento e seleção por meio desse “funil de candidatos”, o Inbound Recruiting também promove um legado de qualidade nas empresas que o utilizam abrindo as portas para um futuro de mais matchs perfeitos e automáticos.

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