Home Dicas Empresarial Esclarecemos 4 principais dúvidas sobre o funil de recrutamento

Esclarecemos 4 principais dúvidas sobre o funil de recrutamento

por Marcelo Braga
Esclarecemos 4 principais dúvidas sobre o funil de recrutamento

O processo de recrutamento e seleção é a principal fonte de talentos para a empresa. Porém, também é um trabalho complexo. É necessário encontrar os candidatos com maior potencial, aqueles que melhor se encaixam nas necessidades do seu negócio e que têm interesse na sua empresa. Realizar esse processo de forma eficiente, otimizando seu funil de recrutamento, é a chave aqui.

Se você trabalha com recrutamento de pessoas, esse conceito será vital para melhorar o desempenho do seu trabalho. E para ajudar, vamos explicar o que ele significa e tirar as principais dúvidas que você deve ter a respeito. Acompanhe.

1. O que é e como funciona o funil de recrutamento?

De forma simples, o funil representa o trajeto dos candidatos desde o primeiro contato com a vaga até se tornarem parte da equipe. Por exemplo, ele pode estabelecer desde o reconhecimento do negócio por meio de um anúncio, passando pelas dinâmicas de grupos, entrevista individual e, por fim, integração na empresa.

Ele é bem similar ao funil de vendas, que é outro conceito bem comum em negócios. A ideia é que, em cada estágio, apenas uma fração dos candidatos avança para o seguinte. Daí vem o nome de “funil”. A ideia é usar esse modelo como guia para planejar o processo de seleção e garantir a contratação do melhor candidato.

2. Que vantagens ele apresenta?

Como já mencionamos, uso do funil facilita bastante a visualização do processo de recrutamento. Além de esclarecer quais são os estágios em si, ele também é usado para indicar quantos candidatos devem passar em cada etapa e quantos deles devem ser contratados no final. Isso facilita o planejamento de cada etapa e da escala de recrutamento.

3. Como usá-lo de forma efetiva?

Entender a função do funil de recrutamento e saber usá-lo são coisas bem diferentes. Para ajudar com isso, listamos aqui 3 práticas.

3.1 Definir características e competências desejadas

O primeiro passo em qualquer processo seletivo é entender o candidato que você busca:

  • converse com o gestor da área em questão;
  • estabeleça as exigências da vaga;
  • liste as habilidades que você busca em um candidato ideal.

3.2 Usar métricas para acompanhar o desempenho

Número são mais confiáveis do que opiniões vagas. Se você quer acompanhar o desempenho dos seus processos, o mais importante é medir seus resultados por meio de indicadores, como custos do processo, número de candidatos, entre outros.

3.3 Criar um banco de talentos

Por fim, a cada processo, lembre-se de arquivar currículos interessantes, mesmo que eles não se encaixem na vaga em questão. Isso vai poupar bastante tempo e energia em futuras contratações.

4. Qual é o papel da tecnologia no funil de recrutamento?

Com a maior presença da tecnologia digital nas empresas, também há várias ferramentas à sua disposição para facilitar esse trabalho. Sites com bancos de currículos e plataformas digitais de recrutamento tornam tudo mais prático, permitindo contratações e entrevistas a distância com maior facilidade.

Com essas informações, você já entende melhor o funil de recrutamento e seu propósito. Mas, para conseguir se diferenciar dos concorrentes e atrair apenas os melhores candidatos, você deve continuar se atualizando.

Pensando nisso, separamos um artigo sobre o recrutamento 4.0 e como podemos ajudar nesse processo. Leia e aprenda mais agora mesmo!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário