Home Recrutamento e Seleção Saiba como utilizar estratégias digitais para encontrar candidatos à uma vaga de emprego

Saiba como utilizar estratégias digitais para encontrar candidatos à uma vaga de emprego

por Marcelo Braga
Saiba como utilizar estratégias digitais para encontrar candidatos à uma vaga de emprego

A procura por profissionais qualificados e adequados o suficiente para uma vaga de emprego pode ser considerada um desafio para várias empresas, dificultando o trabalho dos setores de Recursos Humanos.

Há uma grande procura no mercado por funcionários que melhor se encaixam dentro do perfil de uma organização, além de cumprir com todas as especificações exigidas para a vaga. Tendo em vista essa dificuldade muito presente dentro das empresas, é possível utilizar o marketing digital como uma forma de auxiliar na procura por candidatos, contando com grande eficiência na busca.

Nesse sentido, o artigo a seguir irá abordar as várias estratégias digitais que podem ser utilizadas para esta tarefa, garantindo eficiência tanto na busca quanto na filtragem de candidatos durante um processo.

A importância do marketing digital para recrutamentos

As diversas estratégias digitais existentes dentro da área do marketing geralmente estão relacionadas à divulgação de um produto e ao fortalecimento de uma marca dentro do ambiente virtual. Contudo, essas mesmas estratégias podem ser utilizadas para fortalecer o processo de recrutamento de novos funcionários para uma empresa.

É por meio delas que as companhias da atualidade vêm realizando melhores contratações e buscando sempre divulgar a missão e os valores de uma empresa como forma de atrair melhor as pessoas.

Além disso, os diversos canais digitais existentes permitem que os candidatos possam ser engajados dentro de vários lugares, desde blogs e sites próprios para vagas de emprego até redes sociais.

A seguir, serão apresentadas as principais estratégias para se recrutar eficientemente candidatos para uma vaga de emprego.

1) A seleção a distância e o recrutamento digital

Nos dias de hoje, a realização de processos seletivos a distância já é uma realidade. Isso porque, a internet vem possibilitando que tanto as empresas quanto os candidatos obtenham maior flexibilidade para realização da seleção.

Dessa maneira, uma locadora de tenda transparente para casamento, por exemplo, não precisa se preocupar com questões como grandes deslocamentos por parte dos candidatos à uma vaga de secretária e horários conturbados. Esse fato possibilita que pessoas residentes em locais longe das empresas contratantes possam se candidatar àquela vaga, ampliando o número de opções disponíveis para os setores de RH.

Todavia, é necessário ficar atento, porque, às vezes, nem sempre um recrutamento digital pode ser a melhor opção. Se um hospital veterinário do câncer, por exemplo, deseja avaliar as habilidades de um profissional de veterinária, é importante que essa avaliação seja feita presencialmente para uma análise mais adequada de como o candidato age durante o atendimento a um animal.

2) O uso das redes sociais

O surgimento e o crescimento das novas tecnologias, tais como a internet e os dispositivos móveis, vêm acompanhando a ascensão das redes sociais, ferramentas cada vez mais essenciais na atualidade.

Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e, principalmente, o LinkedIn, vem auxiliando o processo de contratação de diversas empresas. Elas permitem que um gestor use várias maneiras de divulgar uma vaga específica, ampliando o alcance das postagens de uma empresa.

Outro detalhe importante é que as redes sociais permitem que os responsáveis pelo processo de seleção e recrutamento acessem o perfil dos candidatos com o intuito de checar informações e tirar dúvidas importantes.

Além disso, plataformas mais específicas para o mercado de trabalho, como é o caso do LinkedIn, possibilitam que as empresas ofereçam propostas de empregos para um público mais direcionado. Assim, uma empresa especializada na instalação de energia solar para residência, por exemplo, consegue filtrar os candidatos a serem convocados para uma seleção de acordo com uma série de fatores, como:

  • Grau de profissionalização;
  • Quantidade de experiências anteriores na área de energia solar;
  • Graduação em elétrica;
  • Conhecimento de softwares específicos.

3) O mapeamento do comportamento dos candidatos

Outras estratégias digitais da atualidade estão pautadas no mapeamento comportamental dos candidatos, ação que consiste no reconhecimento das competências que uma pessoa possui. Esse mapeamento é feito pelas empresas para descobrir quais são as habilidades de um candidato as quais podem ser, ou não, úteis para uma vaga.

Através do mapeamento, um gestor do setor de RH pode comparar tendências comportamentais entre diferentes candidatos, escolhendo aquele que melhor atende às expectativas da empresa.

Nesse sentido, um buffet que trabalha em casamentos, por exemplo, pode mapear o comportamento dos candidatos a uma vaga utilizando técnicas, tais como testes, questionários e até mesmo entrevistas feitas de maneira totalmente online através de conferência via Skype ou outra plataforma. Com isso, essa empresa é capaz de identificar se uma determinada pessoa possui competência suficiente para gerir um buffet para 150 pessoas.

4) A utilização de um software de gestão

Outra tendência digital do setor de Recursos Humanos das empresas é a utilização de um software de gestão específico para a contratação de profissionais. Por meio dele, é possível otimizar a seleção, organizando o processo seletivo e, posteriormente, a contratação dos funcionários.

Com um software é possível realizar ações, como criar um banco de dados, onde se coloca talentos potenciais a uma vaga para que a seleção seja mais ágil. Assim, etapas como anúncio de vagas, recolhimento de currículos e triagens são puladas.

Um banco de dados nada mais é do que um agrupamento de diversos perfis profissionais, contando com as informações relativas a cada um, tais como:

  • Experiências;
  • Formação acadêmica;
  • Competências técnicas;
  • Idiomas.

Tendo esse banco de dados em mão, uma empresa que produz brindes para Sipat, por exemplo, pode utilizar filtros para escolher os profissionais desejados. Caso essa empresa esteja precisando de um trabalhador na linha de produção dos brindes, ela pode filtrar pessoas que contém uma formação e experiência na área.

Outra possibilidade oferecida por um software de gestão é o employer branding, uma expressão que pode ser traduzida em “marca empregadora”. Este termo é usado para designar a reputação que uma empresa possui diante dos seus colaboradores.

Tal reputação é extremamente importante quando uma organização está à procura de funcionários, já que é através dela que os candidatos a uma vaga verificam quais são as ações empreendidas pelas empresas contratantes para melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores.

A importância disso está no fato de que uma marca que não possui um caráter muito receptivo em relação aos trabalhadores pode ser um fator que afasta possíveis candidatos. Muitas vezes as pessoas abandonam uma oportunidade em prol de melhores condições de trabalho mesmo tendo vagas atrativas.

Um bom exemplo são indústrias que fabricam secador de ar comprimido por refrigeração, por exemplo, as quais oferecem ambientes de trabalho que estimulam uma administração colaborativa ou uma possibilidade de desenvolvimento profissional aos seus trabalhadores. Diferenciais como esses fazem com que candidatos se interessem ainda mais pelas vagas dessa empresa.

Dentre outras vantagens que o software de gestão oferece para uma empresa, têm-se:

  • O acesso fácil à currículos de candidatos;
  • Otimização do agendamento de entrevistas;
  • Melhor visualização de informações;
  • Dispensa o uso de formulários e planilhas.

Assim, utilizando um software, uma empresa de traslado para Viracopos, por exemplo, consegue otimizar e agilizar a busca e a contratação de candidatos a motoristas da sua frota de ônibus.

5) Desenvolvimento de conteúdos

Em último lugar, uma estratégia digital bastante interessante que vem sendo aderida pelas empresas é a utilização de conteúdos como uma forma de atrair candidatos mais qualificados. Dessa forma, uma empresa pode desenvolver conteúdos criativos como uma forma de captar a atenção e o interesse de profissionais de qualidade.

Um exemplo que mostra a importância dos conteúdos, na prática, é o caso do Google. Esta empresa possui uma série de artigos publicados que, basicamente, mostram os benefícios oferecidos pelo Google aos seus funcionários, estimulando o desejo de pessoas em trabalhar lá.

Tendo isso em mente, uma empresa que vende queimador forno industrial, por exemplo, pode utilizar conteúdos como posts, infográficos, e-books, eventos de contratação, vídeos, podcasts e imagens que demonstrem os benefícios dessa companhia em comparação com as outras.

Essa produção de conteúdos permite que profissionais que possuem experiência no setor industrial encontrem mais facilmente essa empresa, colaborando para a aquisição de candidatos.

Após tudo o que foi dito, a última dica que pode ser dada é: coloque o que foi demonstrado em ação!

Através das estratégias transmitidas acima, percebe-se que o marketing digital pode ser um grande aliado para as empresas contratantes da atualidade. Ter um recrutamento bem direcionado pode poupar gastos de dinheiro e de tempo, aumentando a produtividade da empresa e a formação de times de colaboradores capazes de contribuir de forma eficiente para o avanço da organização.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário