Home Dicas Empresarial Ferramentas de recrutamento e seleção: aliadas indispensáveis na era digital

Ferramentas de recrutamento e seleção: aliadas indispensáveis na era digital

por Marcelo Braga
Ferramentas de recrutamento e seleção: aliadas indispensáveis na era digital

Grande parte do sucesso de uma empresa depende de contratações certeiras. Elas evitam o turnover e seus custos, aumentam a produtividade do time e ajudam a organização a atingir seus objetivos estratégicos. Para isso, o profissional de RH pode contar com o auxílio de ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis na era digital.

Você conhece essas ferramentas? Sabe quais são as vantagens de utilizá-las no recrutamento e seleção? Então, continue a leitura! Vamos explicar como a tecnologia contribui para que o profissional de RH tenha um excelente resultado nesse processo.

Vantagens das ferramentas de recrutamento e seleção

O profissional de RH tem possibilidade de usar a Inteligência Artificial para agregar precisão ao processo de recrutamento e seleção. Esse tipo de ferramenta utiliza uma série de dados que, depois de analisados e cruzados, oferecem insights relevantes para a tomada de decisão. Conheça algumas vantagens de utilizar esses recursos!

Análise de desempenho dos profissionais

O primeiro passo para uma boa contratação é entender o perfil dos seus colaboradores atuais. Com ferramentas de recrutamento adequadas, o profissional consegue analisar o desempenho dos funcionários da empresa e identificar quais são as características comportamentais que interferem em índices de performance.

Então, o RH tem informações que permitem saber qual é o tipo de profissional ideal para uma vaga. Ele descobre quais são os fatores comportamentais e não comportamentais — como conhecimento técnico — indispensáveis para exercício da função.

Percebe como essa avaliação é importante? Ela se baseia nos dados dos funcionários atuais para criar um perfil ideal para a vaga. Dessa forma, os gestores e o RH não precisam se basear em suposições para estabelecer os requisitos para uma função. O processo se torna muito mais preciso e confiável.

Mas será que a empresa deve confiar nesse tipo de ferramenta e na correlação que ela apresenta? Existem algumas metodologias que, depois de desenvolvidas, são validadas em um processo exaustivo de testes.

Esse é o caso da DOM, uma metodologia de correlação entre comportamento e desempenho. Ela foi validada pela Universidade de São Paulo (USP) e foi utilizada por algumas empresas para desenvolver esse tipo de ferramenta. Portanto, trata-se de uma opção de efetividade comprovada por uma instituição de seriedade inquestionável.

Captação e seleção eficiente de candidatos

Porém, onde encontrar esse candidato ideal? Não existe uma única resposta, já que pessoas com diferentes perfis geralmente consomem informação e se comunicam por meio de canais distintos. Com as ferramentas adequadas, também é possível selecionar os melhores métodos para anunciar a sua vaga.

Existem plataformas de recrutamento que facilitam a captação de candidatos. Elas atuam de forma integrada e usam diversos job boards para essa etapa de prospecção. Redes sociais, sites de emprego, pessoas cadastradas na página de carreira da própria empresa — todas as opções possíveis entram no radar desse tipo de ferramenta.

Além disso, essas ferramentas fazem uma seleção prévia dos candidatos. Elas usam a inteligência artificial para comparar os requisitos estabelecidos para as oportunidades disponíveis com a qualificação dos profissionais. Assim, o RH só recebe informações sobre os indivíduos que possuem requisitos mínimos para preencherem a vaga.

Como você pode imaginar, todo esse trabalho poupa a equipe do RH nas etapas burocráticas da seleção. Enquanto a máquina faz o processo de eliminação inicial, o time se prepara para a parte estratégica desse processo.

Mapeamento do comportamento dos candidatos

Uma das maiores dificuldades do RH é mapear o comportamento dos candidatos. Como se sabe, embora o conhecimento técnico seja importante, ele não é suficiente para garantir o sucesso de um colaborador na empresa. O perfil comportamental é de extrema importância, bem como a compatibilidade entre os valores da organização e os do profissional — o chamado fit cultural.

Com as ferramentas de análise, o profissional de RH tem a possibilidade de realizar alguns testes para avaliar a personalidade dos candidatos. As opções variam. Existe o DISC, que é bastante conhecido pelo mercado. Outras organizações utilizam o teste de perfil comportamental que correlaciona as atitudes da pessoa a animais como a águia, gato, tubarão ou lobo. Outras opções podem ser realizadas pelo recrutador.

Quer esses testes sejam feitos online ou presencialmente, os softwares de recrutamento e seleção permitem o registro dos resultados. O DOM está totalmente integrado dentro da reachr, permitindo que os aspectos comportamentais sejam utilizados como filtros. Dessa forma, o recrutador consegue comparar o perfil de diferentes candidatos entre si e também com o ideal definido para a vaga. Isso facilita a escolha de uma pessoa compatível com a função.

Integração das informações sobre os candidatos

Em algumas empresas, as entrevistas são feitas por um único profissional. Às vezes, quem exerce essa função é o responsável pela área de Recursos Humanos ou alguém de sua equipe. Porém, também existem organizações em que essa etapa da seleção é feita pelo gestor.

Porém, essa não é a realidade de muitas empresas. O processo pode ser dividido entre várias pessoas que têm contato com os candidatos em etapas diferentes da seleção. Nesse caso, existe uma dificuldade para integrar as informações obtidas e fazer uma avaliação mais completa.

Com as ferramentas de recrutamento e seleção, as informações são registradas no sistema pelos responsáveis por cada etapa. Assim, elas são integradas para que, no momento da decisão, a equipe que escolhe o candidato tenha uma visão completa a seu respeito. A DOM por exemplo, esta totalmente integrada com a plataforma reachr, permitindo que os resultados sejam utilizados automaticamente na seleção.

Filtragem dos candidatos com perfil adequado

Depois de avaliarem o candidato por meio de provas, testes, entrevistas, vídeos e roteiro de perguntas, ferramentas de seleção realmente inteligente ainda ajudam a escolher a melhor opção. Elas utilizam inteligência artificial e machine learning e, por meio de um algoritmo, identificam qual é o candidato mais adequado para a vaga.

A indicação é feita pela comparação entre os requisitos técnicos e comportamentais definidos anteriormente com o desempenho de cada um dos candidatos nos testes. Assim, o recrutador recebe uma lista com um ranking que mostra qual é o profissional mais compatível com os critérios estabelecidos e posiciona os outros em ordem decrescente.

Portanto, com todas essas funcionalidades, as ferramentas de recrutamento e seleção tornam esse processo muito mais efetivo. Elas também implicam diminuição acentuada de custos, padronização dos procedimentos e redução de etapas. O resultado é uma facilidade maior para atrair talentos e selecionar o profissional mais adequado para exercer a função e contribuir para a produtividade e lucratividade do negócio.

Ficou interessado? Gostaria de conhecer melhor as soluções oferecidas pela metodologia DOM e saber como elas podem impactar positivamente seu processo de recrutamento e seleção? Converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas. Aguardamos seu contato!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário