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Entenda os aspectos que podem atrasar o processo de contratação

por Marcelo Braga
Entenda os aspectos que podem atrasar o processo de contratação

O processo de contratação é uma atividade fundamental do RH, responsável por nutrir a equipe com colaboradores capacitados e habilitados para executarem as tarefas. São vários procedimentos necessários para fazer uma boa avaliação dos candidatos e conseguir somar à equipe os maiores talentos.

Porém, dentro desse conjunto de atividades, é comum acontecerem diversas questões que acabam tornando todo o procedimento mais lento. Mas com o conhecimento adequado e sabendo quais são esses problemas, é possível contornar esses empecilhos e evitar o atraso na seleção.

Quer saber quais são os aspectos que podem atrasar o processo de contratação? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema. Boa leitura!

Qual a importância de evitar atrasos no processo de contratação?

Os atrasos no processo seletivo trazem uma série de efeitos negativos para o negócio. O fato de a organização ter postos de trabalho desocupados desencadeia em perda de produtividade e na sobrecarga de outros profissionais. Isso significa que uma série de atividades podem deixar de ser realizadas, o que afeta a equipe e, também, os clientes, afinal, serviços deixarão de ser prestados.

Outra questão importante é que a lentidão no processo de admissão leva a organização a perder os melhores candidatos para outras corporações. Isso significa não aproveitar toda a potencialidade e a capacidade do profissional e ver as concorrentes contando com o talento desse colaborador.

Além disso, uma contratação lenta não é sinônimo de qualidade. Na verdade, isso indica mais a falta de eficiência operacional. É importante lembrar também que a reputação da empresa fica prejudicada, tanto diante dos candidatos, que demoram a ter uma resposta, quanto diante das concorrentes. Um último elemento para destacar é a perda de motivação para os gestores de RH e para os participantes do R&S (recrutamento e seleção).

Quais são as fases do processo de contratação de uma empresa?

O processo de contratação é composto por diferentes etapas e em cada uma delas, diversos fatores podem influenciar na lentificação das atividades. Veja mais a seguir!

Primeira fase: atração de talentos

Nesse momento, os gestores de RH vão empreender esforços para comunicar a abertura da vaga para ao máximo possível de potenciais candidatos. Essa atividade pode ser realizada por meio de variados canais, como redes sociais, sites de vagas, cartazes, indicação interna e empresas de HR tech.

Se a organização opta por tecnologias pouco inovadoras, a tendência é que o processo seja mais lento. O volume de verba para o recrutamento com que um empreendimento conta também pode ser determinante na amplitude de canais que ele pode acessar, o que influi diretamente sobre a velocidade dos procedimentos.

A estrutura interna de RH é um fator importante que gera efeitos sobre a velocidade da primeira fase. Afinal, a disponibilidade de mais profissionais para se dedicar aos anúncios de vagas permite transmitir mensagens mais bem estruturadas e numerosas, em veículos promissores. Poucas pessoas para empreender essas tarefas podem obter uma produtividade mais baixa, tornando a fase um pouco mais lenta.

Ter o apoio de uma consultoria é importante também para a tomada de decisões estratégicas. Além disso, se a empresa não tiver uma boa imagem como empregadora, ela vai demorar mais tempo para conseguir um número suficiente de candidatos para participarem do processo seletivo.

Segunda fase: seleção

A seleção envolve a realização de entrevistas, testes e aplicação de procedimentos para avaliar habilidades. A companhia pode utilizar, tecnologias variadas para otimizar o processo, como entrevistas via vídeo, testes digitais e softwares para recrutamento e seleção.

Esse momento do R&S também depende muito de como foi estruturada a primeira etapa. A lentidão no início certamente gera problemas para as fases subsequentes. Além disso, a corporação pode ter um número muito elevado de candidatos e ter como ferramentas de análise apenas os recursos manuais. Ou ela pode ser tão rigorosa na triagem que pode ficar sem participantes, mesmo com um alto volume de currículos recebidos.

Na fase da seleção, uma série de obstáculos podem surgir e tornar a etapa mais lenta. Basta pensar que muitas empresas contam com poucos recursos tecnológicos e ainda realizam a triagem manual de currículos.

Além disso, a marcação de entrevistas traz dificuldades de agenda, uma vez que muitos candidatos podem estar trabalhando e, assim, possuem uma disponibilidade de horários bem menor. Dependendo do número de profissionais que a organização entrevista, ela pode ter uma série de entraves nesse momento.

Outras definições que são importantes são os tipos de avaliações necessários para conhecer as competências dos profissionais. Testes e provas são fundamentais, mas devem ser aplicados de acordo com a necessidade, ou seja, sem excesso. Isso porque a cada avaliação dada, há também um tempo considerável utilizado para a correção.

Terceira fase: gestão do processo

A gestão do processo acontece durante todo o recrutamento e seleção. Nela, os gestores de RH fazem as definições estratégicas das etapas anteriores e avaliam em que áreas deve injetar mais recursos pessoais e financeiros e as partes do processo em que ela pode afrouxar a dedicação de esforços. Essa gestão pode ser realizada por feeling, Excel, Trello ou plataformas de HR tech.

É nesse momento que a equipe de RH vai poder observar as carências e potencialidades da seleção. Um problema recorrente que atrasa as atividades é o grande prazo que os candidatos ficam com os gestores. Muitas vezes os chefes não priorizam o R&S diante de outros compromissos e há uma grande demora para que as entrevistas com os finalistas sejam realizadas.

Muitos podem pensar que a gestão do processo é desnecessária, mas ela é a principal responsável por melhorias. Um R&S de qualidade envolve uma atitude por parte dos gestores de observação de todo o conjunto de ações, para a promoção de melhorias no quadro geral. Assim, a empresa consegue se aprimorar continuamente e gradativamente promover seleções mais assertivas e velozes.

Quais são os prejuízos de um processo de contratação lento?

Ter um processo de contratação lento pode trazer diversos prejuízos para a companhia, como perda de capital, desmotivação e impacta o employer branding da empresa. Nesse sentido, a aplicação prática das informações que trouxemos neste post contribuirão para que você qualifique os seus processos, evitando os principais elementos que desencadeiam em atrasos nas admissões.

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