Home RH 3 coisas que descobrimos sobre o RH das pequenas e médias empresas:

3 coisas que descobrimos sobre o RH das pequenas e médias empresas:

por Marcelo Braga
foto ilustrativa sobre a representação da realidade dentro das pequenas e médias empresas

A primeira edição da pesquisa “Como as pequenas e médias empresas recrutam”, está oficialmente no ar!

Este é um projeto realizado pela Reachr para entender os desafios, dores e oportunidades das PME quando o assunto é o setor de RH.

Muito pode ser tirado a partir dos dados obtidos ao longo desta pesquisa. Nesse artigo separamos 3 descobertas interessantes sobre o cenário do recrutamento e seleção nas pequenas e médias empresas!

Quais descobertas foram feitas a partir da pesquisa?

A pesquisa, voltada para as PME, foi realizada com mais de 400 empresas de todo o país durante o primeiro semestre de 2023.

Seu objetivo é capturar o impacto causado pelo setor de recursos humanos nas pequenas e médias empresas, um setor chave da economia nacional e responsável por 99% das empresas em atividade no Brasil, segundo o SEBRAE.

Abaixo, mostramos 3 as descobertas que obtivemos com a pesquisa:

Descoberta #1: As PME não sabem quanto gastam com recrutamento

Uma das principais descobertas da pesquisa é também uma das mais preocupantes: 46% das entrevistadas não souberam informar quais eram seus custos com recrutamento, como demostrado no gráfico abaixo. O que certamente é um grande problema, dado que manter um bom R&S pode ser custoso, bem mais do que poderia ser.

Gráfico pizza mostrando o custo médio por posição contratada das pequenas e médias empresas.
Gráfico n° 3: custo médio das contratações das pequenas e médias empresas.
Fonte: Pesquisa “Como as pequenas e médias empresas contratam”

Isso ocorre por conta dos gastos com turnover, aquela troca de colaboradores: muitas empresas perdem uma fatia relevante dos seus orçamentos contratando, treinando e repondo talentos. 

É um gasto “silencioso”, pois não envolve grandes quantias saindo diretamente do bolso. Quando, porém, se coloca na “ponta do lápis” os gastos com treinamento, processo de recrutamento, admissão e depois rescisão e perda de produtividade enquanto espera a vaga ser novamente preenchida, os grandes gastos se revelam.

E se a empresa não consegue saber quanto custa todas essas etapas, também não saberá identificar oportunidades para reduzir os gastos com recrutamento sem deixar de realizar as contratações necessárias para o negócio se desenvolver corretamente.

Descoberta #2: As indicações ainda predominam nas pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas utilizam majoritariamente das indicações para realizarem suas contratações, resposta dada por 35% das entrevistadas, como demostrado no gráfico abaixo. Este dado ajuda a desenhar um padrão encontrado pela pesquisa de como muitas PMEs contratam: na base da confiança, com pouca procura por candidatos, poucos critérios de seleção entre eles e o mais rápido possível.

Gráfico em formato de barra mostrando por qual canal as pequenas e médias empresas buscam candidatos
Gráfico n°2: Por onde as pequenas e médias empresas contratam?

Por si só, a indicação está longe de ser um problema: se pegarmos como exemplo técnicas como o programa de referências, é possível encontrar talentos e boas soluções a partir das indicações. 

O problema, porém, é quando esse se torna o único método utilizado para contratações, ou a empresa deixa de procurar em outros canais e avaliar outros talentos em detrimento do profissional obtido via indicação. 

Pois isso significa que a empresa está procurando candidatos sem um grande alcance, tendo opções de escolha limitada e correndo maior risco do talento escolhido não estar alinhado com os valores e cultura organizacional do negócio, aumentando a chance de turnover no médio/longo prazo.

Assim, se faz necessário reforçar a importância de lidar com os candidatos que chegam por esse canal. Afinal, sabemos bem que nem sempre o currículo recebido significa o talento ideal. Ou seja: conduza um bom processo de seleção, independente da forma como o currículo/nome do profissional chegou e progressos na assertividade das suas contratações ocorrerão!

Descoberta #3: As pequenas e médias empresas sentem dificuldades para encontrar bons candidatos

Esta é uma dor universal às empresas quando se trata de recrutamento: encontrar talentos de qualidade, como demostrado no gráfico abaixo. Logo, não chega a ser a mais surpreendente das descobertas desta primeira edição da pesquisa, apenas reforça o quão difícil pode ser encontrar bons talentos para o negócio.

Gráfico em formato de barra mostrando as principais dificuldades encontradas pelas pequenas e médias empresas para recrutarem.
Gráfico n°3: principais dificuldades para as pequenas e médias empresas em relação ao recrutamento.
Fonte: Pesquisa “Como as pequenas e médias empresas contratam”

23,07% das entrevistadas relataram essa como o principal desafio encontrado. Como dissemos, esse dado não é tão revelador por si só, dado que é um problema comum a empresas de diversos tamanhos. Observando, porém, esse número com outras respostas encontradas nessa pesquisa, torna-se possível entender o porquê das PME estarem sofrendo mais na hora de encontrar talentos adequados.

Essa é uma questão que não conta com uma resposta única ou fácil, mas que é plenamente possível de ser resolvida implementando as ações corretas desde o momento em que a vaga é pensada até a hora em que se escolhe o nome final.

A empresa está perseguindo todos os canais de divulgação? Está escrevendo um bom job description, capaz de atrair e informar os talentos da oportunidade disponível? A empresa oferece um bom programa de benefícios e outras vantagens que possam compensar um salário base reduzido, outra questão apontada pelas PME na pesquisa como fator de dificuldade na atração de talentos? A empresa está pensando na jornada desse candidato durante o processo seletivo? Há alguma ação relacionada a marca empregadora?

São muitas as variáveis que as PME podem trabalhar para alavancarem sua atratividade na hora do recrutamento. 

E as empresas estão de olho nisso.

Conclusão:

A pesquisa apontou que o panorama das PME para o futuro é de desafios com custos relacionados ao recrutamento. Até por isso, foi possível também notar tendências que apontam para mudanças rumo a um modelo moderno e tecnológico no R&S, que custa menos comparado ao modelo mais tradicional, ainda favorito pelas PME.

Isso mostra que é fundamental aproveitar os avanços digitais realizados nos últimos anos para manter o negócio atualizado e capaz de produzir na sua máxima capacidade!

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário