Home RH Como ser um bom líder na gestão de RH?

Como ser um bom líder na gestão de RH?

por Marcelo Braga
líder na gestão de RH

À medida que o perfil do líder na gestão de RH muda, novas atribuições são dadas para esse profissional. Segundo José Valério Macucci — professor do Ibmec de São Paulo e consultor de liderança empresarial — o conceito de liderança evoluiu, e hoje não basta apenas gerenciar pessoas, é preciso ir além.

A área de recursos humanos está ganhando cada vez mais relevância nas empresas e, com isso, o gestor de RH ganha projeção, de modo que seus serviços afetam as estratégias da organização. Portanto, é fundamental que o líder tenha atributos que beneficiem tanto a si mesmo como toda a equipe.

Quer saber mais sobre como ser um excelente gestor de RH? Acompanhe nosso post!

O que fazer para ser um líder na gestão de RH?

Gestão de si mesmo

Para saber liderar com maestria, o gestor precisa começar gerenciando a si mesmo, pois, se a sua vida não estiver em equilíbrio, dificilmente conseguirá lidar com as pressões do trabalho.

O ex-diretor de RH da empresa Johnson & Johnson, José Luiz Weiss, destacou a importância da gestão de si mesmo entre os líderes ao argumentar que, para o gestor trazer resultados saudáveis para a empresa, precisa haver um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal — um exercício que deve ser praticado diariamente.

Como um gestor pode manter o equilíbrio? Um artigo publicado no site Fortune.com mostrou como oito líderes de sucesso lidam com as demandas da vida profissional. Entre as dicas apresentadas, existe um consenso: tire tempo para você.

Gestão de pessoas

O consultor, professor e autor de livros voltados para área empresarial, Pedro Mandelli, diz que não é a mão de Deus que faz um líder, mas sim o estudo minucioso da arte de liderar. Sendo assim, o gestor precisa analisar como vai exercer sua liderança sobre os colaboradores, como bem definido por Pedro Mandelli, isso é uma arte.

O que alguns gestores despercebem é que o modelo antigo de gestão, em que o chefe dava ordens com extrema autoridade, e ninguém podia dar uma opinião, não se aplica mais no atual mundo corporativo. Isso porque essa forma de liderar gera desgastes no ambiente de trabalho, aumentando o estresse do gestor e da equipe.

O líder atual se envolve com seus colaboradores, ouve diferentes opiniões, canaliza as melhores ideias e motiva seus colaboradores a dar seu melhor nos projetos da empresa. Para isso, o gestor deve circular pelo ambiente de trabalho, entender o dia a dia dos integrantes de sua equipe e conduzir as diversas áreas de seu setor para um objetivo comum.

Ao falar sobre liderança, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, deu uma dica de ouro para motivar uma equipe. Ele afirmou que o líder deve elevar seus colaboradores diante de uma conquista, pois são eles que o levam ao sucesso!

Gestão de serviços

Você conhece bem os serviços realizados em seu departamento? Um gestor eficiente precisa conhecer todos os processos de sua área para alinhá-los com as estratégias da empresa. As decisões tomadas pelo gestor de recursos humanos afetam toda a instituição, portanto, o líder precisa ter uma visão global e não apenas local dos resultados dos serviços de RH.

É fato que o número de tarefas realizadas por uma equipe de RH é enorme, e o bom líder deseja cumpri-las com rapidez e eficiência. Porém, a demanda cada vez maior de exigências feitas pelas organizações aos gestores de RH faz com que pareça impossível cumprir todas as obrigações.

No entanto, a tecnologia pode ser a solução ideal para o líder de RH ganhar a reputação de gestor em excelência. Existem plataformas on-line que ajudam na gestão eficiente das tarefas do setor de recursos humanos. Dessa forma, o gestor entrega para a empresa os melhores resultados, uma vez que une seus conhecimentos à tecnologia.

Aplicando as melhores práticas de gestão, o gestor de RH será um líder de destaque em sua empresa e uma referência no mundo corporativo.

Gostou das sugestões de como ser um líder na gestão de RH? Então assine a newsletter e continue bem informado!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário