Home RH 5 formas de motivar colaboradores na sua empresa

5 formas de motivar colaboradores na sua empresa

por Marcelo Braga
motivar colaboradores, equipe motivada e engajada

Nas organizações modernas muito se fala em estratégias para motivar colaboradores, trazendo assim benefícios como maior produtividade das equipes e a diminuição da rotatividade de colaboradores.

No entanto, nem sempre líderes e gestores de RH sabem como motivar colaboradores da forma mais adequada. Pensando nessa questão, elencamos 5 formas que mostram como sua equipe pode ser instigada. Continue lendo e confira.

1 – Coloque em prática a Pirâmide de Maslow

Maslow foi um importante teórico da administração que desenvolveu a chamada Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das Necessidades de Maslow.

O teórico acreditava que as necessidades do ser humano estão predominantemente concentradas na busca pela segurança e o reconhecimento. Para atingir o ápice da realização pessoal, uma pessoa deve estar satisfeita com as cinco hierarquias das necessidades de Maslow.

A hierarquia é formada pelas seguintes necessidades: fisiológicas; de segurança; de aceitação e afeto; de reconhecimento e auto-realização. Dessa forma, cabe à empresa fazer com que todas essas necessidades sejam atingidas por seus colaboradores, que darão mais de si mesmos se estiverem auto realizados com suas funções.

2 – Crie um ambiente confortável

As pessoas tendem a produzir mais e a se sentirem mais satisfeitas e valorizadas quando estão em um ambiente limpo, digno e confortável. Portanto, você deve proporcionar um bom ambiente de trabalho a seus colaboradores.

Procure manter os equipamentos bem conservados, as salas limpas, etc. Em caso de empresas em que a produção gera sujeira, como em fábricas de móveis, por exemplo, é necessário ter uma equipe de limpeza para manter o local sempre em boas condições.

3 – Faça da comunicação, uma via de mão dupla

Aquele velho modelo de comunicação em que apenas o emissor fala e o receptor escuta, já está totalmente ultrapassado e as pessoas já não respondem bem a ele. Prova disso é o fato de os grandes meios de comunicação de massa como a TV, por exemplo, estarem perdendo cada vez mais audiência para a internet.

Na empresa também funciona dessa forma e os colaboradores precisam receber feedbacks constantes dos gestores. Isso fará com que eles se sintam valorizados e motivados a continuar contribuindo com ideias e sugestões.

4 – Crie premiações

As pessoas tendem a “se puxarem” mais quando recebem uma recompensa pelo o que está sendo feito. É por isso que uma ideia interessante seria a criação de uma premiação para quem atingir uma determinada meta.

Os prêmios podem ser em dinheiro, produtos, viagens, etc. No entanto deve-se ter o cuidado de não criar metas impossíveis de serem atingidas, pois assim sua estratégia pode ter o efeito contrário.

Se este tipo de premiação vai contra os valores da sua empresa, pense em outras formas de premiação, como por exemplo o reconhecimento de uma equipe em um happy hour por exemplo.

5 – Ofereça benefícios, além dos tradicionais

Tíquete refeição e planos de saúde são importantes, mas a maioria das empresas já oferece esses benefícios aos seus colaboradores. Uma ideia interessante é criar outros tipos de benefícios, como um pacote de benefícios flexíveis, onde o próprio colaborador escolhe aqueles que têm mais a ver com o seu estilo de vida.

Tudo pronto para motivar colaboradores na sua empresa e fazer da sua gestão do time um grande sucesso? Conte para a gente nos comentários.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário