Home Carreiras Carta de demissão: o que é, porque e como fazer

Carta de demissão: o que é, porque e como fazer

por Marcelo Braga
carta de demissão

Escrever a carta de demissão nunca é fácil. Afinal, solicitar o desligamento de uma empresa é um momento complicado, que conta com um peso emocional muito grande para os colaboradores, independentemente do motivo.  

Por isto, inúmeras dúvidas surgem de como fazer, quando fazer e para quem solicitar. Mas não se preocupe, no artigo abaixo daremos os melhores caminhos para superar com classe este momento.  

O que é a carta de demissão?  

A carta de demissão é simplesmente o documento que formaliza o interesse do colaborador em se demitir da empresa.   

A carta de demissão formaliza o pedido, mas isto não significa que só é possível pedir a demissão após ter o documento assinado. Antes disso, é necessária uma conversa com sua chefia, explicando os motivos por trás do pedido, para definição do prazo de saída e como poderá passar suas atividades para outro colega. 

Uma vez comunicada, a própria empresa deve orientar sobre a formalização do pedido. Mas falaremos de como fazer isto mais adiante neste artigo. Importante saber que a carta de demissão somente se faz necessário se é o funcionário quem solicita o desligamento.  

É importante sair da empresa pela mesma porta que entrou, ou seja, a da frente. E não queimar possíveis pontes que poderão ser úteis futuramente. Então dê toda atenção para que o desligamento seja o mais tranquilo possível.  

Como faço para pedir a minha demissão?  

Muitos podem ser os motivos para chegar ao ponto de solicitar sua demissão. Pode ter tido um reconhecimento maior de outra empresa, uma posição com desafios mais alinhados aos seus objetivos. Pode ser ainda uma remuneração melhor. Qualquer que seja o motivo é fundamental que saia em bons termos da empresa. 

Busque sair de portas abertas. Além de ser parte do profissionalismo, nunca sabemos o dia de amanhã. Você pode voltar para a empresa. Um colega de trabalho pode vir a trabalhar na mesma empresa que você no futuro. A empresa que vai trabalhar pode ter uma relação comercial com sua empresa atual. Ali você fez amigos, viveu experiências e criou vínculos, uma das coisas mais gostosas que carregamos na vida profissional.  

Portanto, segue algumas dicas: 

Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você 

Planeje a entrada na nova empresa com tempo suficiente para poder organizar toda a casa e, preferencialmente, passar suas atividades para outro colega. Avisar com antecedência para a que a empresa possa se preparar é fundamental. Assim estará mantendo um vínculo positivo com a empresa e que não precisará ser rompido por conta do pedido de demissão. 

A necessidade de organização é o exato motivo por trás do aviso prévio, geralmente duas semanas de antecedência. Entretanto, em muitos casos é possível negociar um prazo menor. Sendo possível, dedique-se ao máximo para apoiar a empresa nesta transição e coloque-se à disposição para dúvidas que venham ter no futuro.  
Uma saída repentina causa problemas para sua empresa atual e pode machucar sua reputação no mercado de trabalho. 

Fale primeiro com sua liderança  

Não converse com amigos mais próximos, pares, com ninguém da empresa antes de sentar-se com seu gestor e conversar com ele. Explique as razões da decisão. Escute-o também. E então defina com ele como será a transição. 

Uma boa conversa, alinhada com uma transição respeitosa e prazos razoáveis para que ambas as partes possam se preparar adequadamente, muitas vezes pode significar em conseguir um acordo para desligamento e conseguir mais direitos na saída.  

Seja sincero

Muitas empresas têm o ato formal da entrevista de desligamento, que é feita quando um colaborador pede demissão. O objetivo por trás dessa conversa é entender as razões do pedido e aprender com esta saída para que a empresa possa evitar que outros colaboradores também peçam demissão no futuro.  

Portanto, seja sincero na hora de informar as razões que te fizeram solicitar a demissão. Qual seja a razão que lhe fez decidir sair é importante relatar para que a empresa avalie e estude ações para reduzir o turnover e melhorar o clima organizacional para aqueles que ficam.  

Não é momento para desabafo 

É necessário separar a conversa transparente com um desabafo de tudo que não gosta na empresa. Não é o momento para soltar todos os sentimentos reprimidos de uma hora para outra. O colaborador que está se desligando também precisa estruturar o que e como falar.  

A inteligência emocional é fator chave para conseguir sair da empresa mantendo as portas abertas. Fazendo a passagem do bastão de forma correta, mostrar o que não estava alinhado com suas expectativas e porque tomou a decisão de sair, e ainda podendo encontrar uma data de saída que atenda as expectativas de ambos os lados. 

Seja o mais claro e objetivo possível, citando exemplos vivenciados para enfatizar o ponto exposto, mas é importante descrever sem deixar as emoções falarem mais alto. 

O que colocar na carta de demissão  

Tendo feito os estágios anteriores, a carta de demissão visa apenas deixar por escrito a solicitação, para que seja feita o cálculo da rescisão.  

E como fazer a carta de demissão? 

Atualmente a carta de demissão tem sido feita através de e-mail. Algumas empresas ainda exigem carta escrita de próprio punho, outras tem um modelo pronto onde o funcionário apenas completa seus dados.  

Independente do modelo, as informações que precisam constar na carta são:  

  • Nome completo;  
  • Assinatura ou de origem de e-mail pessoal; 
  • Nome da empresa e o destinatário para quem envia; 
  • Data e local; 
  • Se será cumprido aviso prévio ou não. Ou ainda se foi negociado uma dispensa parcial do aviso prévio incluindo a data que deixará a empresa.  
  • Um breve texto dizendo que solicita seu desligamento da empresa e do cargo que ocupa

Você pode gostar também de

Deixe um comentário