Home Carreiras Aprenda aqui a ser um gestor de RH reconhecido pela sua empresa

Aprenda aqui a ser um gestor de RH reconhecido pela sua empresa

por Marcelo Braga
Aprenda aqui a ser um gestor de RH reconhecido pela sua empresa

Quais características um gestor de RH deve ter para ser reconhecido pela empresa? Essa pergunta é feita por quem trabalha com recursos humanos e deseja se destacar, mas não sabe quais passos deve dar. O fato é que qualquer reconhecimento vem somente quando há um esforço de nossa parte.

Um gestor pode se destacar em seu cargo ao se preocupar com formas de aliar novas tecnologias às atividades tradicionais, além de desenvolver suas habilidades por meio de treinamentos. São essas as características que abordaremos neste artigo!

Continue a leitura e aprenda aqui a ser um gestor de RH reconhecido pela sua empresa.

Inteligência emocional

Ninguém escolhe ter sentimentos como medo ou raiva, mas há como controlá-los. A inteligência emocional é a capacidade que cada indivíduo tem de aprender a lidar com as próprias emoções, usando-as a favor de seus objetivos e propósitos.

Mais que isso, a inteligência emocional também contribui com a compreensão dos sentimentos e comportamentos das outras pessoas — algo fundamental para um bom gestor de RH.

Quem atua na gestão de pessoas precisa ser um exemplo para os demais, além de saber lidar com as pessoas de diferentes gerações. Isso possibilita uma melhoria significativa nas relações interpessoais e bem-estar do ambiente.

Destacamos também que, a partir do desenvolvimento da inteligência emocional, torna-se possível alcançar outras características benéficas — que veremos a seguir —, como resiliência e empatia.

Resiliência

A física explica a resiliência como a capacidade que um material tem de suportar grandes impactos, absorvendo toda a energia como se fosse algo maleável e voltando ao estado normal na sequência.

Para ser um gestor de RH reconhecido por sua empresa, você também pode aplicar esse conceito de resiliência. Sendo assim, é necessário ser capaz de se adaptar e até mesmo evoluir nos momentos de adversidade.

Em outras palavras, trata-se da capacidade de transformar experiências negativas em aprendizado e dar a volta por cima. Resultados ruins, pressão no trabalho e outros momentos difíceis devem ser encarados com resiliência.

Outro ponto importante é que o gestor de RH resiliente não entra em pânico diante de imprevistos, adversidades e cobranças. Ele se mantém equilibrado e enfrenta a situação de modo objetivo e focado, sem perder as estribeiras.

Empatia

A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, outra característica pode ser obtida e utilizada a favor do seu crescimento profissional: a empatia — que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

É comum criticarmos algo a partir de nossas vivências e experiências, mas raramente nos colocamos no lugar das pessoas envolvidas. Ninguém sabe o que o outro está sentindo, vivendo ou pensando.

Obviamente que nada justifica um comportamento agressivo no ambiente de trabalho, mas o gestor de RH precisa ser emocionalmente inteligente para se colocar na posição da outra pessoa e tentar entender e ajudar.

Líderes como você devem observar as atitudes dos colaboradores para evitar choque de ideias que gerem conflitos, situações desconfortáveis ou mal-estar. Quando você é empático, consegue prever esses momentos.

Persuasão

Uma vez que seu objetivo é ser reconhecido profissionalmente por sua empresa, é fundamental conhecer algumas técnicas persuasivas — táticas para obter o que deseja. Mas não estamos falando de manipulação, ok?

Apresentações visuais, por exemplo, são uma excelente ferramenta utilizada para convencer as pessoas a fazerem algo. Se você tem um projeto de mudança, pode argumentar visualmente por meio de gráficos, números e textos em uma tela.

Existem outras maneiras de usar a persuasão a seu favor:

  • ser empático e fazer os outros se sentirem bem;
  • ouvir as pessoas para ajudá-las da melhor maneira;
  • usar algumas técnicas de linguagem corporal;
  • não reclamar nem fazer exigências.

O comportamento persuasivo ajuda a criar sua imagem profissional. Os demais o enxergarão como alguém em quem se pode confiar e desejarão ajudá-lo sempre que possível.

Liderança

Se estamos falando com alguém que deseja ser um gestor de RH reconhecido por sua empresa, não podemos nos esquecer de abordar o tema liderança. É preciso fazer com que as pessoas queiram seguir suas ideias e propósitos.

O verdadeiro líder sabe ouvir, contar boas histórias, ser autêntico, transparente, trabalhar em equipe, responder tudo com clareza e objetividade, é apaixonado pelo que faz e, acima de tudo, é alguém simples.

Cada nova fase profissional exige diferentes habilidades, formas de gerenciar o tempo e métodos de trabalho. Por isso, é importante que você faça um curso de liderança para identificar seus pontos fortes e os que podem melhorar.

O processo de criação de um líder envolve o próprio gerenciamento. Se você não consegue executar suas tarefas da melhor forma possível, será mais difícil fazer isso com uma equipe diversa.

Visão estratégica

São muitas as demandas da empresa: resultados, custos, atração e retenção de talentos, otimização de processos e outros. Todas fazem parte da responsabilidade do gestor de RH, que deve saber equilibrá-las.

O líder de recursos humanos não só deve conhecer a fundo a empresa, seus produtos e serviços, colaboradores e objetivos dela, mas também o mercado — importantíssimo para se antecipar a situações futuras.

Essa capacidade tem nome: visão estratégica — um exercício de planejamento para o futuro em busca das melhores soluções. Portanto, ele tem que conhecer a fundo não só o empreendimento e a atividade que satisfaz, mas também o mercado, antecipando cenários futuros para assegurar as melhores soluções.

Organização

Para ter uma visão estratégica, o gestor de RH também deve ser organizado. Isso permite atender demandas de diferentes tipos.

Quem trabalha com recursos humanos sabe que existem muitos documentos, procedimentos, pesquisas, avaliações, processos seletivos e tarefas que estão em andamento. Sem organização, é muito fácil se perder e causar erros que podem custar muito para a companhia.

Proatividade

Por fim, a última característica, mas não menos importante, é a proatividade. Sem tomar a iniciativa, dificilmente você será reconhecido por sua empresa.

Seja o braço direito dos demais líderes e gestores e esteja pronto para dar o primeiro passo. Alcance os resultados desejados contribuindo com seu talento e capacidade de liderar pessoas.

O gestor de RH que é proativo consegue assumir novas funções, pensar em projetos inovadores e soluções que impactam positivamente nos resultados da organização.

O desenvolvimento dessas e de outras características do gestor de RH pode ser obtido por meio de cursos de especialização. Escolha o seu e alavanque sua carreira para o sucesso!

Separamos neste outro artigo 4 diferentes tipos de especialização em RH que você pode fazer. Leia e prepare-se para ser reconhecido por sua empresa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário