Home Carreiras Síndrome de Burnout: uma ameaça silenciosa

Síndrome de Burnout: uma ameaça silenciosa

por Marcelo Braga
Síndrome de Burnout: uma ameaça silenciosa

Situações de estresse expõe cada vez mais profissionais ao adoecimento em função de problemas no trabalho

Trabalho em excesso, alta cobrança, clima organizacional insatisfatório, pressão por resultados, rotina desgastante, atividades de risco, todos esses elementos podem causar desequilíbrio e levar profissionais à exaustão física e mental, causando a Síndrome de Burnout, também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional. Trata-se de um distúrbio psíquico devido a questões do trabalho que pode gerar uma depressão profunda que precisa de tratamento adequado. Essa síndrome passou a ser um assunto comum em redes sociais como o Linkedin após meses de trabalho remoto, medo de perder o emprego, pressão e outros desafios vivenciados pelos profissionais com o advento da pandemia de Covid-19.

Com as mudanças provocadas pelo vírus muitos profissionais viram suas rotinas de trabalho serem profundamente alteradas e transferidas para o ambiente doméstico, impactando na gestão do tempo. Afinal, nos lares, é natural que surjam interrupções e urgências, a todo momento, atrasando a entrega de tarefas profissionais e delongando o tempo de dedicação para o trabalho. Além disso, a própria falta de referência proporcionada pelo ambiente faz com o que trabalhador continue respondendo mensagens e recebendo demandas, mesmo fora do horário do expediente. Essa sensação de não desligar jamais levou ao adoecimento de muitas pessoas, chamando a atenção para os malefícios do desequilíbrio da vida profissional. Obviamente que a Síndrome de Burnout não está diretamente ligada à pandemia, mas foi evidenciada por ela, acendendo o radar de profissionais e organizações para os seus riscos.

A saúde precisa estar em pauta nas empresas

É claro que nem toda insatisfação, receio ou estresse vão se converter em uma patologia, mas também é papel das empresas estarem atentas quanto a prevenção do adoecimento de seus colaboradores, ofertando ambientes saudáveis, quando são presenciais e traçando estratégias para que o mesmo ocorra em situações remotas. O clima organizacional, a coerência na gestão das informações fornecidas, a ética e a diversidade, também são temas importantes para que os profissionais tenham espaço para se expressarem e segurança para se posicionarem quando algo não vai bem.

A responsabilidade é de todos

O RH pode assumir uma posição de destaque na promoção de um ambiente saudável, entretanto, é preciso que essa ideia faça parte da cultura organizacional e que todos se envolvam, desde os principais níveis gerenciais até os mais operacionais para que seja uma construção coerente e verdadeira.

Como se manifesta a Síndrome de Burnout?

A doença não é facilmente diagnosticada porque pode ser confundida com uma depressão convencional, ou com outros distúrbios. Por isso, é preciso contar com o trabalho atento de médicos e psicólogos. Seus sintomas podem ser tanto físicos quanto psíquicos ou podem associar esses dois elementos. É comum que a pessoa tenha cansaço mental e físico excessivo, insônia, dificuldade de concentração, perda de apetite, irritabilidade, agressividade, lapsos de memória, fortes dores na cabeça ou no corpo, isolamento social, tristeza profunda, sentimento de negatividade, fracasso, insegurança e apatia.

Como tratar?

Acompanhamento com psiquiatras e psicólogos, introdução de medicamentos e terapias são os principais tratamentos, contudo é preciso também que o contexto que encadeou a doença seja alterado. O profissional precisará voltar a confiar na empresa ou até mesmo ser afastado da mesma, caso a situação não seja reversível.

Faça o teste e saiba se você pode vir a ter a Síndrome de Burnout

Para saber se você tem probabilidade de ter a Síndrome de Burnout responda às perguntas abaixo atribuindo a nota 1 se a frase raramente tem aplicabilidade em sua vida; a nota 2 se a frase ocorre as vezes em seu cotidiano ou a nota 3 se acontece frequentemente. Ao acabar de responder, some e confira os resultados. ATENÇÃO ESSE NÃO É UM DIAGNÓSTICO CLÍNICO E NÃO SUBSTITUI A AVALIAÇÃO PROFISSIONAL. O teste é somente para alertar profissionais sobre o problema.

Clique aqui para fazer o teste. Cuide de você e dos colaboradores da sua empresa.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e leia mais artigos como esse. Estamos sempre conectados com as soluções mais inovadoras em recursos humanos. Siga a Reachr nas redes sociais.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário