No ambiente corporativo, um dos conceitos que requer mais atenção é a liderança. Não são poucas as empresas que possuem gestores desalinhados com os novos conceitos de chefia e que ainda estão presos aos antigos modelos de liderança.
Um líder eficiente trabalha de forma colaborativa e sabe extrair o máximo dos colaboradores. Estabelece o ritmo da equipe, define prioridades, motiva as pessoas, melhora os processos internos, forma novos líderes e alinha a equipe em direção a um só objetivo, que é o crescimento profissional e o desenvolvimento da empresa.
Nesse artigo, você irá entender quais são as principais características de um bom líder de equipe e dicas de como melhorar neste papel:
Quais são as principais características de um bom líder de equipe?
Em geral, existem atributos indispensáveis e que devem fazer parte de qualquer líder, independentemente do tamanho da empresa ou do ramo de atividade. Veja a seguir!
Inspiração
Se você deseja ter uma equipe produtiva, deve buscar ser uma inspiração para ela. Você deve seguir aquilo que pede aos seus colaboradores. É uma grande inspiração para a equipe ver o líder motivado na empresa em que eles estão ajudando a desenvolver. Isso garante o respeito de todos!
Comunicação
Saber repassar de forma clara e objetiva todas as orientações é essencial para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos colaboradores e criar um ambiente laboral mais favorável depende também de uma comunicação eficaz.
Seja acessível ao seu time. Dialogar fora do horário de trabalho pode auxiliar no processo de construção de uma comunicação saudável.
Conhecimento da equipe
Saiba reconhecer que todos os membros da equipe têm necessidades, competências e desafios particulares. Isso significa respeitar os limites e não invadir a privacidade deles.
Dê feedbacks que ajudem na evolução, no aprimoramento e no crescimento dos colaboradores e tenha em mente que cada um é uma peça fundamental para fazer a empresa prosperar.
Não se esqueça que o líder tem uma parcela de responsabilidade tanto nas falhas quanto nos acertos de todos.
Delegação
Delegar funções é importante para formar uma equipe organizada e eficiente. Além de mostrar confiança nos profissionais, você também ganha mais tempo para focar nas suas atribuições.
O caminho para delegar é conhecer os pontos fortes de cada um da equipe e aproveitar essas habilidades.
Respeito e flexibilidade
Um bom líder deve ser respeitado e não temido. É necessário saber lidar com autoridade, porém sem diminuir as opiniões dos colaboradores, e sim valorizando as ideias positivas.
Versatilidade
O líder deve se adaptar às mudanças, bem como compreender e buscar oportunidades que ofereçam a visão necessária para que a empresa se desenvolva. A versatilidade é um atributo que motiva, inspira e cria gestores capazes de entender sobre vários assuntos que podem colaborar com o dia a dia.
Além disso, ter um bom relacionamento com as outras áreas da organização para simplificar a interação e o gerenciamento de projetos organizacionais é fundamental.
Entender as mudanças de mercado
Acompanhar as inovações é primordial para a liderança. Os profissionais de sucesso costumam estar atualizados sobre as novidades e as descobertas que podem impactar os rumos dos negócios.
Por isso, atualize seus conhecimentos constantemente. Isso pode ser feito por meio do acompanhamento de fóruns de discussão, sites, blogs, entre outros. Você também pode se reciclar e especializar, visando o aperfeiçoamento na carreira e o aumento do desempenho profissional.
É fundamental entender o que pode te ajudar a construir sua imagem por meio das suas ações. Por isso, separamos 4 dicas para você entender como se tornar um líder de equipe.
Tenha noção de coletividade e união de equipe
Um líder precisa ter em mente que um setor deve trabalhar de maneira conjunta. Ao dimensionar o trabalho e os resultados, é imprescindível que o líder tenha essa noção de coletividade, com conhecimento sobre as atividades exercidas por seus colegas. Além disso, ele deve enaltecer o espírito de equipe, fundamental para que o trabalho seja bem executado. Os líderes de verdade não são aqueles amados por todos, mas sim os que conseguem sustentar, junto aos seus liderados, um forte censo de união e responsabilidade mútua.
Então, enquanto você pretende alcançar o nível mais alto, estude os processos que envolvem os setores da empresa, conheça as pessoas que trabalham com você e reconheça as qualidades de todos.
Pratique empatia como forma de compreender os desafios
Poucas coisas desmotivam mais um colaborador do que sentir que seu gestor não entende suas dificuldades ou que ele não se importa com a sua situação. O verdadeiro líder de equipe se colocam no lugar de seus funcionários, tenta entender os desafios daquela rotina e as implicações dela sobre o indivíduo. Em outras palavras: se você quer ser um líder, para conquistar a confiança de seu time, deve ter empatia.
Assim, você pode entender os impactos da rotina sobre o desempenho, a motivação e o humor dos colaboradores, levando em conta também fatores externos que são capazes de influenciar na rotina. A partir desse conhecimento, você poderá traçar uma estratégia de relacionamento.
Aprenda sobre o poder da comunicação
Outra característica fundamental para que você se torna um líder de equipe é a sua capacidade de comunicação com seus pares, subordinados e superiores. O diálogo é parte importante da rotina corporativa e ele precisa estar alinhado ao “jeito” da empresa de se comunicar, além de prezar pelo respeito, clareza e objetividade.
Quem exercita essa comunicação construtiva tende a ganhar destaque frente os demais e, com isso, aumentar as chances de galgar uma posição de liderança.
Seja confiável e transparente
Teoricamente, devem assumir posições de liderança apenas aquelas pessoas nas quais os colaboradores possam confiar. Isso quer dizer que uma boa liderança é construída sobre a transparência na comunicação e nas atitudes. Tendem a ganhar destaque quem expõe suas ideias de maneira respeitosa, entendendo a estrutura hierárquica da empresa, mesmo quando precisa desafiar certas decisões.
Então, seja transparente no diálogo e no modo de trabalhar, garantindo pontos com a chefia. Afinal, encontrar um colaborador de confiança é algo que todos os gestores almejam durante a criação de suas equipes.
Essas foram nossas dicas de como se tornar um líder, mas existem diversas outras maneiras de demonstrar suas capacidades. Porém, aliá-las às práticas que citamos é mais um passo rumo à valorização e reconhecimento do trabalho.