Home Carreiras 7 práticas para ter um grande desenvolvimento de carreira

7 práticas para ter um grande desenvolvimento de carreira

por Marcelo Braga
ilustração simbolizando o crescimento profissional proporcionado por um bom plano de desenvolvimento de carreira

O Plano para Desenvolvimento de Carreira consiste em um conjunto de metas e etapas para alcançar um determinado objetivo a longo prazo. Esse Plano serve como um direcionamento para o seu crescimento profissional. Com ele, é possível conquistar maiores cargos e ter mais estabilidade.

A execução desse planejamento exige disciplina, persistência e paciência, já que é um processo gradativo e que envolve a superação de diversos obstáculos. Quanto mais cedo esse processo começar, mais cedo você terá as habilidades e competências necessárias para atingir seus objetivos.

Para ajudá-lo nessa trajetória, preparamos nesse post uma série de dicas para que você saiba como se preparar para um grande desenvolvimento de carreira. Acompanhe!

1. Crie um Plano para Desenvolvimento de Carreira

Esse processo deverá ser elaborado tendo em mente as intenções do profissional em relação à empresa ou ao ramo em que atua. Não se trata de nenhuma fórmula mágica, mas sim de uma rota a ser seguida para alcançar o tão esperado destino profissional. Para isso, acompanhe esses passos:

  • Trace e direcione seus objetivos;
  • Estabeleça um tempo para alcançá-los;
  • Relacione as competências necessárias;
  • Tenha uma visão crítica;
  • Identifique obstáculos e estratégias;
  • Avalie o momento do mercado;
  • Acompanhe e aponte os resultados conquistados.

A partir desse ponto, podemos agora abordar efetivamente as práticas para ter um grande desenvolvimento de carreira.

2. Reconheça o seu valor profissional

O resultado e a importância de uma boa autoavaliação é que você se sinta confortável, confiante e focado sobre a sua proposta de valor. Pense em sua atuação como um especialista em determinado assunto, avaliando quais são suas qualidades mais confiáveis e consistentes, definidas acima da concorrência. Ser honesto consigo mesmo é importante aqui para poder entender corretamente quais são suas qualidades e quais são os pontos que necessitam de evolução.

3. Desenvolva seus três “capitais”

Seja consistentemente envolvido na construção e no crescimento de seu capital intelectual, social e emocional. Isso te deixará bem informado e engajado em relação à sua profissão. O desenvolvimento de carreira é um banquinho de três pernas: para que haja equilíbrio, trabalhe sempre todos os três pontos simultaneamente.

4. Demonstre senso de aventura

Cada vez mais profissionais têm buscado desenvolver suas capacidades em lidar com as diversas incertezas diárias. O desafio é construir suas decisões e sua trajetória profissional, além de apostar nos valores em que acredita, mesmo sabendo que existem poucas certezas para o tranquilizar.

Nesse ambiente cada vez mais dinâmico, a prontidão que você demonstra em tomar uma iniciativa, se decidir e se adaptar a novos contextos, é essencial.

5. Tenha autonomia

A autonomia pode ser apontada como uma qualidade emergente nos dias de hoje, que se reflete na contínua ascensão do empreendedorismo individual. Dentro de qualquer empresa, essa capacidade de decisão e de gestão de suas próprias tarefas do dia, da semana, etc., são mais que fundamentais. Com modelos de trabalho remoto ou mesmo officeless ganhando força entre as empresas, a capacidade de se autogerir e se responsabilizar por suas demandas tem se tornado cada vez mais desejada e procurada entre os colaboradores.

6. Trabalhe sua imagem também on-line

Os recrutadores e gerentes de RH têm uma tendência a pescar onde os peixes estão. Se você não estiver no lago, então você não vai ser pego. A internet é esse lugar onde o talento é encontrado e investigado. Além disso, estar on-line te ajuda a compartilhar sua marca, construir sua rede e cultivar seus relacionamentos profissionais.

7. Entenda o que o mercado valoriza

Mesmo você sendo um profissional brilhante, do ponto de vista técnico, nada poderá garantir o sucesso em sua carreira se o seu comportamento não colaborar.

Chamadas de “soft skills” — habilidades que são ligadas à fatores emocionais e à disposição psicológica para trabalhar — essas características também estão sempre presentes entre os pré-requisitos para qualquer área, nos mais variados tipos de empresas. Especialmente se você deseja chegar a postos de liderança, as soft skills são requisitos essenciais para qualquer líder.

Assim, é importante trabalhar todos os campos de suas habilidades e comportamentos, tendo foco no autoconhecimento e buscando sempre adquirir as principais competências que o mercado mais valoriza.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário