Inovação é uma necessidade no atual mundo dos negócios e a cada dia surgem novas tendências no mercado. Dentro desse contexto, soluções em tecnologia no RH vêm conquistando espaço em grande velocidade.
As vantagens para a corporação são diversas e há uma série de ferramentas que a empresa pode utilizar para facilitar as funções do setor de recursos humanos. Quer entender melhor como isso funciona? Confira agora mesmo!
Quais as vantagens do uso da tecnologia no RH?
O uso da tecnologia pode oferecer muitos benefícios para o setor e, consequentemente, para a empresa como um todo. Veja alguns deles a seguir!
Melhorias nos processos
Com a tecnologia, o desempenho da equipe vai passar por muitas mudanças positivas. Os recursos informatizados agilizam os processos operacionais, permitindo que as tarefas sejam finalizadas com efetividade. Assim, o setor consegue focar no seu papel estratégico.
Por meio de programas inteligentes é possível:
- otimizar o recrutamento e seleção;
- melhorar a gestão da folha de pagamento;
- facilitar o manejo de documentos;
- integrar as ferramentas de controle de ponto às plataformas de gerenciamento das horas trabalhadas;
- realizar avaliações de desempenho.
Aumento da agilidade
Pense em um escritório que aproveita pouco o potencial da tecnologia. As informações não são integradas, havendo muitas incompatibilidades entre os dados. Muitos procedimentos são manuais, então as atividades se tornam mais lentas e complexas. Além disso, a comunicação é bastante problemática, o que aumenta a ocorrência de erros.
Com isso, a empresa perde tempo tentando alinhar as informações, realizando correções e refazendo tarefas. Isso reduz a produtividade e torna o trabalho demorado.
A tecnologia no RH agiliza processos, integrando diversas plataformas de informação para garantir que haja mais produção em menos tempo e simplificar as tarefas. Informações divergentes podem ser realinhadas em padrões efetivos, de forma que os gargalos na produção sejam eliminados.
Aprimoramento da qualidade
A tecnologia oferece recursos para o manejo de grandes volumes de informação de forma organizada e padronizada. Ela conta com mecanismos para notificar a presença de falhas com agilidade. Assim, o operador da máquina pode rapidamente providenciar as devidas correções. Isso minimiza o retrabalho e contribui para o aumento da qualidade das ações.
Além disso, as ferramentas tecnológicas possuem funcionalidades inovadoras, como a geração de gráficos, plataformas de compartilhamento facilitado de conteúdos na nuvem, redes sociais corporativas e softwares avançados que fazem um processamento inteligente dos dados e oferecem material para a realização de análises estratégicas. Todos esses fatores ajudam a melhorar a eficiência das atividades.
Integração da informação
Em uma empresa em que as informações são pouco integradas há uma série de entraves. Alguns dados são incompatíveis, outros faltam e há trabalho dobrado para a adaptação das informações de uma plataforma para a outra. Atividades relativamente simples podem se tornar complexas pela falta de ferramentas que integrem os diferentes canais utilizados.
Com a tecnologia no RH, informações de frequência já são automaticamente conectadas à folha de pagamento e à gestão de benefícios. É possível também manejar com mais facilidade as avaliações de desempenho, os processos de recrutamento e seleção, as questões jurídicas e trabalhistas e a saúde ocupacional.
Isso acontece porque as informações dos sistemas são todas conectadas. Assim, os dados fluem com simplicidade entre as diferentes plataformas.
Aumento da assertividade dos processos de seleção
Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, os processos de recrutamento e seleção se tornam muito mais assertivos. A triagem de currículos é realizada de forma ágil, sem a necessidade do manejo de pilhas de papéis. O recebimento ocorre em plataformas especializadas e a análise do material acontece por meio de mecanismos de busca.
As etapas seguintes — como entrevistas, avaliações e provas situacionais — podem ser facilitadas com o apoio de softwares especializados, em que você pode colocar as informações sobre o desempenho de cada candidato. Além disso, esses programas possibilitam a comparação das características do profissional com o perfil ideal para a vaga.
Há ferramentas também que ajudam no acompanhamento da entrevista de devolução. Dessa forma, toda a seleção é realizada com mais qualidade e efetividade.
Possibilidade de acompanhamento com indicadores de desempenho
Os sistemas informatizados também permitem acompanhar o desempenho da organização a partir de indicadores. As plataformas reúnem diversos dados em um único ambiente, facilitando a realização de análises estratégicas. As informações são coletadas de planilhas e softwares e os indicadores são calculados pelo próprio sistema.
Com esse material, são gerados gráficos e calculados números que dão um panorama da empresa. Isso auxilia em estudos estratégicos e no planejamento de ações adequadas à realidade da corporação.
Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?
Há uma porção de recursos de tecnologia que são aplicados nesse setor. Entre eles estão:
- job boards;
- softwares de recrutamento e seleção;
- CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente);
- chatbots;
- Employer Branding;
- Blogs;
- Inteligência artificial;
- Big data;
- videoconferências;
- testes digitais;
- onboarding.
Para escolher quais recursos utilizar entre tantas possibilidades, faça um levantamento das necessidades do setor, observando os principais gargalos e erros que acontecem no desempenho das operações. Para aprimorar a comunicação, você pode usar chatbots e videoconferências, por exemplo.
Já com os processos de recrutamento e seleção, é possível aplicar o Big Data, softwares e testes digitais. Além disso, há programas que facilitam todas as atividades ligadas ao RH, envolvendo a gestão de benefícios, planejamento de cargos e salários, folha de pagamento, indicadores e avaliação de desempenho.
A Reachr oferece uma ferramenta especializada em recrutamento e seleção que conta com uma série de funcionalidades. Ela envolve recursos de ATS, análise inteligente de perfil e de job boards para oferecer um serviço de alta qualidade para a empresa.
Como podemos ver, o mercado já disponibiliza muitas ferramentas capazes de melhorar o desempenho das equipes de recursos humanos. Entre elas, destacamos o Reachr, um software que reúne várias funcionalidades e que está preparado para maximizar a qualidade do recrutamento e seleção na empresa.
As soluções mostradas neste artigo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. É inegável que a tecnologia no RH ajuda a otimizar serviços, agilizar e melhorar a qualidade dos processos e aprimorar a comunicação interna, entre outras vantagens.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você!