Home RH Conheça as tendências em recursos humanos para os próximos anos

Conheça as tendências em recursos humanos para os próximos anos

por Marcelo Braga
Conheça as tendências em recursos humanos para os próximos anos

O dinamismo do mercado de trabalho não permite que os profissionais de Recursos Humanos relaxem. Para manter uma atuação efetiva na empresa ou corporação é necessário manter-se alinhado às práticas mais modernas para recrutamento, qualificação e relacionamento com os novos perfis de colaboradores.

Sobretudo nos últimos anos, por conta da chegada de tecnologias inovadoras, que têm transformado drasticamente as relações de trabalho e a forma como as pessoas desempenham suas funções nas empresas.

Desde o trabalho remoto até o uso de inteligência artificial em processos seletivos, um bom gestor de recursos humanos precisa compreender quais benefícios as novas tecnologias podem trazer para suas equipes. Por isso, preparamos este post para apresentar algumas tendências em Recursos Humanos que já estão em execução. Confira!

Big Data em RH

Tendência em crescimento já há algum tempo, a utilização de ferramentas de Big Data está ingressando definitivamente na área de RH. Esta tecnologia possibilita a chamada mineração de dados que permitem uma análise mais apurada nos processos de recrutamento e avaliação dos colaboradores, por exemplo.

As grandes empresas investem em modelos que permitem sistematizar e analisar toda a informação disponível, transformando-a em subsídio para a gestão de pessoas.

Transparência

Cada vez mais, os colaboradores buscam uma interação plena com a organização em que atuam. Oferecer estabilidade e remuneração já não é suficiente para engajá-los por completo. Por isso, o diálogo transparente sobre o que se espera do colaborador, a clareza no feedback e o compartilhamento dos propósitos da organização são essenciais.

Novas tecnologias

Aplicativos de recrutamento digital, plataforma de ensino online, cloud computing (armazenamento de informações em nuvem), gamification (uso de games para treinamento ou recrutamento), recursos de RH mobile: são diversas as novas tecnologias. A variedade de novas ferramentas à disposição das áreas de Recursos Humanos não pode ser ignorada. Quem ainda não se adequou a essa realidade vai ficar para trás.

Mídias sociais

Elas estão presentes e são muito influentes em todos os aspectos da vida dos colaboradores, principalmente das chamadas gerações Z e Y, que hoje tomam conta do mercado. Então, não é mais possível deixar de lado as mídias sociais. É lá que essas novas gerações estão buscando trabalho, qualificação e novos desafios. É um excelente ambiente, por exemplo, para a captação de talentos.

Jornadas flexíveis

Até não muito tempo atrás, o colaborador era obrigado a adequar suas rotinas às normas, horários e padrões estabelecidos pelo empregador. Atualmente, essa relação se inverteu. Quem deseja manter seus talentos, precisa ampliar as opções no que se refere às rotinas de trabalho. A face mais clara dessa tendência é o modelo de trabalho home office, que dá mais liberdade ao trabalhador. Mesmo quem não abre mão da presença do colaborador no escritório também precisa flexibilizar horários, em troca de mais efetividade e produtividade.

People Analytics

Expressão em inglês que significa “análise de pessoas”, o conceito de people analytics traduz a convergência entre o que há de mais avançado em termos de análise comportamental, tecnologia de dados e recursos humanos.

Na prática, consiste na análise de uma quantidade massiva de dados, oriundos de diversas fontes, tanto reais quanto virtuais, a fim de identificar quais elementos e comportamentos tornam as pessoas mais produtivas, criativas, engajadas e felizes dentro do ambiente de trabalho.

Assim, empresas especializadas nesse tipo de análise podem levantar dados a partir de troca de emails e mensagens, uso de smartphones, navegação online ou mesmo a partir de jogos para celular desenvolvidos especialmente para esse fim.

Junto a isso, começam a surgir também dados coletados a partir do mundo físico, através de crachás corporativos sensíveis ao uso e mesmo sensores ambientais.

Essa miríade de dados é então combinada e analisada a fim de entender melhor o comportamento das pessoas no trabalho, o que caracteriza os melhores líderes e como definir o papel dos gestores.

Em suma, adotar o people analytics nada mais é que trazer o rigor técnico-científico para o setor de recursos humanos da empresa, baseando as tomadas de decisão muito mais em dados concretos e quantificáveis que em opiniões pessoais.

Realidade virtual e gamification

Você certamente já viu aqueles simuladores de voo nos quais os pilotos treinam extensivamente antes de pilotarem uma aeronave real, não é mesmo? Se for fã de automobilismo, já deve ter visto também seu piloto favorito treinando as curvas mais perigosas de algum circuito antes de entrar em um cockpit real.

Nesses dois casos, os profissionais em questão estão usando a mesma tecnologia: realidade virtual. E, como você pode perceber, ela não é nova, já sendo utilizada em algumas indústrias há bastante tempo.

Entretanto, o uso de realidade virtual para treinar profissionais e testar habilidades está invadindo as empresas de vários setores, recebendo o nome de gamification — termo que traduz a incorporação de dinâmicas próprias dos jogos eletrônicos para dentro do escritório.

Através dessas tecnologias, as empresas têm conseguido a um só tempo selecionar melhor os candidatos para determinada vaga e treinar seus talentos internos para desempenharem novas funções, sem colocar em risco a atividade real da empresa e diminuindo os custos com contratação e demissão.

Automação de processos

Outra tendência forte para o futuro do RH é a automação de processos. Isso porque, com ela, você consegue reduzir drasticamente o tempo gasto com atividades operacionais e burocráticas do Departamento Pessoal. Assim, fica mais fácil focar suas energias e recursos naquilo que, de fato, faz a diferença na empresa, como gestão de talentos, desenvolvimento de competências e criação de uma cultura corporativa saudável.

Combinando inteligência artificial, machine learning e big data, é possível tirar das mãos do gestor as partes mais burocráticas de processos de contratação, por exemplo, fazendo com que cheguem até você apenas candidatos com o perfil certo para a vaga.

Preocupação sempre presente no RH, a retenção de talentos se consolida como um desafio para os profissionais da área. Hoje, convivem no ambiente corporativo diferentes perfis de colaboradores, cada um deles com uma diferente percepção de valor quanto ao trabalho, com variados fatores de motivação. Conhecer cada um desses públicos e encontrar meios de atender às suas variadas expectativas é mais uma missão para a área de RH.

Além dessa grande multiplicidade de perfis profissionais e pessoais interagindo diariamente, o profissional de RHs também precisa lidar com uma série de novos desafios e tendências em recursos humanos que surgem em decorrência da entrada de tecnologias disruptivas no mercado.

Para se manter atualizado frente a essas novas demandas e poder oferecer um suporte mais eficaz aos membros das suas equipes, não deixe de conferir nossa postagem sobre os desafios do RH na era das inovações tecnológicas. Lá você vai entender as principais mudanças na nova economia e como elas podem impactar as atividades da sua empresa.


Você pode gostar também de

Deixe um comentário