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Saiba como analisar os indicadores de produtividade dos funcionários

por Marcelo Braga
Saiba como analisar os indicadores de produtividade dos funcionários

Ter colaboradores mais produtivos é sempre positivo para um negócio, mas é bem difícil apontar como todos estão se saindo na prática. Em muitos casos, a capacidade esperada de uma pessoa não é nada além da opinião de alguns colegas. Para ter dados concretos, você precisa acompanhar indicadores de produtividade mais confiáveis.

Não é mais uma opção para as empresas se guiarem puramente pela opinião e experiência de seus gestores. Por mais que esses pontos ainda sejam importantes, eles não dão conta de guiar toda a equipe em um mercado cada vez mais dinâmico. É nesse ponto que entram os indicadores.

Quer entender melhor o papel deles na sua empresa? Então acompanhe!

Por que os indicadores de produtividade são tão importantes?

Os indicadores são estatísticas que melhor refletem os resultados reais de cada indivíduo. Por serem mensuráveis, você pode acompanhá-los ao longo do tempo e ver claramente o progresso de cada colaborador em cada quesito.

A principal vantagem disso é que os resultados podem ser avaliados de forma mais objetiva, minimizando sua margem de erros. Isso evita que você ignore problemas de produtividade dentro do negócio, especialmente se essa for uma questão generalizada na equipe.

Quais são as principais métricas e como acompanhá-las?

Entendendo a importância das métricas, o próximo passo é saber quais melhor refletem o desempenho da equipe e como medi-las. Veja aqui alguns exemplos.

Rentabilidade do trabalho

Em qualquer equipe, você pode acompanhar o desempenho com base na rentabilidade de suas ações. Isso é mais fácil quando um time lida diretamente com a venda, mas pode ser feito para qualquer área.

Rentabilidade é, basicamente, a proporção entre o investimento e o retorno obtido. Para isso, você deve comparar o quanto um colaborador ou profissional produz e o quanto é necessário para mantê-lo ativo. Uma diferença mais alta indica um retorno mais positivo.

Índice de satisfação do cliente

A opinião do público é outro bom termômetro para muitos de seus colaboradores. Se o índice de insatisfação com o serviço estiver muito elevado, é sinal de que você precisa avaliar a equipe mais a fundo.

A melhor forma de obter esses dados é por meio de feedbacks. Simplesmente, pergunte aos clientes se suas expectativas foram atendidas e como você pode melhorar.

Proporção entre qualidade e quantidade

Completar mais tarefas não é tão importante quanto cumpri-las corretamente. Da mesma forma, você não quer perder prazos por excesso de polimento. Felizmente, é bem fácil medir quantidade e qualidade na sua equipe. Basta comparar o cumprimento de metas com o índice de erros.

Qual o papel da tecnologia nesse processo?

Muitos dados sobre os indicadores de produtividade da sua equipe podem ser coletados mais facilmente com o auxílio da tecnologia. Softwares de monitoramento e gestão, CRMs, entre outros, criam relatórios detalhados sobre os resultados do seu negócio.

Com essas informações, já deve ser fácil entender a importância dos indicadores de produtividade para seu negócio. Se você quer elevar seu desempenho, precisa investir em ferramentas para monitorá-los com mais precisão.

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