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Programas de bonificação que engajam os colaboradores

por Marcelo Braga
Programas de bonificação que engajam os colaboradores

As empresas que desejam crescer e ganhar mercados precisam, entre outras ações, investir em seu time. Ter uma equipe motivada para alcançar os melhores resultados é fundamental. Uma ação que se mostra efetiva em diferentes companhias são os programas de bonificação que engajam os colaboradores.

Baseado em oferecer uma recompensa quando as metas propostas são atingidas. Contribui para que os diferentes setores se mantenham dispostos e empolgados a produzir mais, pois receberão um retorno positivo por seu esforço e dedicação.

Neste artigo apresentamos alguns benefícios dessa prática e recomendações de como implementar. Confira a seguir.

Quais são as vantagens de programas de bonificação para a empresa?

Um bom programa de bonificação ajuda a tornar a equipe mais motivada, consequentemente mais produtiva. E isso ajudará nos resultados gerais da empresa. Isto é, vender mais e atingir o crescimento e lucratividades desejados.

Outra vantagem é o fato de contribuir para reter talentos, os gestores sabem como os bons profissionais são valorizados no mercado. Diante disso, é preciso desenvolver estratégias visando a permanência desses na organização.

O que os colaboradores ganham com esse programa?

Por sua vez, os colaboradores, além do prêmio propriamente dito, sentem-se reconhecidos e estimados pela empresa.

Gera um sentimento positivo em todo o time, de autoconfiança, de que são capazes de atingir metas e apresentar bons resultados. Essas sensações contribuem para formar um ambiente propício ao aumento da produtividade. Uma vez que é entendido que todos podem ganhar e que as oportunidades são reais.

Como criar programas de bonificação para a empresa?

Um bom programa de bonificação precisa levar em consideração as metas gerais da empresa e àquelas de cada área. É preciso ter um entendimento da capacidade produtiva de cada time de vendas para estabelecer parâmetros que podem ser alcançados.

Com relação a esse ponto é necessário evitar a criação de metas inatingíveis. Isso pode trazer um sentimento de frustração, algo que é totalmente o contrário daquilo que se deseja alcançar.

Confira a seguir dicas para criar um programa de bonificação em sua empresa.

Tenha uma dinâmica de funcionamento simples

Ao implementar a estratégia de bonificação é preciso desenvolver uma dinâmica de funcionamento facilmente assimilada por todos. Essa atitude é fundamental para que os colaboradores entendam onde estão e onde podem chegar.

Por exemplo, se vender X no mês, ganhará uma bonificação de Y. Deixar as regras claras estimula a batalhar pelos resultados, pois sabe-se exatamente o que ganhará.

Diversifique as opções de recompensa

Seguramente, as recompensas financeiras trazem bons resultados, afinal todos gostam de ter receber suas remunerações com adicionais. Porém, ao manter apenas essa opção de bonificação, com o tempo o engajamento tende a reduzir. Além disso, pode ocorrer o princípio da habitualidade, fazendo com que o bônus seja incorporado ao salário.

Devido a isso é preciso variar as opções de recompensa. Entender o perfil da sua equipe é o que ditará quais prêmios oferecer. Pode ser alguns dias de folga, um curso de especialização, uma viagem. Enfim, o ideal é optar por algo que realmente traria motivação.

Crie uma estratégia mensurável

Independente de qual seja a estratégia para bonificação ela precisa ser mensurável, ou seja, acompanhar os dados e evolução para entender se realmente vale a pena o sistema adotado.

Os resultados dessa análise também ajudarão a traçar novas metas e fazer possíveis alterações quando necessário.

Bonifique resultados expressivos

Uma boa maneira de trabalhar a bonificação é no momento de apuração dos resultados anuais, quando constatados que são melhores que o ano anterior, é uma boa oportunidade para  recompensar o time.

Esse tipo de premiação pode ser sido acordada anteriormente, informando aos colaboradores se houvesse  crescimento eles receberiam um bônus.

Ou ainda, oferecer essa recompensa conjuntamente com as demais regras estabelecidas ao longo do período, porém sem aviso prévio, ou seja, surpreendendo a equipe.

Você entendeu como criar um programa de bonificação para sua empresa? Tem alguma dica ou dúvida para compartilhar? Escreva nos comentários.

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