Home RH Big Data no RH: confira os benefícios

Big Data no RH: confira os benefícios

por Marcelo Braga
Big Data no RH: confira os benefícios

Se você nos acompanha, certamente já percebeu que a cada dia chegam novas tecnologias para dinamizar os processos dos setores de Recursos Humanos de empresas no Brasil e no mundo.

Seguindo esta tendência, o uso de big data no RH se torna cada vez mais comum, trazendo vantagens estratégicas e competitivas para gestores e empresas como um todo.

Se você quer saber mais sobre como essa tecnologia pode impactar positivamente sua gestão e os resultados da sua equipe, acompanhe-nos ao longo deste artigo e comece a usar essa ferramenta hoje mesmo!

O que é big data e como ele é usado no RH

O conceito de big data, em si, não é novo. Ele consiste no armazenamento de quantidades enormes de dados, organizadas ou não, que serão analisados posteriormente à procura de padrões, e já é usado em diversas indústrias, sobretudo nos setores de marketing.

Imagine um serviço de streaming de música, por exemplo. Cruzando as escolhas de milhões de usuários com dados como localidade, sexo, idade e nível de escolaridade, ele consegue sugerir músicas novas que se encaixam perfeitamente no seu gosto musical.

Ao aplicarmos o big data no RH, o que fazemos é recolher as pilhas de informação à disposição (dados dos colaboradores, planilhas, e-mails, sistemas etc) para prever qual perfil se encaixa melhor em determinada vaga.

Assim, a aplicação de big data no RH pode acelerar processos de seleção de candidatos, por exemplo, ou evidenciar os gargalos de produtividade das equipes, permitindo ações pontuais com máxima eficácia.

Benefícios de aplicar o big data no RH

Abaixo, listamos alguns dos muitos benefícios que sua empresa pode colher ao aplicar o big data no RH.

Processos de contratação mais inteligentes

Um dos maiores problemas de equipes de RH em todo o mundo é a contratação eficaz de talentos para sua estrutura. Com a aplicação de big data, você tem acesso a um banco de dados imenso, que pode ser cruzado com os perfis dos seus melhores colaboradores em busca de traços que indiquem uma maior probabilidade de sucesso e sinergia com a equipe.

Avaliações de desempenho mais precisas

Com o emprego do big data é possível avaliar com precisão o desempenho não apenas de equipes, como também de cada colaborador individualmente. Uma boa análise de big data é capaz de determinar, por exemplo, o período do dia em que as pessoas são mais eficientes, e quais mudanças no ambiente de trabalho podem trazer melhores resultados.

É possível, inclusive, tomar medidas que reforcem a cultura da empresa, reforçando uma postura que elimine desperdícios e retrabalho em vez de uma produtividade focada em números, por exemplo.

Identificação mais rápida de falhas

Falhas podem ser difíceis de corrigir, sobretudo quando falamos de grandes estruturas, nas quais um problema pode decorrer de erros em diferentes setores da operação.

Com o uso de big data, é possível identificar com facilidade as origens de problemas, tornando muito mais fácil a tomada de ações para corrigi-lo sem que se incorra em prejuízos desnecessários.

Como podemos ver, o big data traz benefícios imensos para a gestão de pessoas e a contratação e retenção de talentos em uma empresa, reduzindo custos com turnover e agilizando sobremaneira todos os processos.

O conceito de big data anda lado a lado com outras tecnologias que também estão revolucionando a gestão de pessoas, como o machine learning (por meio da qual os sistemas “aprendem” com o tempo) e a inteligência artificial, cada vez mais presente na seleção e recrutamento de pessoas.

O uso de big data no RH é um caminho revolucionário e sem volta, que agiliza processos e reduz custos. E se você quer saber como usar a tecnologia para melhorar sua gestão, não deixe de conferir nosso post sobre como o recrutamento digital ajuda a reduzir custos no RH.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário