Home Dicas Carreira Employee Lifetime Value: entenda o que é e a sua importância

Employee Lifetime Value: entenda o que é e a sua importância

por Marcelo Braga
Employee Lifetime Value: entenda o que é e a sua importância

Você sabe o que é Employee Lifetime Value (ELTV)?

Esse conceito tem a ver com quanto seus colaboradores, desde o processo seletivo, trazem de real retorno à empresa. É um indicador importante que permite a elaboração de estratégias de crescimento sustentável por meio das pessoas.

Por meio do Employee Lifetime Value, que representa o valor líquido total que cada colaborador traz para a organização durante sua passagem por ela, você consegue atrair e motivar profissionais, alcançar objetivos e se diferenciar dos concorrentes.

Continue a leitura e entenda a importância desse conceito para o seu negócio.

Por que calcular o Employee Lifetime Value?

O Employee Lifetime Value permite alavancar o desempenho e a retenção de talentos em sua empresa — algo importantíssimo diante do cenário competitivo entre as organizações.

Por causa dessa competitividade, as empresas vêm se preocupando cada vez mais com as taxas de rotatividade, pois substituir um colaborador pode custar ¼ do seu salário anual.

Crescem, portanto, os investimentos em ações que promovem o engajamento e a motivação das pessoas no ambiente de trabalho. Desse modo, tenta-se fazer com que sejam mais produtivas e evitem a busca por novas oportunidades profissionais.

Preocupação constante das organizações, o desenvolvimento do capital humano garante que essa força de trabalho seja, ao mesmo tempo, eficiente, produtiva e feliz. Por esse motivo, torna-se necessário calcular seu valor.

O cálculo do Employee Lifetime Value possibilita identificar as lacunas existentes em cada área e evidencia objetivos que precisam de mais atenção. A partir dessas informações geradas, permite-se a tomada de decisões importantes para o futuro dos negócios.

Uma das métricas mais comuns é o retorno sobre investimento (ROI). No entanto, estamos falando sobre recursos humanos e é necessário saber como se entende quais lucros são gerados a partir do investimento em colaboradores.

Como medir o Employee Lifetime Value?

O desafio do cálculo do Employee Lifetime Value está na forma de mensurar valores intangíveis como entusiasmo do profissional quando fala sobre a empresa, motivação para trabalhar em equipe, potencial criativo, entre outros.

Para calculá-lo, antes é preciso entender os estágios de produtividade. Veja!

Início

Processo seletivo e começo no emprego. Nesse caso, todo colaborador tem um Employee Lifetime Value negativo, afinal ele não produziu resultados e o processo no qual terminou em sua contratação consumiu recursos.

Contribuição

Acontece quando ocorrem a ambientação e aprendizagem do colaborador. Ele passa a exercer plenamente seu papel e apresenta os resultados mais expressivos durante sua passagem pela empresa.

Platô

Depois dos resultados expressivos, o colaborador passa por um período de estabilidade e o crescimento é interrompido. Nesse momento, ele pode considerar a busca por novas oportunidades profissionais.

Decisão de partir

Acontece quando há a escolha por outra oportunidade profissional. Como consequência, sua produtividade cai e seu foco passa a ser o outro emprego.

Saída

Último dia na empresa. Aqui são encerrados os resultados que ele produz.

A seguir, as informações necessárias para seu cálculo de Employee Lifetime Value:

  • seleção dos colaboradores que participarão da análise;
  • obtenção da informação financeira da companhia;
  • definição da contribuição individual dos colaboradores para a situação financeira (utilize as metodologias específicas de sua empresa);
  • determinação dos resultados financeiros gerados para cada unidade de tempo;
  • obtenção das informações sobre os custos de manutenção do colaborador para cada unidade de tempo;
  • construção de um modelo econômico que possa incluir, caso seja aplicável, o desconto de fundos ao longo do tempo;
  • reunião desses elementos para criar um modelo de cálculo do Employee Lifetime Value.

De modo geral, o Employee Lifetime Value pode ser calculado da seguinte maneira:

ELTV = receita por colaborador X tempo de permanência na empresa

Na prática, os níveis de desempenho e engajamento dos colaboradores são os principais responsáveis pelo Employee Lifetime Value. Por isso, surge o desafio de encontrar e mensurar, por exemplo, o valor gerado por uma secretária.

Atribuir valor aos profissionais é um processo complexo, pois o desempenho de cada indivíduo depende de uma série de variáveis. No entanto, é necessário saber quanto cada um contribui com os resultados da companhia para, a partir daí, entender o que pode ser feito para aumentar a produtividade e engajamento e obter os benefícios de ações como essas.

Quais benefícios ele oferece para as empresas?

O valor de cada profissional em sua empresa depende, basicamente, de uma base sustentada por quatro pilares. São eles:

  • onboarding;
  • gestão;
  • desenvolvimento;
  • cultura.

Os resultados de sua organização dependem do potencial das pessoas que nela trabalham, portanto, seu esforços devem ser direcionados para aumentar o Employee Lifetime Value.

Esse é um passo importante que acontece por meio de ações de desenvolvimento, treinamento, suporte e acompanhamento para atrair e reter talentos, além de incentivar maiores níveis de produtividade e engajamento.

Como resultado, sua empresa obtém alguns benefícios. Acompanhe!

Engajamento de colaboradores

Um processo bem estruturado de onboarding, por exemplo, diminui o tempo de preparação de um novo colaborador. Isso contribui com o aumento do Employee Lifetime Value naquela fase em que ele é negativo, mas engaja mais rapidamente o profissional recém-chegado, alinhando-o com os demais.

Retenção de talentos

O investimento em programas de capacitação e treinamento também aumenta a retenção de talentos, pois os colaboradores se sentem mais gratos à companhia que acredita no potencial deles. Essa retenção também ocorre porque o ambiente de trabalho se torna mais colaborativo e focado em resultados.

Criação de habilidades

Como consequência do aumento do Employee Lifetime Value, seus colaboradores adquirem novas habilidades — algo extremamente positivo para sua companhia, pois pode ser mais inovadora, criativa e competitiva.

Escolha das melhores decisões

Ao ver que suas ações estão aumentando, de fato, o Employee Lifetime Value, você ganha mais confiança para tomar as melhores decisões para o futuro da companhia — sempre baseado em dados reais.

Melhora na gestão de pessoas

Por fim, a gestão de pessoas passa por uma transformação profundamente positiva, na qual o colaborador torna-se o real foco do seu negócio. Ele se sente mais valorizado e reconhecido pela companhia, entregando resultados cada vez maiores e expressivos, pois tem o potencial para tal.

Mensurar, por meio do Employee Lifetime Value, o valor que cada colaborador traz para sua organização é fundamental para direcionar os negócios para o caminho do sucesso baseado no potencial de seu principal recurso: o capital humano.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail outras informações, dicas e dados que podem melhorar as relações humanas em sua empresa e, consequentemente, os resultados dela.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário