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É possível ser um profissional de vendas tímido?

por Marcelo Braga
carreira em vendas

É perfeitamente possível seguir carreira em vendas sendo uma pessoa tímida. De fato, em muitos aspectos, você pode ser um vendedor ainda melhor do que aqueles profissionais com um perfil mais extrovertido, basta usar a timidez a seu favor. Na maioria das vezes, é preciso apenas romper a barreira inicial para ser bem-sucedido.

A seguir, vamos descrever esse perfil profissional e oferecer algumas dicas para que você possa vender bem, mesmo sendo tímido. Boa leitura!

O perfil do profissional de vendas tímido

Profissionais de vendas tímidos têm potencialidades que podem e devem ser aperfeiçoadas. Algumas das mais importantes são:

Preparação

A timidez tende a contribuir para que as pessoas desenvolvam o hábito de se prepararem para as eventualidades que terão de enfrentar. São raras as situações em que uma pessoa tímida é surpreendida. Esses profissionais, portanto, passam um bom tempo analisando cenários, pensando em como se sentem, as coisas que não foram ditas e as que precisam ser.

Bom ouvinte

Devido à sua tendência natural para manter-se em silêncio, pessoas tímidas permitem que seus interlocutores falem na maior parte do tempo. Isso confere ao profissional uma habilidade inata para ouvir ativamente tudo o que os clientes disserem.

Relacionamentos duradouros

A timidez leva as pessoas a reduzirem o seu círculo social e de amigos. Os relacionamentos com poucas pessoas, no entanto, são duradouros porque são construídos sobre o respeito mútuo. Essa competência é fundamental para qualquer empresa que busque fidelizar clientes.

Agora que você conheceu algumas das potencialidades conferidas pela timidez, confira 3 excelentes dicas de como aplicá-las para vender bem.

Dicas para o tímido ter sucesso na carreira em vendas

Torne-se um especialista no produto

É essencial estar plenamente informado sobre o produto que você está vendendo. Não importa qual seja, é preciso saber tudo sobre ele. Além disso, você pode utilizar sua escrita para se posicionar como um especialista. Escreva um e-book, comece um blog e utilize as redes sociais para esse fim.

Geralmente, pessoas tímidas ficam mais à vontade em escrever do que em falar, então use isso para sua vantagem. Muitas vezes, o site com mais informações atrai o cliente, pois gera a sensação de autoridade e maior conhecimento sobre o produto.

Ouça e sugira

Talvez uma das melhores ferramentas em seu arsenal é a capacidade de ouvir ativamente. Os clientes, em geral, adoram falar sobre si mesmos. Deixe-os falar e, sutilmente, faça perguntas que os guie na escolha do seu produto.

Se você puder fazer isso, ouvir e sugerir sutilmente, então sempre encontrará uma oportunidade (por mais difícil que pareça no início da interação) para oferecer soluções e atender as necessidades do cliente.

Seja um evangelista de seu produto

Você seguirá carreira em vendas, mas evite a ideia de vender mercadorias. Em vez disso, torne-se um facilitador. Deixe o seu desejo de autenticidade informar a sua abordagem: você não está vendendo, mas oferecendo conselhos úteis.

Como ouviu e estudou o cliente, você conhece suas necessidades. E como, devido a timidez, você é melhor em interações “um a um”, sua carreira em vendas se beneficiará de sua habilidade em dar um zoom em seu público-alvo e falar com aquele cliente específico. Seu produto é feito para ele e, mesmo sendo tímido, é possível fazer com que o cliente saiba disso.

#dicabonus: Confira no site da Reachr, algumas vagas para fazer sua carreira em vendas deslanchar.

 

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