Home RH Digitalização do RH: o que é e por que você precisa dela

Digitalização do RH: o que é e por que você precisa dela

por Marcelo Braga
digitalização do RH

Vivemos em uma época em que a tecnologia pode ser uma grande aliada tanto para o profissional que busca uma vaga nas empresas, quanto para as organizações. Nesse sentido, a digitalização do RH torna-se fundamental ao permitir a eliminação de processos burocráticos.

Neste artigo, daremos uma definição completa de digitalização do RH e mostraremos o que ela é capaz de fazer por meio de indicadores tanto qualitativos quanto quantitativos.

Continue com a leitura e entenda como a tecnologia pode entrar ao seu favor!

Entenda o que é a digitalização do RH

Digitalização do RH refere-se à adoção de tecnologias que tornam os processos e os fluxos de trabalho automatizados, trazendo um ganho relevante para o setor de Recursos Humanos da empresa. Veja o que a digitalização do RH é capaz de fazer:

Automação do recrutamento

tecnologia aliada ao conhecimento humano pode oferecer aos candidatos melhor acesso às vagas, além de aproximar também as empresas aos candidatos. Pode ainda prover feedbacks mais consistentes aos candidatos sobre aspectos a se desenvolver, poder compará-lo com demais candidatos. Para as empresas, pode gerar indicadores em tempo real sobre o processo de seleção, apontando os principais indicadores do processo, podendo deixar claro os gargalos e vantagens competitivas.

Sabendo dessas informações, por um lado o candidato pode focar no seu desenvolvimento profissional. E por outro a empresa consegue melhorar sua performance na contratação, reduzindo custos, prazos, melhorando a qualidade dos candidatos contratados e ainda fortalecendo sua marca como empregadora (employer branding).

Registro de feedbacks

Deixar de receber feedback dos gerentes e não utilizar boas métricas pode levar a imprecisões no fluxo de trabalho. A digitalização do RH permite que o gestor forneça opiniões e dados a respeito do desempenho dos funcionários, que podem ser acessados por eles, a fim de aprimorar o desenvolvimento do serviço.

Processos de avaliação de desempenho

Atualizar os registros de desempenho dos funcionários é uma tarefa que demanda bastante tempo e, por isso, a maioria dos profissionais de RH acabam abandonando esse processo tão importante para avaliar a produtividade dos colaboradores.

A digitalização do RH ajuda na avaliação do desempenho e na garantia de que os registros são sistematicamente atualizados, permitindo que os gestores visualizem facilmente a performance de seus funcionários.

Otimização da contratação e do desligamento de funcionários

As ferramentas tecnológicas são capazes de automatizar as rotinas da área de pessoal — a CLT estabelece prazos que, muitas vezes, deixam de ser cumpridos pelas empresas por não monitorarem os processos ou pelo fato de manterem a documentação tramitando sem acompanhamento constante, por meio de papeis. A digitalização do RH evita esses problemas, uma vez que simplifica e profissionaliza a gestão das empresas.

Onboarding

Relaciona-se a uma grande papelada — preenchimento de documentos de benefícios, assinaturas de contratos e outras burocracias. A automação pode trazer uma grande melhoria ao integrar novos fluxos de trabalho.

Manualmente, o tempo de processamento para todos esses tipos de documentos pode chegar a semanas, enquanto a automação permite que o processo seja reduzido para apenas algumas horas. Também permite que os funcionários recém-contratados tenham todos os equipamentos necessários para acessar o sistema de maneira oportuna.

Medição do turnover

Medir a rotatividade de funcionários é fundamental para apoiar a retenção de talentos. A digitalização do RH ajuda você a quantificar o custo da perda de um funcionário por meio de gráficos de valor do colaborador para a empresa ao longo do tempo.

Essas melhores práticas de gestão também auxiliarão na hora de preencher a lacuna deixada por um funcionário que se desliga da organização.

Esses são apenas alguns pontos. Tenha em mente que a digitalização do RH pode aperfeiçoar a eficiência de diversos processos do setor de Recursos Humanos, bem como toda a empresa. A diminuição das taxas de erro aumenta a produtividade e a motivação dos funcionários, impactando positivamente no comportamento do público interno. O uso das ferramentas melhora muito o clima da organização, as relações e o otimismo entre os colaboradores.

Gostou deste artigo que explicou o que é digitalização do RH e por que você precisa dela na sua empresa? Então baixe o nosso e-book “Entenda mais sobre processos inovadores de recrutamento” para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário