Home Carreiras Descubra aqui 7 hábitos de pessoas bem-sucedidas

Descubra aqui 7 hábitos de pessoas bem-sucedidas

por Marcelo Braga
mulher com o braço direito levantado feliz por ter hábitos de pessoa bem sucedida

Você já parou para observar quais são os hábitos de pessoas bem-sucedidas? Uma rápida pesquisa na internet pode trazer fórmulas quase que milagrosas, mas a verdade está em pequenas atitudes que são transformadoras. Trata-se de um olhar internalizado em busca de mudanças necessárias!

Nós elaboramos uma lista com os 7 principais hábitos de uma pessoa bem-sucedida e você poderá conhecê-los ao continuar a leitura.

1. Tem rotina matinal saudável

A correria do dia a dia assusta as pessoas, mas devemos reconhecer a importância de encontrar tempo para os cuidados pessoais. Por isso, um dos hábitos de pessoas bem-sucedidas é ter uma rotina matinal saudável.

Isso inclui alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e ter momentos de diversão e relaxamento. No entanto, a rotina matinal saudável começa antes de o sol nascer: você precisa dormir bem. Um sono tranquilo proporciona energia para um dia produtivo.

Outro ponto que merece destaque é a alimentação, que deve ser equilibrada e incluir os nutrientes de que o corpo precisa. Frutas, cereais e alimentos integrais têm carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e garantem saciedade.

Se suas manhãs costumam ser agitadas, experimente tomar café da manhã assim que levantar da cama. Desse modo, você evita distrações e compromissos que podem forçá-lo a pular essa refeição.

2. Pratica exercícios para o corpo e a mente

Aproveitando o gancho do tópico anterior, outros dos hábitos de pessoas bem-sucedidas é praticar exercícios para o corpo e a mente. Logo, é fundamental que você escolha uma atividade que atenda a ambos.

Algumas pessoas, por exemplo, não gostam de musculação. Se esse não é um dos seus exercícios favoritos, busque alternativas! A natação é para todas as idades e, quando é bem aproveitada, fortalece os músculos, queima calorias e melhora o estado mental.

Yoga e pilates também são exercícios que estimulam corpo e mente. Eles ajudam no controle da respiração, trabalham a questão postural e oferece mais disposição para seus praticantes.

Outra opção é a caminhada ou corrida, que diminuem estresse e ansiedade. Basta calçar tênis apropriados e escolher um trajeto para percorrer — que pode ser nas ruas do seu bairro ou em algum parque próximo.

3. Planeja o dia e cria metas

Organização é tudo na rotina de pessoas bem-sucedidas. Elas sabem aonde querem chegar e, por isso, dedicam alguns minutos para planejar suas atividades diárias. Desse modo, conseguem controlar com mais precisão cada momento do dia.

O primeiro passo é visualizar todos os compromissos e tarefas existentes para o período. Tudo o que for urgente ou importante deve vir na frente. Na sequência, o que pode ser feito depois ou delegado para outra pessoa.

Em relação às metas, elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. São essas as características que permitem o controle a realização delas, além do estabelecimento de prioridades.

E diante de algo muito complexo, como um objetivo, experimente desmembrá-lo em tarefas mais curtas. Desse modo, será possível ver a evolução e se sentir motivado para alcançar o resultado.

4. Tem senso colaborativo

O senso colaborativo é uma competência socioemocional que também faz parte dos hábitos de pessoas bem-sucedidas. Ele está relacionado com o bem-estar dos outros e, no contexto organizacional, a objetivos e propósitos da empresa.

Para se tornar colaborativo, você deve começar mudando pequenas atitudes. Experimente, por exemplo, observar as demandas do dia sob a ótica do grupo, em vez de olhar apenas as suas necessidades.

Mude também o modo como se relaciona com os demais. Esteja mais aberto para dialogar e trocar conhecimento com seus colegas de trabalho. Participe de projetos multidisciplinares, que envolvem pessoas de todas as áreas.

E, para conquistar espaço, disponibilize-se para fazer o que outras pessoas não têm interesse de fazer. Não tenha medo de oferecer mais de seu tempo, pois isso é visto pela organização como disposição para crescer.

5. Dá e recebe feedbacks periodicamente

Feedbacks nem sempre vão bem vistos por quem dá ou recebe. Isso acontece porque não há um preparo para esse exercício que informa a outra pessoa como percebemos seu comportamento.

No entanto, sendo um dos hábitos de pessoas bem-sucedidas, o feedback é feito de forma natural — e sem sofrimento. Ele ocorre pontuando um fato ou comportamento, explicando o que ocorreu e o impacto para a equipe ou organização.

A consequência para a persistência do ato em questão também é exposta. Além disso, um acordo é proposto para que todos fiquem satisfeitos.

Por outro lado, você deve se preparar para receber feedbacks. Evite concluir precipitadamente, ou seja, evite interpretações. Também solicite exemplos e não se justifique. E diante do acordo proposto, assuma compromissos.

6. Admite erros e se dispõe a aprender

Você sabia que admitir erros dá a oportunidade de aprender com eles? Esse é outro dos hábitos de pessoas bem-sucedidas! Elas não negam as próprias responsabilidades, muito menos se justificam na tentativa de superar atitudes incorretas.

Quando você não admite os erros que comete, cria uma distância com o fato e suas consequências. Nesse sentido, deixa de ter a oportunidade de revisar o processo, identificar falhas e aprender.

É comum que esse tipo de comportamento traga um alívio imediato. O problema, contudo, é exatamente esse imediatismo, que a longo prazo se transformará em ansiedade quando tiver que lidar novamente com a mesma situação.

Assim sendo, não tenha vergonha de assumir os próprios erros e evite culpar outras pessoas — muito menos fatores que não estão sob o seu controle, como o clima ou o trânsito congestionado.

7. Faz uma coisa de cada vez

A supervalorização do multitarefa passou, porque pessoas e empresas descobriram que a produtividade verdadeira está em um dos hábitos de pessoas bem-sucedidas: o fazer uma coisa de cada vez.

Experimente assistir a um filme, preparar pipoca, conversar com alguém pelo WhatsApp e não perder o alerta da lavadora que dirá o momento no qual suas roupas ficarão limpas. É impossível se concentrar em tudo!

Por mais que você domine muitos assuntos, tente executar cada tarefa de uma vez. Se começou a escrever um e-mail, termine! Isso evita chegar no fim do dia com várias tarefas acumuladas que começaram a ser feitas, mas não foram concluídas.

Esse e outros hábitos de pessoas bem-sucedidas são essenciais para quem busca crescer pessoal e profissionalmente. Eles servem de exemplo e podem nortear suas ações, permitindo um caminho muito proveitoso e repleto de realizações.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário