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Como investir em um programa de indicação de funcionários

por Marcelo Braga
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Em um cenário onde encontrar e reter bons profissionais é um dos grandes desafios da área de Recursos Humanos, conhecer diferentes possibilidades de realizar o processo de recrutamento é algo fundamental. Por esse motivo, neste artigo, queremos perguntar: já pensou em investir em um programa de indicação de funcionários?

Essa é uma alternativa capaz de identificar excelentes candidatos, que não apenas sejam qualificados para a vaga, mas também que estejam alinhados com o perfil da empresa. Ela ainda beneficia os seus colaboradores, favorecendo o engajamento e o clima organizacional.

Para conhecer melhor esse modelo e conferir dicas de como implementá-lo, é só continuar a leitura!

Como funciona um programa de indicação de funcionários?

Nessa modalidade de recrutamento, os próprios colaboradores podem fazer indicações para preencher vagas em aberto na empresa, além de também contribuírem para a formação de um banco de currículos. Esse modelo deve estar alinhado à cultura organizacional e ter uma boa estrutura. Assim, é possível ter bons resultados e trazer vantagens para o negócio.

O processo de seleção aqui continua sendo essencial. Ele deve ser completo, sem pular nenhuma etapa, e imparcial. Dessa forma, tem-se uma base sólida e mais eficaz para a contratação, pois se comprova que o candidato é realmente apto a assumir a função.

Quando bem implantado, esse modelo traz várias vantagens à empresa e ao seu pessoal. Isso não significa que os demais tipos de recrutamento devem ser descartados: é apenas uma maneira de ter diferentes opções e poder escolher a melhor em cada situação.

Qual o papel dos colaboradores nesse tipo de recrutamento?

Apesar de fazerem as indicações, os colaboradores nunca devem ser cobrados ou responsabilizados caso ocorra algo de errado com o profissional contratado. Seu funcionário dará sugestões para o preenchimento de um cargo, mas a responsabilidade de encontrar a pessoa certa é da organização.

A fim de otimizar o processo, é importante que os colaboradores sejam informados sobre as responsabilidades da vaga em aberto e os seus requisitos técnicos e comportamentais, com o objetivo de indicarem pessoas que realmente se encaixem ali. Também é interessante sugerir aos colaboradores que, antes de fazer uma indicação, analisem se a pessoa tem o fit cultural com a empresa e se de fato está interessada no cargo.

A empresa deve fazer uma boa divulgação interna da proposta e deixar as regras bem claras. Além disso, é importante motivar os colaboradores e incentivá-los a participar. Essa motivação, no entanto, não deve ser um cuidado apenas no momento do processo em si: ela deve ser sempre alimentada para engajar os colaboradores e despertar a vontade de ajudar a empresa, fazendo inclusive boas indicações.

Como montar um programa de indicação de funcionários?

Agora que você já sabe como funciona esse tipo de recrutamento, vamos dar algumas dicas sobre como implementá-lo. Para iniciar, lembramos ser importante que a área de RH seja bem estruturada e que a empresa tenha políticas internas sólidas, para que tudo corra bem. Além disso, você também pode se inspirar nas sugestões a seguir.

Analise a cultura organizacional

Ressaltamos ser importante verificar se um programa de indicação está alinhado com a sua cultura organizacional. Mesmo se estiver, pode ser necessário reforçar alguns pontos para otimizar o processo. Investir no engajamento e na satisfação dos colaboradores, por exemplo, faz toda a diferença para que eles se identifiquem com a marca e queiram fazer boas indicações.

Até que esse programa faça parte da sua cultura e flua mais naturalmente, é preciso ter paciência. Isso vai ocorrer aos poucos mesmo, mas é preciso ir tomando as medidas necessárias.

Crie um ambiente favorável

Essa dica está ligada à satisfação dos colaboradores mencionada acima. Para que eles desejem contribuir junto à empresa com as suas indicações, precisam estar felizes com o seu local de trabalho, bem como com os valores do negócio e com as suas atividades.

Isso envolve uma série de fatores, como o clima organizacional e as estratégias que realmente estejam alinhadas ao que a empresa promete. Os colaboradores conhecem a forma como a organização funciona e só vão querer auxiliá-la se estiverem realmente satisfeitos, então sempre procure investir em seu bem-estar, em seus interesses e em suas necessidades.

Invista em comunicação

A comunicação é outro ponto fundamental. É preciso que toda a empresa esteja ciente da cultura organizacional e dos valores do negócio, por exemplo, para indicarem quem realmente se alinha com ele. Além disso, como mencionamos, é importante que o perfil, os objetivos e os requisitos do cargo estejam bem explicados.

Da mesma maneira, a comunicação é necessária para que os colaboradores saibam como vai funcionar o processo, onde podem realizar indicações e onde poderão conferir os resultados. Conscientize-os da importância desse programa e, ao final, dê feedbacks a quem participou, sem prejudicar ninguém, é claro.

Analise a trajetória de quem indica

Alguns fatores podem ser observados para priorizar certas indicações. O tempo que um funcionário tem de empresa é relevante aqui, por exemplo, pois se supõe que ele já tenha um maior conhecimento sobre a organização e o seu modo de funcionar.

Isso não significa, no entanto, que as outras indicações devem ser desprezadas ou que é possível confiar cegamente na sugestão e, portanto, pular etapas de seleção. Além disso, os colaboradores não devem, de forma nenhuma, se sentir desvalorizados, comparados ou rejeitados. Cuidado para que isso não cause uma impressão indevida com seu pessoal.

Mensure os resultados

Mensurar os resultados de recrutamentos realizados com a indicação de funcionários é importante até mesmo para ir aperfeiçoando esse processo nas próximas vezes. Talvez tenham ocorrido falhas na comunicação, por exemplo e, com isso, os resultados não foram tão certeiros quanto o esperado. Mesmo se a mensuração mostrar um cenário positivo, é importante verificar se há pontos a melhorar.

Cada empresa terá suas próprias métricas a avaliar em cada processo, de acordo com a vaga e as suas necessidades, entre outras questões. Alguns exemplos do que levar em conta incluem o índice de turnover, o tempo que a contratação levou e a retenção dos talentos obtidos nesse programa.

Cuide de seus colaboradores

Seus colaboradores indicarão pessoas que eles conhecem de alguma forma e, por isso, é interessante buscar evitar conflitos entre eles, caso algo saia errado. Se um indicado for contratado, mas não dê certo na empresa por algum motivo, seja transparente e mostre como isso foi uma questão do negócio, não uma responsabilidade do colega.

Os colaboradores que fizerem indicações contratadas podem receber recompensas, mas apenas depois de um tempo de contratação. Esse tempo deve ser definido por cada empresa.

Vale citar, ainda, uma dica importante de como evitar erros no programa de indicação de funcionários. Realize o processo seletivo corretamente, passando informações claras e prezando pela qualidade, em vez de focar apenas a rapidez. Assim, você desenvolve um processo mais eficaz, que traz vantagens como o engajamento e um melhor clima organizacional. Agora você conhece melhor o recrutamento por indicação de colaboradores! Quer implementar na sua empresa, conheça a solução da Reachr que possui o programa de indicação de funcionários.

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