Home Profissionais de Vendas 5 lições que atletas podem ensinar para a equipe de vendas

5 lições que atletas podem ensinar para a equipe de vendas

por Marcelo Braga
lições para a equipe de vendas

Atletas têm metas, cobranças, sofrem pressão e têm dias ruins…Identificou-se com essa rotina?

Todo grande vendedor, no fundo, é um atleta que tem seus momentos difíceis, mas vibra a cada conquista e mantém o foco em seus resultados.

Nesse post, falaremos sobre 5 lições para a equipe de vendas se espelhar nos atletas. Acompanhe e seja um verdadeiro campeão!

1. Analise os indicadores de performance

Atletas precisam estar ligados em suas marcas. Cada segundo do cronômetro pode definir a vitória ou fracasso de meses de treinamento. Para obter excelência, os melhores estão sempre de olho em métricas que apontam o tempo e a performance. E a busca obsessiva é sempre por recordes e melhores resultados.

Um especialista em vendas também precisa acompanhar alguns KPI’s — que são indicadores que apontam se os resultados estão indo para o caminho certo.

Entre os KPI’s, é recomendado que a equipe de vendas acompanhe: a Taxa de Conversão, o Ticket Médio, a Taxa de Descontos e o número de Aquisição de Novos Clientes.

Como um bom atleta, procure sempre melhorar essas métricas e superar seus limites!

2. Saiba agir sob pressão

Atletas estão em constante pressão. É preciso saber lidar com a cobrança da torcida, treinador, patrocinadores e tantas outras pessoas que o apoiam ou torcem por ele.

Isso coloca uma carga de responsabilidade a mais que o atleta precisa vencer para sagrar-se campeão.

Vendedores vivem uma pressão muito parecida: com a cobrança vinda de seus líderes, da empresa, fornecedores, relatórios e das metas de vendas.

Tenha objetivos e esforce-se para alcançá-los. Quando a cobrança inicial parte de você mesmo, os resultados começam a aparecer, e a pressão externa será muito menor!

3. Tenha a mente de um campeão

Campeões são pessoas extremamente motivadas. Eles procuram a cada dia superar seus próprios números e ter seu nome gravado na história do esporte.

Pequenas derrotas ou dificuldades não conseguem abater quem tem espírito vencedor. Isso porque ele tem um projeto muito maior e sabe que, no final, seu nome estará no alto do pódio.

Tenha a mentalidade de um campeão: estabeleça suas metas pessoais, foque numa visão de sucesso e não descanse enquanto não alcançá-la!

4. Faça o seu trabalho com disciplina

Bons esportistas precisam ter disciplina e ficar atentos a detalhes que podem influenciar na competição. Esses pontos vão desde coisas simples — como a direção do vento — até fatores mais complexos — como o desempenho do seu oponente.

É preciso muita disciplina para ficar atento a todos os pormenores e realizar cada jogada com maestria.

É necessário estudar todos os detalhes: que vão desde as preferências e necessidades do cliente, até as estratégias do seu concorrente.

A execução deve ser feita com disciplina para um bom resultado nas vendas!

5. Use o exemplo dos atletas e tire lições para equipe de vendas

É muito difícil achar alguém que não goste de algum esporte. As competições nos ensinam a trabalhar em equipe, a nos doar completamente por um grande objetivo e a nos emocionar quando um bom resultado é alcançado.

Use exemplos de sucesso do seu esporte favorito para motivar-se a cada dia.

Quando você for fazer sua próxima venda, lembre-se de que, assim como seu atleta favorito, você também é um campeão!

Gostou desse post trazendo lições para a equipe de vendas? Então compartilhe nas suas redes sociais e inspire outros vendedores a aprenderem com os atletas!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário