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5 técnicas que você deve saber se quiser vender mais

por Marcelo Braga
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Há pelo menos 5 técnicas que você deve saber se quiser vender mais. Afinal, um bom vendedor sabe se adaptar e entende como conquistar cada consumidor, mesmo com tantas diferenças entre os perfis de seu público.  Levar em consideração que cada tipo de produto e serviço possui um tipo bem particular de interessado.

Ou seja: uma estratégia de venda que funciona para o produto A, pode não funcionar para o produto B. E os novos clientes em potencial, acostumados com a celeridade e maior volume de informações que a internet propiciou, tornou-se mais exigente.

Mas afinal, o que um bom vendedor precisa saber para conquistar o novo consumidor?

Descubra quem é esse novo consumidor

O primeiro passo é angariar dados sobre o comprador atual. Saber como atender o público-alvo é importante, ainda mais quando há muitas mudanças em seu perfil. Por exemplo: a internet mudou a forma como as pessoas procuram informações; sendo assim, muitas pessoas evitam perguntar para os vendedores sobre o produto, pois já observaram o item na internet.

Uma alternativa é: ao invés de falar sobre as funcionalidades da mercadoria, foque nas suas soluções. O consumidor muitas vezes não compra algo que funciona bem, compra algo porque ele pode solucionar um problema seu.

O bom vendedor sabe como persuadir esse novo consumidor e entregar a solução ideal para ele, conforme seu perfil.

Analise como ele se comporta

Outra coisa que é de extrema importância é o comportamento do cliente. Examine como esse novo consumidor se comporta — como, por exemplo: a forma como ele anda pela loja, o que ele olha nas prateleiras e gôndolas, tanto quanto suas eventuais questões ou dúvidas sobre os produtos e serviços do estabelecimento.

Entender o comportamento dele é uma forma de conseguir oferecer o produto ao consumidor exatamente quando ele está procurando por algo. Assim você aumenta as chances de concluir sua venda.

Considere as tendências de compra

Junto com o perfil do novo consumidor e suas condutas, também é bem conveniente levar em consideração as novas tendências de consumo, ou seja, os fatores que influenciam a decisão de compra.

Perceba quem realmente compra mais, se são os responsáveis (por exemplo, os pais) ou os influenciadores (se são os filhos que fazem os pais comprarem determinado produto). Avalie também os itens que estão com vendas aquecidas naquele período, a fim de aproveitar essa inclinação do mercado para entusiasmar a clientela. Empregue essas tendências ao seu favor e aumente os seus resultados com os novos consumidores.

Saiba a diferença entre o marketing de ontem e o de hoje

Entenda que as táticas de marketing utilizadas décadas atrás não estão mais conseguindo alcançar os mesmos resultados hoje em dia. Isso acontece porque o consumidor mudou, então as estratégias também precisam mudar.

Uma boa ideia é fazer uso das redes sociais e das tecnologias, pois uma característica desse novo consumidor é buscar por informações com celeridade e baseando-se nos comentários alheios. Isso faz o marketing digital apresentar bons resultados, ainda que para lojas físicas.

Relacione-se mais com o cliente

O marketing digital também é um forte aliado em um setor importantíssimo para conquistar o novo consumidor: o relacionamento. Se o público quer tirar dúvidas e resolver problemas de forma mais rápida, fazê-lo esperar não deve fazer parte de seus planos — nem de seu método de vendas…

Agilize os processos e mostre-se mais disponível, seja via WhatsApp, e-mail ou outra forma de comunicação. Sempre esteja acessível para se relacionar bem com o novo consumidor. Além de agradá-lo, você pode ganhar sua confiança. E vender mais, é claro.

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