Home RHDados e indicadores RH data driven: o que é e seus benefícios

RH data driven: o que é e seus benefícios

por Marcelo Braga
rh data driven

O RH data driven representa uma das mudanças de chave trazidas pelo avanço da tecnologia nos últimos anos: confie nos dados. Cada vez mais o setor de RH tem gerado e utilizado métricas e análise de dados para, assim, caminhar em direção a um futuro com maior predominância dos números ao invés do puro feeling. Uma pesquisa feita no ano passado indica que mais de 61% dos profissionais do setor utilizaram a análise de dados para tomar uma decisão.

É um movimento necessário: assim como em outras áreas, o RH também deve tomar decisões orientadas por dados para obter melhores insights sobre o engajamento, satisfação e organização dos colaboradores em geral. Além disso, as decisões de recursos humanos baseadas em dados podem aumentar o impacto que o RH pode ter no desempenho da empresa como um todo.

Além destas, há muitas razões pelas quais o RH deveria adotar uma mentalidade data driven. Veja o que sua organização tem a ganhar neste artigo:

O que é o RH data driven?

O RH data driven é um mindset que trata sobre o uso de dados para obtenção de insights importantes sobre o setor de recursos humanos – bem como a organização como todo -, satisfação dos colaboradores, engajamento e muito mais. Significa que a análise de dados é o que irá direcionar o planejamento estratégico, as ações e as decisões que serão tomadas e com isso, garantir que todas as escolhas sejam feitas de maneira mais segura e com mais embasamento.

Quais benefícios o RH data driven pode trazer?

Um RH moderno deve contar com os dados para guiar suas decisões e escolhas. Agregar dados é a maneira na qual o RH torna-se um elemento essencial e indispensável a qualquer organização de sucesso, por trazer mais inteligência, análises e números para ser capaz de avaliar corretamente os colaboradores e criar uma equipe de sucesso.

Veja abaixo outros benefícios que um mindset orientado ao uso e análise de dados pode trazer ao seu RH:

Incentiva a inovação

Dados, métricas e análises quando usados corretamente podem apoiar a criação ou desenvolvimento de uma cultura baseada na inovação. Ao metrificar e analisar seu recrutamento, por exemplo, analisando números como quantidade de candidatos por vaga, geolocalização, idade, gênero, entre outros, é possível obter os insights que tornarão seu processo muito mais eficiente para atrair os talentos ideais.

As análises podem ajudá-lo a melhorar seu processo de recrutamento, além de também ajudá-lo a determinar quais praticas e estratégias estão ou não funcionando e aprender com isso.

Ajuda a encontrar as raízes dos problemas

Para solucionar um problema é preciso investigar a fundo suas causas. E uma mentalidade data driven ajuda o RH a atuar dessa maneira. O RH deve ir além da mera coleta de dados (por exemplo, uma taxa de turnover de 14%) e começar a interpretar essas métricas em busca de respostas, (exemplificando, desses 14%, 85% deles apontaram má liderança como a principal causa da saída) .

Essa análise impede decisões baseadas unicamente no “feeling” e na intuição e representa o raciocínio lógico dos dados. Ele conecta pontos em uma imagem completa e ajuda a compreender as causas de qualquer problema.

O RH data driven melhora a produtividade

O RH data driven pode ser usado para melhorar a produtividade da sua equipe. Analisando os dados de desempenho dos colaboradores, você pode alterar a maneira como promove e incentiva a produtividade de todos.

Os dados podem ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Ao analisar as métricas relacionadas ao desempenho da equipe, você pode determinar onde cada colaborador se destaca e onde estão enfrentando dificuldades e trabalhar com a gerência para criar iniciativas que os ajudem a superá-las.

Quando você toma decisões baseada em dados torna-se mais fácil atender às necessidades da sua equipe.

Ajuda a aumentar o engajamento

O engajamento dos colaboradores é um assunto sempre em alta no RH. Talvez ainda mais devido ao atual momento, com gerações mais novas entrando no mercado de trabalho e a expansão do modelo remoto.

E os dados podem exercer um importante papel para manter uma equipe engajada. O RH data driven vai além da mera coleta de dados ou da pesquisa de satisfação: irá buscar os indicadores que irão contar se sua equipe está engajada – ou não. A análise de indicadores de desempenho como cumprimento de metas, índice de absenteísmo, entre outros, podem ser utilizados pelo RH para identificar mais rapidamente os indivíduos que estão precisando de apoio adicional.

O RH data driven torna o RH estratégico

Na última década, o departamento de recursos humanos passou por uma forte transformação. O avanço da tecnologia e da automação permitiu ao RH a oportunidade de sair do modelo operacional para se tornar um parceiro estratégico dentro do negócio.

Para que essa mudança aconteça, o RH deve usar dados e análises. Analisar as diversas métricas apresentadas pelos colaboradores, e as iniciativas que o RH executa ajudam no desempenho e estrutura geral. As análises fornecem uma imagem mais clara se uma estratégia está — ou não — funcionando. Esses insights são inestimáveis, pois fornecem o suporte que o RH precisa para tornar-se inestimável ao futuro das organizações.

Conclusão

O RH data driven ajuda as empresas a tomarem melhores decisões. As decisões tomadas pelo setor afetam os negócios, a gestão e os colaboradores no presente.

Mas o mindset data driven pode ir além do agora e contribuir também para o futuro do negócio. Análises preditivas podem ser usadas para determinar tendências, mudanças, oportunidades e problemas futuros em recursos humanos. Os dados podem destacar possíveis mudanças nas tendências, dando-lhe tempo para fazer os ajustes necessários com antecedência e manter-se um passo à frente.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário