Home Atração e Retenção A importância e a função do RH no processo de recrutamento

A importância e a função do RH no processo de recrutamento

por Marcelo Braga
recrtutadora ao telefone, conversando sobre contratações: uma função do RH, um dos setores mais estratégicos de uma empresa

Foi-se o tempo em que a função do RH na hora de recrutar se resumia a coletar cópias de documentos, fotos 3×4 e carteira de trabalho.

Especialmente nos momentos de crise, em que a mão de obra qualificada se torna cada vez mais escassa e a procura por emprego aumenta, o setor tem tomado um papel cada vez mais estratégico.

Isso porque as melhores organizações querem contar com os melhores profissionais, e não há nenhum departamento mais indicado do que o de Recursos Humanos para garantir que eles sejam efetivamente contratados — e retidos.

Neste post, você vai ficar por dentro de alguns pontos que comprovam a importância do RH na hora do recrutamento. Confira a seguir.

1. Alinhamento de valores

O alinhamento de valores entre a empresa e o contratado é uma tendência que vem sendo cada vez mais priorizada nos processos de seleção.

A função do RH é identificar se os valores do candidato em questão realmente batem com os da empresa, o que normalmente é chamado de fit cultural, reduzindo as chances de que o contratado venha a ser demitido ou pedir demissão por se sentir “deslocado” dentro da organização.

O fit cultural também tem sido mais analisado pelos colaboradores quando estão procurando por oportunidades. Cada vez mais há o desejo de trabalhar em empresas que compartilhem com os mesmos valores e visões.

2. Visão estratégica

Se quiser ser visto — e respeitado — pelos demais departamentos da organização como um setor que vai além de questões burocráticas e da infame frase “passe lá no RH”, os Recursos Humanos precisam assumir uma posição estratégica.

Não esperar que os gestores demandem profissionais (ou indiquem, o que é pior, pois praticamente anula a função do RH), mas agir proativamente e procurar no mercado aqueles nomes que vão fazer diferença no time como um todo.

3. Transmitir confiança

Dois grandes desafios enfrentados diariamente pelos profissionais de RH: ganhar a confiança tanto do dono da empresa quanto do contratado. Afinal, quem é que tem a palavra final?

Essa parece ser a pergunta que assombra todo RH. No entanto, mais do que obstáculo, essa pergunta deve servir de incentivo para que o RH conquiste a confiança do contratado com informações transparentes sobre salário, carga horária, demandas, etc. Ao mesmo tempo, deverá saber defender seus argumentos perante o dono da empresa — principalmente nos casos em que for contra a contratação de uma indicação dele.

Mas a função do RH não termina assim que o candidato assina os termos de contrato com a empresa. Pelo contrário. Está apenas começando.

Cabe ao RH acompanhar, através de uma gestão de dados eficiente, se o recém-contratado está recebendo o treinamento conforme programado, se está devidamente orientado em relação às questões burocráticas, se está batendo o ponto, etc.

Além disso, é dever do RH buscar o feedback dos gestores sobre o contratado no período de experiência, para que, caso haja algum problema, os Recursos Humanos possam intervir a tempo e orientar o funcionário a fim de evitar uma demissão precoce e, consequentemente, uma alta na rotatividade (turnover) da equipe — um índice que compromete tanto a produtividade quanto o caixa da empresa.

Como você pode perceber, se todas as empresas se dessem conta da importância do RH na hora do recrutamento, possivelmente teriam mais competitividade no mercado.

Por outro lado, já está mais do que na hora de o RH assumir seu papel de vanguarda nas corporações como um setor estratégico que gerencia não apenas pessoas, mas as pessoas mais indicadas — e capacitadas — de acordo com os objetivos de negócio.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário