Os primeiros anos de um estudante na universidade são providos de bagagens teóricas, que só serão aprendidas de fato quando colocadas em prática. Essa extensão prática do ensino é conhecida como estágio. É nesse momento que o aluno aplicará o seu conhecimento teórico à execução de fato. Mas como escolher uma boa vaga de estágio que atenda todas as perspectivas do candidato?
Bom, se você nunca trabalhou antes e o estágio será o seu primeiro emprego tome nota de algumas dicas acertadas para começar sua vida profissional com o pé direito.
O que você deseja para a sua carreira
Antes de se lançar no mercado de trabalho procurando por qualquer vaga, apenas para cumprir as horas exigidas pela universidade, analise seus objetivos. Faça uma lista e elenque suas metas e habilidades. Trace seu perfil, dessa maneira, será mais fácil descobrir qual a melhor vaga para você conquistar o seu primeiro emprego.
Salários modestos e compatíveis
Geralmente, a remuneração paga ao estagiário é considerada uma ajuda de custo para que o aluno supra algumas necessidades básicas, como transporte e refeições. Sendo assim, se o valor oferecido como contraprestação é insuficiente para as suas necessidades, não aceite a vaga.
Afinal de contas, não é de bom tom iniciar sua vida profissional tentando um aumento financeiro — lembre-se, você está cru e ainda tem muito para aprender antes de tomar tal posicionamento.
Normalmente, salários maiores são pagos a estagiários seniores ou monitores, uma vez que eles têm a árdua tarefa de ensinar os novatos, acumulando uma carga bem maior de serviço.
Zona de conforto
Se você está iniciando sua vida profissional através do estágio e de cara já conseguiu a vaga dos seus sonhos, tenha em mente que nem tudo será lindo e perfeito sempre.
Haverá dias não tão gloriosos — por vezes, o seu chefe não estará de bom humor, outras vezes você deverá cumprir trabalhos triviais que o fará pensar que está desperdiçando o seu tempo e talento, mas calma! Tudo isso faz parte do crescimento não só intelectual como pessoal.
Dessa maneira, porte-se como um adulto sensato e responsável e não surte, lembre-se: você não está lidando com os seus pais, portanto, não haverá a mesma tolerância em relação ao seu chefe.
Controle suas expectativas
Você acabou de conquistar o seu primeiro emprego e deu o melhor de si para executar todas as tarefas solicitadas, e mesmo assim, não recebeu nenhum elogio ou qualquer agradecimento? Acostume-se, o reconhecimento é um prêmio árduo e moroso.
Imediatismos não cabem nessa fase da vida, aprenda a pensar em longo prazo, afinal de contas, você está se descobrindo profissionalmente e lapidando suas habilidades, a expertise chegará com os anos e muita prática. Então, evite sofrer com expectativas não condizentes com o momento.
Aprenda a projetar sua imagem
Já imaginou fazer um teste vocacional para escolher a vaga ideal de estágio? Seria perfeito, não é mesmo?
Então, que tal investir em uma equipe de profissionais que vão projetar você no mercado de trabalho, analisando o seu perfil e a compatibilidade das suas habilidades com a vaga pretendida? Invista no seu futuro, e agregue mais qualidade nas suas decisões, aprenda desde como montar um currículo excelente até mesmo como se portar em uma entrevista. Com essas dicas, o seu primeiro emprego pode superar as suas expectativas e acrescer valor a sua vida profissional.
Veja no vídeo abaixo, algumas dicas para divulgar o seu currículo:
E ai gostou deste post? Então não se esqueça de curtir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as novidades que traremos a você!