Home Carreiras 5 dicas para se dar bem e se destacar em seu estágio!

5 dicas para se dar bem e se destacar em seu estágio!

por Marcelo Braga
dicas para se dar bem no estágio

O estágio é um dos passos mais importantes para o desejado crescimento profissional. É o alicerce da carreira, onde as bases são construídas. Além do desenvolvimento técnico há também o comportamental. É preciso aproveitar ao máximo o período de estágio, já que um bom começo facilita muito o restante do percurso.

Hoje separamos algumas dicas que podem te ajudar nisso, confira!

1 – Continue focando nos estudos

Por mais que seja importante se dedicar ao estágio, é preciso ter cuidado para não se descuidar dos estudos. Apesar da prática muitas vezes fugir do que é ensinado na teoria, é importante que você conclua a faculdade no tempo certo, para não prejudicar seu desempenho profissional. Dessa forma, uma não deve comprometer a outra.

Evite acumular muito conteúdo para estudar, ainda que esteja um pouco cansado do trabalho, separe alguns minutos do dia para fazer os trabalhos da faculdade ao invés de deixar tudo para a última hora ou para os finais de semana. É preciso descansar também, pois ficar sobrecarregado pode comprometer tanto os estudos, como o estágio.

2 – Melhore seu relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal consiste na forma como você se relaciona com as pessoas ao seu redor. Não necessariamente você precisa ser amigo de todos, mas uma boa convivência no ambiente de trabalho é essencial.

Além disso, manter um bom clima no ambiente de trabalho também evita que você se sinta desmotivado. Evite entrar nas chamadas “panelinhas” e fuja de fofocas e intrigas. Seja sempre transparente com todos e você verá como será recompensado.

As relações nas empresas muitas vezes transcendem o dia a dia do trabalho. É importante ter um mínimo de relacionamento junto com os colegas de trabalhos em redes sociais, assim como em alguns eventos da empresa.

3 – Conheça a empresa e aprenda com ela

Nem sempre o estágio é o primeiro emprego, mas ele tem um objetivo um tanto diferente, já que é voltado ao aprendizado. Deste modo, é preciso entender que você deve conhecer a empresa e aprender com ela, seus valores, produtos, a estrutura de tomada de decisão e a hierarquia. O funcionamento de uma forma geral.

Observe desde o início do trabalho até o resultado final e como todos os colaboradores são importantes para que os resultados sejam alcançados. Isso pode mudar a forma como você encara seu trabalho, proporcionando uma nova visão de mundo e mais maturidade profissional.

4 – Aproveite a oportunidade de estágio

Conseguir um estágio é de fato uma boa oportunidade e traz também responsabilidades. É preciso se mostrar aplicado, tentar aprender tudo o que puder. Quando surgir uma dúvida, não hesite em pedir ajuda, pois é melhor do que cometer um erro que possa comprometer seu cargo.

Além disso, já é esperado que um estagiário tenha dúvidas e necessite de apoio, justamente por isso sempre há alguém encarregado de orientá-lo.

5 – Pense em como se destacar em seu estágio pode te ajudar no futuro

Todas as suas ações, desde a sua entrada na empresa, podem influenciar no seu futuro profissional. Por isso, é importante atentar-se às suas atitudes, comportamento e na forma como irão te enxergar. Se vista de acordo com o ambiente profissional, seja humilde e cordial.

Cumprir com o horário, sem se atrasar ou faltar muito também são aspectos muito importantes para que você consiga se destacar em seu estágio e sempre são observados pelos gestores. É preciso demonstrar iniciativa, além de desejo de aprender e força de vontade. Lembre-se que são eles que podem te ajudar a ser efetivado quando seu contrato acabar.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário