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Os 5 C’s para uma boa gestão de pessoas

por Marcelo Braga
equipe unida, fazendo gesto de união com as mãos simbolizando os benefícios de uma boa gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um conceito cada vez mais importante no mundo corporativo.  Isso vem acontecendo pois há uma busca por maior equilíbrio entre o bem estar pessoal e o desempenho profissional por parte dos colaboradores, movendo as empresas em direção a novas estratégias para lidar e engajar seu capital humano.
 
Assim, uma gestão de pessoas eficiente requer estratégias para cuidar do capital humano. Bem como observar a experiência do colaborador no trabalho, incentivar a inovação, otimizar processos para atrair e reter talentos engajados que aumentarão a produtividade dos negócios. 

O que é a gestão de pessoas e porque ela importa

A gestão de pessoas trata sobre um conjunto de práticas para gerenciar e otimizar os processos de desenvolvimento, motivação e o dia a dia das equipes. É um conceito que tem ganhado importância nos últimos anos e deixando de ser apenas uma tarefa das lideranças para também envolver o setor de RH na sua implementação. 
 
É importante para inspirar sua equipe a atingir seu máximo potencial dentro do ambiente de trabalho, assim como contribui para direcionar todo o time na busca por um único objetivo. O que impacta de modo positivo na cultura organizacional da empresa e no sucesso que ela alcançará. 
 
Uma boa gestão de pessoas é relevante também para atrair e, especialmente, reter colaboradores. A maioria das pessoas que saem das organizações não o fazem por conta da empresa em si, mas sim para fugir de lideranças ineficientes.  
 
Uma má gestão de pessoas influencia no aumento do turnover da empresa e na produtividade dos colaboradores. 
 
Desse modo, é importante saber quais atitudes tomar para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa. E isso pode ser feito a partir dos 5 C’s:

Clareza:

Sabendo que parte relevante da gestão trata-se de passar as instruções certas da maneira correta à equipe, clareza torna-se um tópico fundamental. É o que ajuda a entender o que seus colaboradores precisam fazer, como eles farão e o que é esperado deles, dando-lhes segurança para realizar suas tarefas. 

Comunicação:

Saber como comunicar-se com seu time é um processo chave para obter melhores resultados. Assim, encorajar a comunicação através de medidas como abrir canais para conversar e ouvir sua equipe, fornecimento de feedbacks com constância e abertura para ouvir opiniões vindas da sua equipe são ferramentas importantes para uma gestão de pessoas bem sucedida.

Uma boa comunicação pode ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores, pois facilita o entendimento de que a empresa os vê como parte integrante do seu sucesso.

Colaboração:

O sucesso é medido pelos resultados da equipe. Vitórias e derrotas são missões coletivas acima de tudo. Assim, delegar tarefas e responsabilidades ajudará a levar sua equipe a atingir suas melhores performances. A tecnologia ajuda a fornecer diversas ferramentas capazes de integrar e evoluir o trabalho colaborativo entre todos, mesmo em casos de equipes remotas.

Compromisso

 Uma boa gestão de pessoas tem o poder de melhorar a produtividade da empresa, mas isso pode não ocorrer tão rapidamente. É um processo lento que demandará comprometimento de todos. Haverá erros, acertos e é necessário estar preparado para lidar com eles e ajustar o processo com o tempo.

Atenção: não se trata de brigar ou antagonizar colaboradores no ambiente de trabalho. Mas sim apostar e reconhecer as diferenças das pessoas que fazem parte da sua equipe.  A diversidade de perfis e ideias, o confronto delas irá contribuir para o crescimento da sua empresa no futuro e deve ser valorizado. 
 
Seja para melhorar seu desempenho ou atrair e reter talentos, uma boa gestão de pessoas precisa estar nas conversas e treinamentos das lideranças da sua empresa. Por isso, é importante também saber o que é e qual a importância desse conceito cada vez mais fundamental para o sucesso das organizações.

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