Home Dicas Empresarial O papel da análise comportamental no sucesso do seu time

O papel da análise comportamental no sucesso do seu time

por Marcelo Braga
O papel da análise comportamental no sucesso do seu time

Em um passado relativamente recente a capacitação técnica e a experiência representavam as portas de entrada da grande maioria dos profissionais no mercado de trabalho. Contudo, as organizações começaram a pesar também aspectos fundamentais que no cotidiano fazem toda a diferença para o desempenho das equipes: os elementos comportamentais. A possibilidade de avaliar previamente essas características humanas antes de contratar novos colaboradores trouxe vantagens significativas para as empresas, afinal, é preciso saber se aquele profissional com um histórico altamente produtivo irá continuar produzindo satisfatoriamente em um ambiente completamente diferente daquele onde estava inserido. Ou se alguém com um currículo impecável é capaz de trabalhar em equipe, de coordenar um setor ou de cumprir metas e prazos. Tudo isso é possível avaliar por meio de uma criteriosa análise comportamental.

Por qual motivo as competências comportamentais são tão decisivas?

A importância dos aspectos comportamentais é decisiva para o sucesso das organizações, afinal, as questões técnicas são mais maleáveis e podem ser promovidas pela empresa, ou seja, se o colaborador não possui determinado conhecimento é possível capacitá-lo de acordo com os objetivos da organização, entretanto, as habilidades comportamentais não podem ser incorporadas ao código de posturas ou ensinadas, elas podem somente ser gerenciadas. Por esse motivo, é fundamental selecionar as pessoas certas para os lugares certos. Vendedores precisam ser comunicativos, enfermeiros precisam ser atenciosos, fashionistas precisam ser criativos, e assim por diante. São características pessoais as quais não se ensina.

Importância da análise comportamental para o recrutamento e seleção

Um olhar mais perspicaz sobre os colaboradores ou futuros colaboradores permite à empresa um gerenciamento mais eficiente. Nesse sentido, posicionar as pessoas de acordo com o seu perfil é algo fundamental para obter times de alto desempenho, impulsionar os negócios, aumentar o dinamismo e otimizar tempo e recursos.

Essa jornada começa no processo de recrutamento e seleção e pode ser facilitada por softwares capazes de ampliar essa análise. O mercado dispõe de inúmeros deles, mas os mais eficazes são obviamente os que oferecem mais amplitude e profundidade na análise. Isso porque um profissional pode ter um perfil organizado, mas nem sempre detalhista, pontual, mas não necessariamente cumpridor de metas, enfim, quanto maior for a possibilidade de observação do perfil, mais assertiva será a contratação.

Os benefícios de possuir um software de excelência atrelado a uma boa plataforma são inúmeros. A automação é capaz de aumentar a visão integrada do recrutador sobre quais são os candidatos mais aderentes à vaga, uma vez que a própria plataforma faz o cruzamento das competências técnicas e comportamentais, dinamizando o processo.

Conheça o DOM a ferramenta que analisa até 15 aspectos

Felizmente, empresas de diferentes setores podem contar com o DOM, ferramenta da Reachr de análise comportamental capaz de verificar 15 aspectos dos candidatos.

Ele está entre os softwares de maior desempenho no setor e além de promover agilidade e precisão no processo de recrutamento e seleção, possui uma das entregas mais qualificadas do mercado proporcionada por sua versatilidade no cruzamento de dados distintos.

O DOM auxilia na identificação e seleção dos talentos mais adequados com uma grande economia de tempo e recursos, fazendo com que o setor de RH possa estar dedicado a aspectos mais criativos e estratégicos.

A inteligência artificial contida no DOM considera, por exemplo, a cultura organizacional da empresa e busca pelo match perfeito realizando filtros eficientes e ampliando as possibilidades de se encontrar o candidato com o perfil mais adequado para a vaga.

Além da análise aprofundada dentro do processo de Recrutamento e Seleção, o DOM permite que a empresa mantenha um banco de dados histórico sobre a performance de seus colaboradores o que pode ser altamente eficiente em casos de fusões, aquisições ou mesmo avaliações.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário