Home Carreiras Lifelong learning: a jornada do profissional de sucesso

Lifelong learning: a jornada do profissional de sucesso

por Marcelo Braga
lifelong-learning

Você está disposto a aprender para sempre? Isso é o que propõe o conceito de lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida. Um processo que se inicia na primeira infância e acompanha o aprendiz por toda a sua trajetória. O termo surgiu na década de 1970, com a fusão de termos como learning to be- aprendendo a ser, proposto pela UNESCO; permanent education – educação permanente, sugerido pelo Conselho Europeu – e recurrent education – educação recorrente, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Em um cenário altamente competitivo do mercado, com o surgimento constante de novas tecnologias e mudanças, esse conceito tem se tornado cada vez mais popular entre os talentos. Trata-se de um conceito importante não apenas para o crescimento profissional, mas também irá ajudar na vida pessoal.

O que é o lifelong learning?

O lifelong learning é um conceito que prioriza o aprendizado contínuo, ou seja, que o investimento na educação e qualificação pessoal e profissional nunca devem parar, independente da idade, nível social ou posição hierárquica do indivíduo.

Isso porque a educação é tratada de um modo diferente, ultrapassando os limites e formalidades das instituições. De acordo com o lifelong learning, os esforços voltados ao aprendizado devem ser feitos de forma proativa e permanente, assumindo a ideia de que as pessoas adquirem conhecimento através de diferentes experiências de aprendizagem.

Isso significa que o processo de aprendizado não tem fim. Seu principal objetivo, dentro do mundo corporativo, é garantir que a empresa esteja sempre qualificada para encarar os desafios que o futuro apresentará.

Para isso, o lifelong learning se baseia em quatro pilares:

– Aprender a conhecer: Ter prazer e curiosidade de aprender. São sentimentos que podem ser desenvolvidos através do confronto de ideias, do desenvolvimento do senso crítico, realização de questionamentos e refletir criticamente sobre o que se estuda, não se limitando a decorar o conteúdo
– Aprender a fazer: O conhecimento só se torna um hábito através da aplicação prática. Por isso, é necessário que haja proatividade e iniciativa para tirar todo seu repertório do papel e colocá-lo à prova.
Aprender a conviver: Trata-se do aprendizado por meio da convivência. A interação com outras pessoas permite que o conhecimento seja aprimorado, através da troca e do diálogo, como feedbacks, assistir e mostrar trabalhos, entre outras.
Aprender a ser: Entender que o indivíduo é o responsável pelo próprio conhecimento., desenvolvendo o autodidatismo e a autonomia para aprender coisas novas.

Benefícios do lifelong learning

Adotar o lifelong learning trará diversos benefícios para você, tanto profissional quanto pessoalmente. Abaixo, mostraremos alguns deles:

Domínio de novas tecnologias

O mundo é bem diferente do que era há 20 anos. A internet ainda estava surgindo, cartões ainda estavam nascendo. Hoje em dia, uma parte considerável da economia mundial é realizada através da nuvem e mesmo um vendedor ambulante consegue aceitar pagamentos via cartão. As coisas evoluem e a julgar por como andam as inovações tecnológicas, o mundo será bem diferente nos próximos 20 anos. A mentalidade do lifelong learning ajuda a te preparar para as mudanças que fatalmente virão.

Te ajuda a ser mais criativo

Muitas pessoas ainda pensam que a criatividade é um dom divino, inalcançável e privilégio de poucos. A realidade, entretanto, é bem diferente: as pessoas mais criativas são aquelas que estão sempre estudando e entrando em contato com coisas novas, saindo das suas zonas de conforto. Exatamente o que o lifelong learning propõe. O aprendizado continuo o tornará mais criativo, pois ao conhecer coisas novas, sua mente passa a criar mais e diferentes conexões, abrindo caminho para o surgimento de ideias inovadoras.

Desenvolvimento profissional e pessoal

Enquanto estamos ocupados adquirindo uma nova habilidade ou aprendendo algo novo, nós também desenvolvemos soft skills valiosas para a nossa vida pessoal e profissional. Por exemplo, ao aprender a costurar, você também desenvolverá a habilidade de resolver problemas. Já aprender a desenhar irá contribuir para desenvolver sua criatividade. Além dessas duas, você também exercitará o pensamento crítico, habilidades interpessoais, liderança, adaptabilidade, entre muitas outras.

Porque o lifelong learning será uma exigência para o mercado pós pandemia

Há poucas décadas uma formação técnica ou universitária era suficiente para se atuar durante toda a carreira. A jornada do profissional era construída de forma linear, passando pela educação, depois pelo trabalho até o momento da aposentadoria.

Mais recentemente, em especial nos últimos 20 anos, o modelo de acesso ao conhecimento e à informação foi radicalmente alterado, partindo da exclusividade das salas de aulas, bibliotecas e enciclopédias para o universo infinito ofertado pela internet, com seus cursos on-line, textos, podcasts, vídeos, grupos de discussões em redes sociais, além dos métodos mais convencionais.

Toda essa alteração de paradigmas já vinha impondo grande dinamismo aos processos de formação, qualificação e aprimoramento de profissionais de diferentes áreas. Contudo, o advento da pandemia de Covid-19 provocou impactos notáveis nessa relação. De uma hora para a outra, empresas e profissionais precisaram adequar-se ao trabalho remoto, a ferramentas tecnológicas e aos novos hábitos de consumo e relações interpessoais.

Nesse cenário, o aprendizado de novas habilidades e competências tornou-se uma urgência. Dando concretude às ideias do escritor norte-americano, Alvin Toffler, que defendia que: “O analfabeto do século XXI não seria aquele que não conseguisse ler e escrever, mas aquele que não conseguisse aprender, desaprender e reaprender”.

A Reachr produziu um estudo que analisou os impactos da pandemia nas estruturas de RH, nas relações de trabalho e no comportamento do mercado. Algumas diretrizes apontadas pela pesquisa foram as habilidades e competências necessárias para os profissionais do futuro. Nesse sentido, a flexibilidade e o lifelong learning têm sido considerados como fortes atributos.

Como ser um profissional em constante aprendizado?

Há mais de 500 anos antes de Cristo, o pensador Heráclito já defendia a tese de que “o real é sempre fruto da mudança”, ele dizia que é impossível entrar duas vezes em um rio, uma vez que suas águas jamais serão as mesmas e que o próprio ser se modifica permanentemente. Diante de uma realidade fluida, a capacidade de buscar e adquirir novos conhecimentos diferencia os profissionais de sucesso.

É muito provável que estejamos diante de um momento de transformação histórica. Embora a essência da humanidade seja constituída de mudanças. Por isso, o aprimoramento é uma responsabilidade pessoal. As empresas podem e devem investir na formação de seus colaboradores. Contudo, o que fará a diferença na trajetória de cada profissional é a sua jornada pessoal, com atitudes positivas e abertas ao aprendizado. O que o mercado espera do novo profissional é que ele seja o protagonista da sua própria carreira.

Para tanto, traçamos cinco dicas que auxiliar você no seu caminho de aprendizagem:

Estabeleça seu propósito

O primeiro passo para aprender é saber e compreender claramente o motivo que o faz buscar o aprendizado. Seja para conseguir uma promoção, desenvolver-se profissionalmente, mudar de área ou mesmo como um hobby, seu aprendizado será melhor e mais efetivo com uma finalidade preestabelecida.

Incorpore a aprendizagem à sua rotina

Se você deseja desenvolver-se continuamente, precisará incluir o estudo dentro da sua rotina diária. Aprender todos os dias, ainda que você não consiga passar horas estudando, trará muitos resultados positivo para você. Entretanto, esse processo exigirá foco e disciplina, pois pode ser difícil estudar diariamente, mas é vital tentar cumprir o planejamento de aprendizagem diária.

Incorpore coisas novas constantemente

Tentar algo novo é o que alimenta a mentalidade de aprendizagem. Afinal, quanto mais sua perspectiva sobre o mundo é ampliada, mais você percebe que precisa continuar aprendendo e crescendo. Assim, não deixe de sair da rotina! Inicie um novo curso, tente descobrir um hobby novo, saia e conheça pessoas fora do seu círculo social. Não se acomode com o conhecimento adquirido, continue sempre aprendendo.

Compartilhe o aprendizado

A interação com outras pessoas é fundamental para o processo de aprendizagem. A troca de conhecimento fornece perspectivas diferentes, expandindo-o. Outros olhares ajudarão a trazer insights valiosos para você e contribui para manter a motivação alta. Muitas vezes, o melhor modo de se aprender algo é ensinando, pois o fato de ensinar consolida o conhecimento que aprendemos. Participar de fóruns e grupos de discussão na internet sobre temas do seu interesse, além de conversas com amigos e parentes ajudarão a expandir o seu repertório.

Revise seus objetivos

Para o lifelong learning, o conhecimento nunca se esgota. Sempre haverá coisas novas a aprender, aprimorar e aperfeiçoar. Para isso, é importante não se acomodar com seus objetivos. Quando você alcançar os conhecimentos que desejava ou alcançar o objetivo traçado inicialmente, novos conhecimentos devem ser perseguidos.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e leia mais artigos como esse. Estamos sempre conectados com as soluções mais inovadoras em recursos humanos. Siga a Reachr nas redes sociais.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário