Um número muito grande de profissionais bem capacitados e experientes perde oportunidades interessantes de emprego por não saber como se comportar no momento de uma entrevista.
No segmento de vendas, especificamente, podemos enumerar uma série de atitudes que devem ser evitadas. Ao mesmo tempo, há uma preparação a ser feita para a entrevista e alguns pontos que não podemos esquecer quando estivermos frente a frente com um gerente de RH.
Não deixe de acompanhar neste post 5 dicas fundamentais sobre como agir em uma entrevista de emprego em vendas.
Exponha sua trajetória profissional de maneira clara e objetiva
Não existe uma narrativa considerada única para obter êxito em entrevista em vendas. No entanto, há casos emblemáticos de como o candidato pode se perder frente ao entrevistador.
Neste sentido, o principal equívoco talvez seja uma exposição subjetiva demais ao tratar de si e sua experiência profissional. Muitos candidatos perdem minutos preciosos falando de suas virtudes sem estabelecer uma relação com sua experiência de vendedor em outras empresas.
Esse comportamento soa como autopromoção “barata”, sem conexão com a realidade. No momento da entrevista, o candidato deve se ater ao que foi perguntado e sempre buscar respaldo em suas vivências profissionais ao formular as respostas.
Mostre os resultados conquistados por onde você passou
As organizações, atualmente, encaram a contratação de um colaborador como um investimento. A contratação de um vendedor, especificamente, pode ser considerada um dos investimentos mais estratégicos dentro das empresas.
É o vendedor uma espécie de “cartão de visitas” da empresa, o primeiro contato entre organização e cliente. Tendo isso em vista, demonstrar ser um bom investimento é fundamental.
A melhor maneira de fazer isso é expor os resultados alcançados por onde você passou. Para isso, use exemplos elucidativos de casos concretos em que sua experiência profissional em vendas foi exitosa, como situações de cumprimento de metas desafiadoras, por exemplo.
Não fuja das perguntas do entrevistador
Em entrevistas de emprego há sempre alguns minutos dedicados a uma exposição dos pontos negativos ou em desenvolvimento do entrevistado. Não fuja destas perguntas! Seja verdadeiro e destaque o que você tem feito para superar eventuais problemas.
Se sua dificuldade estiver em falar em público, por exemplo, tente ser desenvolto ao responder as perguntas e fale sobre o que você tem feito para deixar esta dificuldade para atrás.
Demonstre interesse pelo que for dito pelo entrevistador
Entrevistas em vendas não são um monólogo, em que o entrevistado tem a fala o tempo todo. Há espaços pontuais para o representante da empresa expor pontos importantes sobre o trabalho, como a estratégia de vendas do setor comercial, quais são as rotinas das equipes de vendas e o que se espera de um colaborador.
Demonstrar interesse por aquilo que for dito nestes momentos é uma forma de o entrevistado se sobressair. Formular perguntas e comentários coerentes com o que for dito é uma maneira de apresentar conhecimento sobre a dinâmica do trabalho de um vendedor e chamar a atenção do entrevistador.
Busque informações sobre a empresa antes da entrevista
Chegar ao momento da entrevista com um nível de conhecimento razoável sobre a empresa é um cuidado essencial que o candidato deve tomar. Muitas gerências de recursos humanos têm como costume realizar perguntas sobre o campo de atuação da empresa.
Mesmo que não seja este o caso, em muitos processos seletivos há oportunidades interessantes de o candidato expor seu conhecimento sobre a organização de forma natural, sem ter sido perguntado.
Uma entrevista de emprego em vendas guarda características únicas que não podem ser deixadas de lado pelo vendedor que quer conseguir um bom emprego. Boa comunicação, objetividade e inteligência emocional são alguns atributos interessantes para qualquer candidato como podemos acompanhar nas cinco dicas acima.
Veja no vídeo abaixo algumas dicas para fazer uma entrevista impactante: