Home RHAtração e Retenção Engajamento de colaboradores na era digital: 6 formas para melhorá-lo

Engajamento de colaboradores na era digital: 6 formas para melhorá-lo

por Marcelo Braga
engajamento dos colaboradores: formas para melhorá-lo

Aumentar o engajamento dos colaboradores em um mundo tecnológico é um desafio e tanto para o setor de RH.

Com a possibilidade de novos modelos de trabalho, a retenção de profissionais qualificados se tornou ainda mais difícil.

Com taxas de turnover cada vez mais altas, a saída para as empresas é repensar as estratégias para criar um ambiente de trabalho que consiga envolver os colaboradores.

Desse modo, uma boa gestão de pessoas deve traçar um planejamento eficiente, voltado para o aumento da motivação no trabalho.

Afinal, profissionais engajados rendem melhores resultados, além de atuarem como promotores da marca empregadora. 

Neste artigo, abordaremos o assunto, apontando algumas ações importantes e nas quais o setor de Recursos Humanos deve focar para ter uma melhora efetiva no engajamento de funcionários. 

Boa leitura!

Por que investir no engajamento de pessoas?

A princípio, um colaborador engajado é aquele que se compromete com a missão, com os objetivos e com o sucesso da organização.

Mas vale destacar que esse compromisso não está relacionado apenas ao que ele faz na empresa, mas também à forma como faz

Ou seja, trata-se de um comprometimento que também é emocional, pois funcionários envolvidos se sentem realizados com o seu trabalho. 

Além disso, eles contribuem com o sucesso do negócio e fazem isso de maneira espontânea. 

Afinal, sua função carrega um propósito e, por isso, eles a exercem com entusiasmo, paixão e brilho nos olhos.

Logo, esses profissionais possuem alto rendimento, produzindo resultados melhores tanto para a empresa, como para os clientes dela. 

De acordo com a Towers Perrin Research, as empresas com funcionários engajados têm margens de lucro líquido 6% mais altas.

Nesse sentido, cultivar o engajamento dos funcionários é indispensável para o RH. Isso porque, além de mais produtividade e melhores resultados, investir nessa estratégia gera outros benefícios, como:

  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Comunicação interna eficaz;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Alinhar objetivos da empresa e do colaborador;
  • Faz com que os funcionários se tornem embaixadores da empresa.

Como engajar profissionais pós-pandemia?

A pandemia e a adoção do home office contribuíram para romper as barreiras do digital, mudando paradigmas nas contratações e nas relações de trabalho em todo o mundo.

De repente, tornou-se possível trabalhar sem sair de casa e para empresas de outra cidade, estado ou país.

Desse modo, houve um aumento na concorrência e disputa por profissionais preparados e capacitados, o que levou muitas organizações a perderem capital humano.

Além disso, há outro fator que pode ser considerado complexo e desafiador para o RH quando o assunto é engajamento de funcionários.

Estamos falando do novo comportamento dos profissionais, que pretendem continuar trabalhando de maneira remota em um cenário pós-pandemia.

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Think Work Lab, em parceria com a Appus, grande parte dos colaboradores entrevistados prefere pedir demissão caso a empresa em que trabalham opte pelo fim do trabalho remoto.

A principal explicação para esse comportamento é a melhora na qualidade de vida, sentida por 65% dos trabalhadores.

Enfim, esse novo posicionamento dos profissionais tem gerado discussões relevantes sobre novas formas de engajar os colaboradores diante da retomada do trabalho presencial.

Para 76% dos brasileiros, o formato híbrido é o melhor dos mundos – como mostra o estudo feito pela WeWork em conjunto com a plataforma de educação empresarial HSM.

Mas a pergunta é: como o RH pode garantir o engajamento de pessoas nesse formato de trabalho?

6 maneiras de melhorar o engajamento de colaboradores nos tempos atuais

Para ajudar o RH na importante missão de aumentar o engajamento dos funcionários, reunimos 6 dicas com as melhores ações para você implementar na empresa em que atua.

Confira a seguir como aumentar o engajamento de colaboradores!

  1. Aposte no alinhamento e no desenvolvimento das lideranças

Em primeiro lugar, os líderes devem estar alinhados ao RH em relação aos valores e práticas necessárias para promover o engajamento dos liderados.

Além disso, é fundamental trabalhar o desenvolvimento contínuo desses líderes.

Nesse aspecto, programas de formação de líderes, mentorias e treinamentos são uma ótima maneira de propagar uma mudança cultural focada no crescimento pessoal e profissional. 

Assim, os times também tendem a entrar num ciclo de aprimoramento contínuo e de comprometimento.

  1. Invista em uma comunicação omnichannel para aumentar o engajamento de colaboradores

A comunicação é uma das principais formas de engajar os funcionários de uma organização.

Afinal, uma comunicação falha ou a falta dela pode ocasionar muitos conflitos no trabalho, prejudicando o clima organizacional.

Portanto, é essencial estabelecer uma comunicação que seja omnichannel.

Você conhece esse termo?

Trata-se de um conceito que visa construir a imagem da empresa a partir de uma comunicação integrada e unificada em múltiplos canais. 

Ou seja, qualquer informação, atualização ou mudança deve ser repassada pelo RH da mesma forma aos funcionários, seja em murais, na TV corporativa, na intranet, ou em qualquer outro meio.

  1. Tenha presença ativa nas redes sociais da empresa

Esta dica está de certa forma ligada a anterior, pois para melhorar a employee experience, é fundamental que a comunicação também considere as redes sociais empresariais.

Afinal, elas fazem parte da nossa vida e certamente são muito eficazes para aumentar o engajamento dos funcionários.

Sendo assim, não deixe boatos correrem pela empresa.

Ao invés disso, compartilhe novidades, informações e decisões nas redes sociais.

Desse modo, o RH estará contribuindo para aumentar a confiança das equipes na empresa.

Além disso, use as redes para demonstrar os principais valores da empresa, reconhecer o trabalho dos profissionais, divulgar eventos internos, apresentar novos projetos, clientes e funcionários.

Em síntese, a rede social é um excelente canal para estabelecer uma conexão emocional com os colaboradores.

  1. Melhore o engajamento implementando o trabalho híbrido

O trabalho híbrido combina o formato presencial com o home office e tem se mostrado como umas das principais tendências para o futuro do trabalho.

Desse modo, os colaboradores não precisam estar presentes nas dependências da empresa todos os dias, mantendo uma melhor qualidade de vida e produtividade.

Para aumentar o engajamento dos profissionais nesse modelo de trabalho, é importante desenvolver um ambiente interno amigável, focando nos pontos críticos e na forma como o trabalho realmente acontece.

Além disso, é importante criar metas claras e criar planos de crescimento profissional para os colaboradores.

  1. Olhe para as necessidades da nova geração

Atualmente, o mercado de trabalho tem uma nova geração de pessoas que valorizam o bem-estar e uma experiência positiva nas empresas: Geração Millenium.

Além disso, essas pessoas são comprometidas com questões socioambientais. Ou seja, um bom salário não é prioridade para elas, já que dão importância a outros valores.

Para conseguir o engajamento desse grupo, é necessário mostrar que a empresa apoia ações ambientais, sociais, culturais, enfim, aspectos com os quais essa nova geração se identifica. 

  1. Estabeleça métricas para medir o engajamento

Essa é uma estratégia que o RH não pode ignorar de forma alguma. Afinal, monitorar os indicadores é essencial para saber o que precisa ser melhorado.

Portanto, verifique alguns dados, como a quantidade de faltas, ausências, justificadas ou não, bem como os atrasos. Se estes números estiverem elevados é sinal de que o engajamento está baixo.

Além disso, realize pesquisas de clima organizacional com frequência, pois essa é uma ferramenta que permite entender melhor o nível de engajamento dos funcionários.

Em conclusão, o engajamento de colaboradores é o caminho para alcançar uma força de trabalho de alta performance. 

Afinal, ter funcionários comprometidos com os objetivos da empresa, melhora não só a produtividade, mas também a qualidade dos serviços oferecidos e a satisfação de todos os envolvidos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário