Home RHCustos do recrutamento Como o recrutamento digital pode ajudar a reduzir custos no RH?

Como o recrutamento digital pode ajudar a reduzir custos no RH?

por Marcelo Braga
reduzir custos no rh

Pagamento de anúncios e de bancos de currículos, investimento para captação por meio de redes sociais — quem acredita que reduzir custos no RH com recrutamento e seleção resumem-se a esses tópicos, precisa saber que essa é apenas a ponta do iceberg. O recrutamento digital desponta como uma alternativa para reduzir essas despesas. Mas você já conhece, de fato, as vantagens dessa opção?

Então, não perca este artigo! Vamos falar sobre os custos no RH com recrutamento e seleção e mostrar como os processos tradicionais fazem a empresa perder tempo, dinheiro e, muitas vezes, não garantem a eficácia necessária para atrair profissionais de alto desempenho.

Confira!

A verdade sobre o custo de aquisição de funcionários

Muitos empresários ou diretores de RH, quando calculam o custo de aquisição de funcionários, não consideram esse processo com toda a abrangência que ele realmente tem.

O custo dos anúncios, do acesso a currículos em sites especializados e da captação de candidatos por meio das redes sociais é apenas uma fração desse processo. Por isso, eles representam também uma pequena parte do custo real.

O fato é que, quando precisa selecionar um novo funcionário, a empresa precisa, também, mobilizar sua equipe. Os funcionários envolvidos utilizarão seu tempo para realizar o trabalho — o que também representa um custo.

E não é só isso. Existe o espaço físico utilizado e a perda principal: aquela que causa baixa produtividade enquanto uma posição continua aberta devido à falta de candidatos qualificados.

Sabemos que, com um posto vago, toda a equipe fica sobrecarregada. É preciso redistribuir tarefas, fazendo com que algumas atividades (ou sua qualidade) sejam sacrificadas. Atrasos em entregas e impossibilidade de atender o cliente da forma devida trazem um impacto financeiro para a empresa.

Mesmo após a contratação, leva um tempo até que esse equilíbrio se restabeleça. É necessário aguardar a plena adaptação do colaborador à sua função. Porém, mesmo nessa etapa, podem acontecer problemas que geram prejuízo.

Quando o candidato selecionado não é perfeitamente compatível com a vaga, a adaptação pode não acontecer. Nesse caso, o turnover faz com que seja necessário reiniciar o processo. Na melhor das hipóteses, o ajuste exige um número maior de aprendizagens, tornando-o mais lento.

Portanto, o custo de recrutamento e seleção é, de fato, muito maior que o cálculo raso feito pelas organizações. Agilidade e eficácia são essenciais para reduzi-lo e é nesse contexto que o recrutamento digital se mostra uma excelente alternativa.

O potencial de redução de custos do recrutamento digital

Entenda, agora, como o recrutamento digital pode tornar seu processo de contratação mais rápido e eficiente, além de reduzir custos e contribuir para a saúde financeira do negócio.

Agilidade

O recrutamento digital permite que soluções tecnológicas executem uma série de ações que, em processos tradicionais, tomam o tempo e exigem atenção da sua equipe de recursos humanos.

Essas plataformas fazem a triagem automática de currículos, eliminando aqueles que não têm os requisitos necessários para a função. Além disso, eles podem incluir testes específicos, de acordo com a vaga em questão.

É possível, por exemplo, aplicar testes confiáveis de perfil comportamental e possibilidade de aderência à cultura organizacional. Dessa forma, chegam às mãos da sua equipe apenas os currículos de candidatos realmente qualificados.

O processo automatizado leva muito menos tempo que uma triagem ou seleção convencional. Vários candidatos podem passar por essas avaliações ao mesmo tempo, reduzindo o tempo para o preenchimento da vaga.

Estratégia

Como sua equipe não precisará dedicar todo esse tempo a processos automatizados pelo recrutamento digital, ela consegue concentrar-se em ações estratégicas para a seleção dos candidatos.

Dessa forma, ela pode criar desafios, processos, dinâmicas e, até mesmo, jogos pertinentes para testar os conhecimentos e as habilidades essenciais para o cargo. A avaliação dos profissionais pode tornar-se mais profunda, prática e precisa.

Mobilidade

O recrutamento digital tem, ainda, outra vantagem: ele amplia a possibilidade de captar talentos em outras regiões. Profissionais que jamais se deslocariam para as primeiras etapas de um processo seletivo podem candidatar-se a distância.

Para sua surpresa, seu anúncio pode chamar a atenção de pessoas altamente capacitadas, que atuam hoje em outros mercados. A submissão do currículo via plataforma e a realização de entrevistas iniciais por Skype, por exemplo, é uma oportunidade de atraí-los.

Inteligência

Entre as muitas vantagens das ferramentas tecnológicas, a geração de dados é uma das que vêm ganhando destaque no mercado. Ela tem sido aproveitada em vários setores e não poderia deixar de ser diferente no RH.

O recrutamento digital registra cada uma das ações e interações durante o processo seletivo. Isso gera um histórico que ajuda o RH a identificar quais são as estratégias mais eficientes e replicá-las em processos futuros.

Assim, o departamento tem uma visão precisa das ações que trazem o resultado desejado. Isso contribui para que escolham os canais, perfis e procedimentos mais adequados para captar e selecionar pessoas para determinados cargos.

Boa imagem

Na verdade, seu processo seletivo pode encontrar não só um bom candidato, mas vários. Com certeza, a prioridade em um primeiro momento é escolher o mais apto para a função, mas sempre é bom manter outras possibilidades, certo?

Uma excelente forma de fazer isso é por meio do feedback. Quando um candidato não é escolhido e recebe uma nota de apreciação da companhia por seu interesse e aponta lacunas de forma atenciosa e profissional, ele cria uma boa imagem a respeito dela.

O recrutamento digital contribui para isso. Ele permite o envio de feedbacks aos candidatos não selecionados, sem sobrecarregar sua equipe de RH. O resultado é que, diante de outra oportunidade, esse bom profissional estará mais disposto a se candidatar novamente, contribuindo para o aumento do seu capital intelectual.

Eficácia

Porém, nenhuma dessas vantagens é tão importante para a reduzir custos no RH e na empresa quanto a escolha do candidato ideal. Trata-se do cerne do processo, e todo o sucesso da companhia depende também do sucesso das contratações.

Esse acerto é fundamental para a redução dos índices de turnover, o restabelecimento dos níveis de produtividade e, até mesmo, o seu aumento, a melhoria no clima organizacional, a performance e o branding da companhia.

Em resumo, o recrutamento digital pode ajudar a reduzir os custos no RH e contribuir para melhorar a performance e a lucratividade da empresa. Ele acelera, principalmente, a etapa burocrática e permite um processo seletivo mais inovador e preciso.

Venha falar com a Reachr ! Iremos apoiá-lo a reduzir custos no RH e a contratar os melhores talentos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário