Home Dicas Empresarial Como montar uma equipe de alta performance para a empresa?

Como montar uma equipe de alta performance para a empresa?

por Marcelo Braga
Como montar uma equipe de alta performance para a empresa?

Dentro de qualquer negócio, o desempenho dos seus colaboradores determina o sucesso da empresa. Por isso os profissionais de RH estão todos os dias trabalhando para preparar a equipe e maximizar seu desempenho. E, com os investimentos certos, é possível produzir uma equipe de alta performance dentro da empresa.

Um time de alta performance é aquele que apresenta resultados bem acima da média, trazendo mais benefícios para o negócio e ajudando a elevar a qualidade do serviço. E, para produzir essa equipe, você deve investir em ferramentas e procedimentos desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento da equipe dentro da empresa.

Para ajudar a cultivar um time de alta performance, vamos explicar melhor quais são suas características, suas principais contribuições e algumas ferramentas que ajudam em seu desenvolvimento. Acompanhe.

O que caracteriza uma equipe de alta performance?

Para que um time seja caracterizado como de “alta performance”, eles devem apresentar as seguintes características.

Autogestão

Eles são mais independentes do que a maioria dos colaboradores, pois compreendem a própria função e seu impacto na organização. Dessa forma, podem gerir as próprias tarefas com o mínimo de intervenção externa.

Colaboração

Trabalho em equipe é fundamental em toda e qualquer organização, especialmente com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Com o auxílio certo e algum tempo, essa equipe desenvolveu um bom vínculo e é capaz de atuar em conjunto praticamente no automático.

Comunicação

Para criar esse trabalho em equipe, um dos elementos envolvidos é a comunicação. Quando todos os membros podem transmitir suas ideias de forma clara e desobstruída, é mais fácil tomar decisões em conjunto. E, claro, ter algumas ferramentas de comunicação também contribui.

Liderança

Outra coisa que dá coesão a uma equipe de alta performance é a presença de um líder. Essa é a pessoa a qual todos recorrem em caso de emergência e que ajuda a tomar decisões mais difíceis. Em muitos casos, essa pessoa não é um “chefe” da equipe, apenas alguém que assumiu organicamente essa posição.

Multidisciplinaridade

No mercado atual, uma boa equipe é aquela que tem todas as suas bases cobertas. Quanto mais variadas forem as áreas de formação do seu time, mais perspectivas e recursos você terá para solucionar problemas.

Preparação

Por fim, essa equipe também trabalha pensando no futuro. Em vez de pensar apenas no benefício imediato, eles veem os resultados de longo prazo e suas possíveis consequências, permitindo que evitem problemas e otimizem resultados.

Quais são seus benefícios?

Claro que, com uma equipe desse nível, é de se esperar que você tenha algumas vantagens dentro do seu negócio. Entre elas, podemos destacar as seguintes.

Diferencial competitivo

Uma equipe mais eficiente e eficaz tende a prestar um serviço de maior qualidade, independentemente da sua área de atuação. Isso é ótimo para destacar sua empresa em relação aos concorrentes e atrair mais clientes ao longo do tempo.

Menor rotatividade

Um time mais entrosado e experiente fica mais eficiente com o tempo. E, enquanto todos mantiverem essa alta performance e a empresa souber compensá-los por isso, a tendência é que esses profissionais continuem nos cargos. Isso reduz a rotatividade da empresa, reduzindo custos com o processo seletivo e otimizando sua rentabilidade.

Otimização de processos

Por fim, essa equipe também tem potencial para reduzir trabalhos desnecessários e tirar maior proveito de cada minuto do dia. Isso envolve desde a redução de custos no dia a dia até o aumento na rentabilidade do negócio.

Quais ferramentas e processos contribuem com a formação de uma equipe de alta performance?

Considerando todos os pontos acima, é fácil entender por que você deve investir na formação de um time de alta performance. A questão é: como você atinge esse objetivo? Bem, um bom primeiro passo é conhecer as ferramentas e processos que você pode implementar.

Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Softwares de recrutamento e seleção

Graças à tecnologia, o processo de recrutamento e seleção tem se tornado cada vez mais prático. É possível arquivar currículos em um banco de talentos, fazer buscas inteligentes com base nos requisitos de uma vaga, entre outras coisas do tipo.

Ao investir nesse software, você também melhora os seus critérios de recrutamento e seleção. Ao ser mais exigente com os profissionais que entram na empresa, você também aumenta suas chances de desenvolver um time de alta performance.

Softwares de gestão de pessoas

A entrada do colaborador na equipe é apenas o primeiro passo. Depois que ele entra na empresa, você ainda tem que administrar seu time para garantir que ele vai atingir suas metas e trabalhar com alta performance.

Softwares de gestão de pessoas são bem úteis nesse ponto. Com as ferramentas certas, você pode acompanhar mais de perto o desenvolvimento de cada colaborador usando critérios mais objetivos, como metas alcançadas, por exemplo.

Ferramentas de comunicação interna

Como já mencionamos, a comunicação é um componente chave para o desenvolvimento da equipe. Ter um canal aberto para enviar dados, compartilhar informações importantes e para pedir feedback faz toda a diferença em seu desempenho.

Existem ferramentas para comunicação interna em larga escala, como a intranet, que ajudam a coordenar um time bem grande. Mas outros recursos menores, como o WhatsApp e o Slack, ajudam bastante na coordenação de pequenos grupos de indivíduos.

Capacitação de equipe

Uma equipe de alta performance é como uma faca: para continuar fazendo um bom trabalho, ela precisa ser afiada e polida. Para isso servem os treinamentos internos. Neles, você pode desenvolver competências específicas, como trabalho em equipe e liderança, renovando os melhores profissionais e contribuindo com a formação de novos times de alta performance.

Inventários comportamentais

As atitudes diárias também apresentam grande impacto no desempenho de qualquer profissional. Sendo assim, é interessante tornar esse um dos critérios de avaliação do seu time.

O inventário comportamental é uma metodologia para identificar e esclarecer as competências, habilidades e tendências de cada pessoa no dia a dia. É um ótimo recurso para identificar talentos e determinar quais colaboradores têm maior potencial.

Com essas informações, você já tem os fundamentos para desenvolver uma equipe de alta performance. É necessário algum investimento, mas logo você verá como ele contribui com os resultados do seu negócio.

Quer dar o primeiro passo para desenvolver sua equipe de alta performance? Então entre em contato com a Reachr e veja como otimizar seu processo de recrutamento e seleção para gerar o melhor time.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário