Home Dicas Empresarial Como escolher o software ideal para o processo de recrutamento e seleção

Como escolher o software ideal para o processo de recrutamento e seleção

por Marcelo Braga
homem e mulher conversando sobre o processo de recrutamento e seleção

Fazer a contratação de profissionais ainda é um dos maiores desafios enfrentados pela área de RH durante o processo de recrutamento e seleção. O futuro colaborador precisa não só ter competências técnicas, mas também habilidades interpessoais que se encaixem na cultura organizacional da empresa.

A evolução tecnológica tem auxiliado os profissionais de RH nesse sentido, justamente pelas ferramentas oferecidas, que otimizam esse trabalho. Pensando nas dezenas de opções presentes no mercado, é interessante saber como escolher o software ideal para o processo de recrutamento e seleção, a fim de ter mais eficácia e assertividade.

Por que investir em um software para o processo de recrutamento e seleção?

Imagine a seguinte situação: sua empresa, independente do porte, abre vagas para um processo de recrutamento e seleção para preencher determinados cargos e recebe centenas de currículos, ou candidatos fazem fila na porta querendo trabalhar. Agora, pense como seria fazer a triagem e todos os passos subsequentes de maneira manual. Alteraria toda a rotina da empresa, certo?

Investir em um software para o processo de recrutamento e seleção ajudará não só a tornar cada etapa mais escalável, mas também a centralizar todas as informações, bem como otimizar as ações a serem tomadas pelos profissionais de RH. Nesse caso, poderíamos incluir desde a escolha dos candidatos que passarão para as fases pós-cadastro do currículo até mesmo a decisão final sobre o profissional escolhido para a vaga.

Mas não é só isso. O investimento nesse tipo de tecnologia visa tornar o R&S mais ágil e eficiente. Segundo uma pesquisa conduzida pelo site Glassdoor, no Brasil gasta-se quase 40 dias entre o anúncio da vaga e a contratação de um candidato. Além de ser um período grande, a demora gera rupturas e pode fazer com que a empresa perca bons candidatos justamente devido à morosidade.

Além disso, a inserção de um software para o processo de recrutamento e seleção ajuda o RH em um importante passo: tornar-se mais estratégico. Isso acontece, porque a ferramenta permite mapear processos, interromper gargalos produtivos, melhorar performance da área, o que consequentemente permite um direcionamento dos esforços da equipe para atividades estratégicas.

O que considerar ao selecionar a plataforma de R&S para o negócio?

Existem alguns requisitos básicos que devem ser atendidos pela plataforma de R&S para que ela seja considerada ideal para sua empresa, independentemente do segmento de atuação em que ela está inserida. Entenda melhor a seguir!

Necessidades do negócio

Nem todos os softwares contam com as mesmas funcionalidades, por isso, atente ao escolher uma ferramenta que de fato atenda às necessidades do seu processo de recrutamento e seleção. Por exemplo, se a empresa já utiliza alguma tecnologia, faça uma reflexão sobre o que falta para que ela seja o instrumento ideal.

Existem plataformas, por exemplo, que oferecem vantagens como testes online integrados para que você escolha a opção que mais se adéqua ao recrutamento naquele momento, permitindo uma avaliação mais ampla do candidato. Portanto, é preciso avaliar o que a empresa mais utiliza e também quais as funcionalidades serão úteis, pensando nas especificidades do processo de recrutamento e seleção da sua empresa.

Criação de vagas

Uma funcionalidade básica nos softwares de RH é que eles devem permitir uma criação de vagas de maneira intuitiva e rápida. O que isso significa? O sistema deve permitir a criação de um fluxo para o preenchimento de um cargo de maneira simples, mas ao mesmo tempo completa.

A partir da criação da vaga, o sistema já permite que sejam inseridas informações que os currículos dos candidatos precisam ter para passar pela triagem. Tal característica é imprescindível para poder selecionar com mais eficácia e qualidade.

Relatórios e análises

Diante de tanta informação que é colhida por meio das centenas de currículos recebidos, a ferramenta a ser escolhida precisa gerar relatórios e análises. Afinal, são esses dados que basearão a tomada de decisão dos recrutadores quanto ao melhor colaborador para determinado cargo.

Além disso, o software deve reunir dados sobre prazos, motivos de rejeição, bem como a segmentação por área do negócio. Assim, ficará mais fácil reconhecer um padrão entre as áreas ou mesmo recrutadores, avaliando qual metodologia funciona melhor e traz resultados satisfatórios aos objetivos do negócio.

Customização

Outra característica importante é a customização que o software permite. Por exemplo, ter um painel de controle que facilita a visualização do status das vagas permitirá a criação de um funil de candidatos levando em consideração as especificidades de cada cargo.

A personalização também facilita a identificação do próprio profissional que concorre a uma vaga em sua empresa. Isso é importante para que ele tenha mais clareza sobre a participação no processo.

Qualidade estratégica

Um aspecto imprescindível em um software para o processo de recrutamento e seleção é a sua qualidade estratégica. Ou seja, a ferramenta precisa ter funcionalidades que a diferenciam, agregando valor a todo o processo.

Por exemplo, avaliar aspectos comportamentais dos candidatos fornecerá dados que vão para um sistema de inteligência. A ideia é que sejam identificadas características além daquelas puramente técnicas, com foco em aspectos da personalidade e comportamento que interferem diretamente na atuação do profissional.

No sistema ainda há a integração com aspectos de fit cultural, permitindo a avaliação da aderência entre os valores da empresa e do candidato em questão. A partir disso, serão obtidos resultados e os recrutadores conseguirão ter mais subsídios na hora de escolher o profissional adequado para ocupar o cargo.

Integração com portais de vagas

Uma plataforma tem um potencial muito maior quando permite a integração com os principais portais de vagas, como Catho, Indeed, Linkedin e outros. Por serem referência para os profissionais, fica mais fácil obter um maior número de candidatos qualificados para atuarem no negócio.

É interessante que o software permita ainda a importação de dados da sua empresa e faça a união com a base de dados inserida no software. Assim, você terá mais embasamento para o processo de recrutamento e seleção.

Existe uma série de softwares que oferecem tais funcionalidades e a Reachr conta com o que há de mais moderno para tornar seu processo de recrutamento e seleção muito mais assertivo.

A ideia é encontrar o máximo de compatibilidade entre a empresa e o candidato, permitindo que os processos de recrutamento e seleção sejam mais eficientes e qualificados. A empresa tem muito a ganhar com isso, desde a produtividade da equipe até uma economia de tempo e recursos, visto que as possibilidades de acerto são consideravelmente maiores.

E então, se interessou em conhecer melhor a solução da Reachr? Entre em contato conosco para saber mais sobre ela!

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso Linkedin. Todos os dias uma nova dica para tornar seu RH muito mais ágil e assertivo! Clique aqui para: SEGUIR a REACHR no LINKEDIN

Você pode gostar também de

Deixe um comentário