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Como fazer um job description matador e o que evitar

por Marcelo Braga
job description

Um bom job description é essencial no recrutamento. A descrição do cargo costuma ser uma porta de entrada dos candidatos para o universo da empresa. Uma descrição bem-feita pode ajudar a otimizar o processo de recrutamento e ajudará sua empresa a não apenas a atrair mais candidatos como também chamará atenção dos melhores nomes do mercado.

Nesse artigo, você saberá o que é um job description e qual sua importância para a atração de candidatos, o que não pode faltar, o que evitar e como construir um job descripton matador!

O que é job description?

Um job description sintetiza as habilidades, responsabilidades, atribuições e qualificações necessárias de um candidato para um cargo.  Se bem escrito, irá responder à pergunta “o que uma pessoa nessa função irá fazer?”.  

Ou seja, é onde estará as principais informações sobre a vaga e a empresa e é uma das etapas iniciais do processo de recrutamento. Nele deverá constar todos os detalhes que podem ser relevantes para a tomada de decisão tanto para a empresa quanto para o candidato, tais como missão da companhia, propósito, cultura organizacional, lista de benefícios e a faixa salarial oferecida pela empresa.

E se ter essas informações não evitará que alguns candidatos inadequados se inscrevam, contribui para filtrar a grande maioria deles.

Qual a importância de um job descritpion bem escrito?

Uma descrição de vaga genérica pode ser potencialmente perigosa para sua empresa, pois faz com que o recrutamento perca sua efetividade e torna mais difícil a atração do candidato ideal.

Ainda pode afastar mais candidatos da vaga. Uma pesquisa realizada pela Indeed mostra que 52% dos entrevistados consideraram que um bom job description tem influência na decisão de aplicar ou não para uma oportunidade de emprego.

Além disso, contribui para diminuir o turnover da empresa e melhora a assertividade para atrair os candidatos ideais. Pode servir também como um balizador das responsabilidades que serão exigidas para a posição, facilitando o processo de avaliação do futuro colaborador.

Como fazer um job description matador

O ponto de partida para um job description eficiente está no equilíbrio entre fornecer todos os detalhes necessários para que os candidatos possam entender quais serão suas atribuições, responsabilidades e requisitos desejados para a vaga sem se estender demais nos tópicos.

Um bom job description deve conter as seguintes informações:

Título da vaga

O título da vaga é um dos primeiros pontos de contato do candidato com a oportunidade. Portanto, ele precisa ser direto e objetivo, contendo palavras-chave que descrevam precisamente a função desejada pela empresa.

Evite títulos muito longos ou excessivamente criativos, pois eles podem dificultar as buscas dos candidatos, além de confundi-los e fazer com que se desestimulem de participar do processo.

Tais cuidados poderão ajudar a atrair mais candidatos para suas vagas, pois fará com que sua vaga seja melhor otimizada pelos mecanismos de pesquisa, fazendo com que ela seja encontrada com mais facilidade e consequentemente atingindo um número maior de candidatos.

Informações sobre a empresa

Aqui o fundamental é reunir o máximo de informação sobre a empresa em poucas palavras. Lembre-se que o job description pode ser o primeiro contato que um candidato terá com sua empresa, então é importante fornecer informações valiosas para atraí-lo e engajá-lo no processo.

Desse modo, tópicos como cultura organizacional, histórico da empresa, localização, missão, propósito e valores podem ser importantes para fazer com que os profissionais conheçam mais sobre sua empresa.

Qualificações e habilidades necessárias

Especificar quais são as habilidades necessárias para o cargo é vital para tornar seu recrutamento mais assertivo. Aqui você deverá elencar quais competências e habilidades são essenciais para um bom cumprimento da função, assim como também listará quais habilidades serão consideradas como diferenciais pela empresa.

Uma lista de qualificações e competências deverá incluir qual a formação exigida, se há a necessidade de experiência prévia, certificações e habilidades técnicas necessárias, bem como as principais soft skills e traços de personalidade desejados pela empresa naquela posição.

Cuidado apenas para não incluir requisitos demais para a vaga. Isso pode afastar potenciais candidatos.

Faixa salarial e benefícios

Incluir a faixa salarial que a empresa pretende pagar para o colaborador é importante, pois ajudará a atrair candidatos mais adequados para o processo. De acordo com pesquisa realizada pela Indeed, 25% dos candidatos consideram o salário o fator mais relevante no momento de decidir onde irão trabalhar.

Isso também é válido para os benefícios que sua empresa oferece aos colaboradores. Eles podem ser decisivos para a escolha de onde trabalhar. Assim, incluí-los no seu job descripton é vital para melhorar a atratividade da vaga. Elenque os benefícios básicos oferecidos e destaque os benefícios diferenciados, ou seja, aqueles que tornam sua empresa o melhor lugar para trabalhar.

Responsabilidades

Aqui você deverá elencar quais são as principais responsabilidades que o ocupante do cargo terá. Busque estabelecer com bastante detalhe quais tarefas e atividades irão fazer parte da rotina diária da função, para que o candidato possa entender como será o ambiente de trabalho e o que lhe será exigido.

Colocar tudo o que será exigido do novo colaborador é importantíssimo, não apenas para facilitar o processo de contratação como também para evitar futuros problemas com esse colaborador.

Por fim, indique também qual o nível de hierarquia do cargo dentro da organização. A quem ou a que setor se reporta, para que os candidatos possam entender as responsabilidades desta função.

O que NÃO fazer em um job description

É importante evitar algumas armadilhas no momento de escrever seu job description. Os erros mais comuns a serem evitados são:

  • Uso de terminologias internas: o candidato precisa entender qual é a função dele dentro da empresa. Termos internos não contribuem para isso.
  • Confidencialidade: a não ser que seja estritamente necessário, o melhor é evitar e ser transparente com os candidatos. Há uma chance muito maior de desestimulo e desistência se o candidato não sabe para qual empresa está se candidatando.
  • Exagerar nos requisitos: Muitas vezes há a tentação de colocar mais e mais requisitos, ainda que não sejam pertinentes à função. Mas isso costuma ter o efeito contrário: acaba por afastar muitos talentos que poderiam se candidatar, mas desistem ao ver demasiadas exigências.

Dedicar tempo e esforço para escrever o job description ideal pode fazer a diferença entre atrair bons candidatos ou não, além de reduzir o tempo necessário para as próximas etapas do processo de seleção. Uma boa descrição de vaga pode tornar sua empresa mais atrativa para os talentos e ainda a receber mais candidatos de qualidade.

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