Home RHDados e indicadores O que é gestão de dados no recrutamento? Saiba aqui!

O que é gestão de dados no recrutamento? Saiba aqui!

por Marcelo Braga
O que é gestão de dados no recrutamento? Saiba aqui!

Quando falamos em gestão de dados no recrutamento, estamos nos referindo a fatos que podem vir em forma de números ou métricas, que trazem perspectivas importantes para as tomadas de decisão, ao serem devidamente cruzados. Uma gestão desses dados contribui, então, para uma empresa mais eficiente e otimizada, além de facilitar o trabalho do setor de RH nos processos seletivos.

Sim, isso inclui os Recursos Humanos, que podem agilizar os seus processos ao mesmo tempo em que obtêm maior eficácia.

Quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de gestão para o RH? Então é só continuar lendo!

Facilidades na seleção de currículos dos candidatos

É importante manter um banco de dados não apenas dos colaboradores contratados pela empresa, mas de todos os candidatos que já passaram por algum processo seletivo lá. Assim, quando uma nova contratação for necessária, é possível recorrer a essas informações e verificar se não existem boas opções de profissionais ali. Quem sabe você até economiza por não precisar iniciar um recrutamento do zero?

Também é possível fazer análises de dados dos currículos a medida que forem recebidos. Com uma plataforma ou um software de recrutamento e seleção, por exemplo, essa triagem se torna ainda mais facilitada e promove melhores resultados para a empresa.

Otimização do tempo para o processo de recrutamento

Com uma triagem mais ágil e fácil, o setor de Recursos Humanos já economiza um bom tempo, você não acha? Antes isso era muito mais complicado, pois era preciso avaliar manualmente uma pilha grande de currículos.

Com a otimização do tempo, o RH pode se dedicar a outras questões da empresa onde sua atuação também é necessária. Haverá mais oportunidades, por exemplo, para lidar com os seus clientes internos e ver o que pode ser feito pela produtividade e satisfação de seus colaboradores.

Mais precisão no remanejamento de colaboradores

Com um banco de dados atualizado sobre seus colaboradores, você pode pesquisar por habilidades, competências e características comportamentais, por exemplo. Isso ajuda bastante quando há a necessidade de remanejamento, pois é possível analisar esses dados e verificar qual funcionário se enquadraria melhor para cada cargo.

É interessante utilizar essa gestão, inclusive, para ajudar o colaborador a crescer dentro da empresa. Com base em seus dados e nas demais informações coletadas ao longo do tempo, auxilie na elaboração de planos de carreira consistentes e satisfatórios.

Possibilidade de estabelecer estratégias para a retenção de talentos

A gestão de dados também ajuda a identificar os acontecimentos e a situação atual de uma organização. Assim, se as taxas de turnover estiverem altas, por exemplo, isso será percebido e você ainda terá maior facilidade de verificar os motivos.

Por meio dessa gestão, também será possível identificar as melhores maneiras de lidar com os colaboradores, sabendo qual é o seu perfil e o que traz motivação. Assim, o processo decisório para a retenção de talentos se torna muito mais efetivo.

Agora que você já conhece as vantagens de ter uma boa gestão de dados de recrutamento, o que acha de implementá-la em sua empresa? Esperamos que este post tenha servido como um pontapé inicial para você aderir a essa inovação! Para mais novidades e conteúdos como este, e só assinar a nossa newsletter!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário