Home Dicas Empresarial Afinal, quais os o impactos do blockchain no RH? Nós explicamos!

Afinal, quais os o impactos do blockchain no RH? Nós explicamos!

por Marcelo Braga
Afinal, quais os o impactos do blockchain no RH? Nós explicamos!

Com cada nova tecnologia, vários departamentos de trabalho são afetados. E algumas delas podem mudar consideravelmente a forma como você desenvolve os processos de RH. Um bom exemplo disso é o blockchain, um sistema recente, mas que já tem várias empresas adeptas. Adotá-lo em seu negócio pode contribuir com várias áreas, incluindo a de Recursos Humanos.

Para aqueles que não conhecem, o blockchain é um sistema para verificação e reiteração de dados, minimizando as chances de erro. Seu funcionamento envolve a criação de uma cadeia de arquivos, ou “blocos”, que são criptografados e ligados entre si por meio de códigos.

Dessa forma, para poder fazer qualquer alteração significativa, é necessário ter todos os códigos correspondentes a toda a cadeia. Esse sistema é muito utilizado hoje para assegurar a autenticidade de transações financeiras.

Mas, como que o blockchain afeta o trabalho de RH? Acompanhe e descubra.

Mais confiança nos históricos

Como a cadeia é bem mais difícil de quebrar do que apenas um arquivo, qualquer registro ou histórico de informação sobre candidatos e empresas é muito mais confiável. Isso lhe permite tomar decisões mais acertadas, sem medo de confiar em dados incorretos.

Segurança de dados

Mais uma vez, devido à sua consistência, há bem menos chances de fraudar as informações protegidas dessa forma. Isso é algo essencial para quem precisa verificar diversos documentos de alta importância dentro da empresa com muita frequência.

Resultados mais garantidos

O menor índice de erros dentro do blockchain também garante que as ações promovidas pelo RH terão resultados bem mais consistentes. Como toda a segurança da informação é maior, também é possível prever melhor os resultados e elaborar um plano mais eficaz.

Evitar fraudes durante os processos

Em qualquer negócio, independentemente do contexto, existe a possibilidade de que alguns dados sejam fraudados. Melhor do que tentar verificar tudo manualmente para assegurar a veracidade das informações, ter um sistema que evita alterações indevidas nas informações pode lhe economizar bem mais tempo e energia.

Confiança nas ferramentas usadas

Ferramentas digitais de recrutamento e plataformas de avaliação precisam ter o máximo de segurança. Nesse ponto, a utilização do blockchain é um dos melhores recursos disponíveis.

Automação de processos

Algumas tarefas que exigem mais segurança — como verificação de históricos e registros de documentos de colaboradores — geralmente não podem ser automatizadas, pois exigem que uma pessoa confira tudo antes de aprovar. Porém, com a maior segurança desse sistema, é possível utilizá-lo para automatizar mais tarefas e aumentar a produtividade.

Dados mais transparentes

Por fim, mas não menos importante, esse sistema assegura a maior transparência de todas as informações em seu sistema. Muito útil quando você precisa fazer uma avaliação de desempenho na sua equipe e quer demonstrar como ela foi feita. O risco de que algum dado esteja oculto ou alterado é bem pequeno.

Agora que você entende melhor o impacto do blockchain no RH, é hora de se adaptar a essa nova tecnologia na sua empresa. Quanto antes começar, mais rápido poderá ter o retorno para seu investimento.

Quer entender melhor o uso desse sistema? Então veja aqui um artigo falando sobre a análise de dados e seu papel nas contratações.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário