Como contratar de maneira eficiente é uma das principais perguntas que o setor de RH busca solucionar. Os efeitos de boas contratações são sentidos em todos os outros setores de uma empresa. Isso acontece porque contratar de maneira correta significa levar o melhor profissional possível para compor as diferentes equipes de trabalho.
Entretanto, toda contratação tem um processo: abrir a vaga, divulgá-la nos canais certos, realizar a triagem dos currículos, entrevistas. Tudo isso pode tomar muito tempo, o que gera o risco de perder o candidato ideal para outras empresas.
Assim, a proposta deste artigo é oferecer algumas dicas para te ajudar a contratar de maneira rápida e eficiente:
4 dicas para contratar com mais rapidez e eficiência
1 – Planejamento da vaga
Uma boa contratação começa antes mesmo da publicação da vaga. Um bom planejamento irá lhe poupar tempo e dinheiro durante o processo de seleção. Assim, o primeiro passo é definir o que se está buscando com aquela posição.
Conversar com o gestor da vaga para entender quais habilidades e competências estão sendo buscadas pela empresa, é importante assim como também é necessário entender quais são as atribuições e responsabilidades que o futuro colaborador terá na função.
Ainda é importante levar em consideração o fit cultural do candidato com a cultura organizacional da empresa. Tendo claramente o perfil de candidato que se deseja, como contratá-lo torna-se uma tarefa mais fácil.
2 – Divulgação
Tão importante quanto criar uma vaga é saber como e onde divulgá-la, isso irá ajudar a atrair o maior número de candidatos possíveis. Desse modo, aproveitar todas as armas disponíveis para divulgar a oportunidade é de extrema importância.
Desde métodos mais tradicionais, como a publicação em job boards ou no site da empresa ou a utilização de novas alternativas, como as redes sociais e páginas de carreiras.
Esses canais podem servir como porta de entrada para o ambiente de trabalho da sua empresa e sua cultura, pontos capazes de atrair candidatos. Pode ser válido também o caminho inverso: divulgar em menos lugares ou apenas internamente, para afastar perfis inadequados. Em ambos os casos, é necessário acertar a linguagem com o candidato.
3 – Aposte em ferramentas digitais de recrutamento
Os profissionais de RH já podem contar com ferramentas que usam recursos como Inteligência Artificial e Machine Learning para tornar a análise mais precisa. Na Reachr, temos uma ferramenta personalizada e criada com esse objetivo, que foi desenvolvida em conjunto com headhunters e experts em TI.
O recrutador pode incluir provas, testes, roteiros de perguntas, vídeos e entrevistas. Por meio de um algoritmo, a plataforma proporciona uma avaliação comportamental muito acurada, ajudando o profissional a selecionar o candidato mais compatível com o perfil da vaga.
A partir dessa análise algorítmica, nosso software exibe um ranking com as pessoas mais apropriadas para o posto. A área de Business Intelligence mostra os principais indicativos do processo seletivo e oferece todos os dados necessários para uma contratação estratégica.
4 – Analise o perfil comportamental do candidato
Como contratar com eficiência leva em consideração dois aspectos fundamentais: qualificação técnica e perfil comportamental. O primeiro diz respeito ao conjunto de conhecimentos, experiências, habilidades e competências que uma pessoa desenvolveu ao longo de sua vida profissional.
No entanto, o segundo aspecto envolve as características intrínsecas do indivíduo, que devem estar alinhadas ao perfil da vaga. Como você percebeu na descrição de uma equipe de alta performance, tais traços são mais relevantes para a empresa atingir seu objetivo do que a qualificação técnica dos colaboradores.
Habilidades como liderança, autogerenciamento, flexibilidade, adaptabilidade, respeito às diferenças e disposição para aprender continuamente não costumam ser adquiridas em uma graduação. Normalmente, trata-se de elementos constituintes da personalidade do indivíduo que se refletem em seu comportamento.
Avaliar o perfil comportamental em processos seletivos comuns é uma tarefa bastante complexa. A interpretação dos dados pode levar a equívocos com sérias repercussões posteriores, principalmente no que se refere aos resultados e ao impacto da atuação de um membro sobre o restante do time.
Aprenda como contratar corretamente e evite custos
Erros em como contratar eficientemente podem trazer implicações negativas às organizações. A principal delas talvez seja os custos com demissões.
Isso porque problemas com recrutamento, muitas vezes, significam levar para o seu time aquele profissional cujo perfil não é adequado. A consequência disso quando não é a demissão do colaborador, pode ser a sua manutenção de forma indesejada.
Um recrutamento ineficiente repercute em todas as operações de uma empresa. Persistir neste erro por muito tempo compromete o futuro de seus negócios.
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