As soft skills necessárias para a construção de uma carreira sólida não são mais as mesmas.
Essa mudança tem refletido as transformações do mercado de trabalho, sobretudo em um cenário pós-pandemia.
Na Era da Transformação Digital, tem sido cada vez mais importante se preparar para acompanhar as rápidas e constantes mudanças que permeiam o mundo do trabalho.
E é nesse sentido que surge o conceito relacionado ao profissional do futuro.
Ou seja, ele deve ter facilidade para se adaptar a tais transformações na mesma velocidade em que elas ocorrem.
Diante desse contexto, o que será que o mercado está buscando?
Quais são as demais habilidades que você precisa desenvolver para se destacar em sua carreira e se tornar um profissional do futuro?
Acompanhe os próximos parágrafos e entenda mais sobre o assunto.
Afinal, qual a importância das soft skills?
Antes de tudo, soft skills são competências comportamentais, isto é, características socioemocionais consideradas necessárias para o profissional se relacionar, conviver e aprimorar resultados no ambiente de trabalho.
Ao contrário das competências técnicas – também chamadas de hard skills –, as soft skills são atributos próprios de cada indivíduo.
No entanto, é importante ressaltar que elas podem e devem ser desenvolvidas, pois é um dos critérios mais avaliados durante um processo de recrutamento e seleção.
Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, 92% dos recrutadores consideram as soft skills uma prioridade.
Além disso, 89% dos entrevistados deixam de contratar um candidato quando nota a ausência dessas competências.
Além disso, as habilidades comportamentais e socioemocionais auxiliam o seu relacionamento com os colegas de trabalho, contribuindo de maneira positiva para o clima organizacional e para o sucesso na posição ocupada..
Afinal você já deve ter ouvido falar que as empresas contratam pelo currículo (habilidades técnicas, hard skills) e demitem pelo comportamento (soft skills).
Quais soft skills serão mais valorizadas no futuro?
Agora você saberá quais as competências apontadas como as mais importantes para o futuro do mercado de trabalho.
Conforme o relatório The Futures of Jobs, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, algumas das soft skills indispensáveis para o profissional do futuro são:
- Pensamento analítico e inovação
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
- Resolução de problemas complexos
- Criatividade
- Liderança e influência
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
- Inteligência emocional
A seguir, entenda quais são as características atreladas a cada uma delas:
1. Pensamento analítico e inovação
Hoje muitas empresas trabalham orientadas a dados, pois eles são recursos primordiais para as decisões relacionadas a negócio, produtos e até gestão de pessoas.
Por isso, os profissionais deverão desenvolver um pensamento analítico capaz de utilizar esses dados de forma estratégica.
Até mesmo porque as informações geradas a partir dos dados obtidos só serão úteis se houver alguém que consiga lê-las e interpretá-las, já que sua complexidade tende a aumentar cada vez mais.
Nesse sentido, pensar de forma crítica é entender de que forma você pode usar as informações para promover mudanças e melhorias.
Em geral, quem tem esta soft skill consegue identificar e resolver problemas de maneira lógica e inteligente e, por isso, está mais propenso a ter sucesso quando o assunto é inovar.
Ainda de acordo com o relatório, a área de Análise e Ciência de Dados é uma das mais promissoras para os próximos anos e representará os empregos com maior aumento de demanda até 2025.
Logo, desenvolver pensamento crítico e capacidade de inovar certamente é indispensável para quem deseja fazer carreira como cientista de dados.
2 .Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
Esta é outra habilidade que será bastante valorizada nos próximos anos.
Você é capaz de aprender?
Quais as metodologias mais eficazes para o seu processo de aprendizagem?
Você precisará entender a necessidade de atualização constante, além de saber como desenvolver habilidades de maneira ativa.
Afinal, tudo isso vai impactar a velocidade do aprendizado e a qualidade do seu desempenho profissional.
Para traçar estratégias de aprendizagem, você precisa saber quais são os métodos que funcionam no seu processo de aprendizagem.
Nesse contexto, a metodologia learning by doing pode ser uma de suas maiores aliadas.
Segundo a abordagem, você aprende fazendo, isto é, colocando a mão na massa durante os projetos, para aliar conhecimento teórico e prático.
Sabe qual a melhor forma de aplicar o conceito e desenvolver a aprendizagem ativa?
Saindo da sua zona de conforto, aceitando riscos e colocando novas oportunidades em prática.
O learning by doing acelera a preparação dos profissionais para carreiras digitais, permitindo que eles sejam capazes de aprender coisas novas o tempo todo.
3. Resolução de Problemas Complexos
Para resolver problemas complexos, você deve ser capaz de enxergar os conflitos para construir estratégias criativas de resolução.
Ao desenvolver esta soft skill, você será capaz de resolver problemas rapidamente.
Essa é uma das habilidades mais reconhecidas pelos recrutadores em uma entrevista de emprego.
Isso porque está relacionada à capacidade que o candidato tem de se manter produtivo, mesmo diante de situações que parecem não ter solução.
Há algumas táticas que te ajudam a desenvolver esta soft skill:
- focar no que é essencial e imediato;
- dividir o problema em partes menores;
- usar feedback e feedforward;
- apostar no processo de tentativa e erro;
- entender em que momento o problema foi resolvido.
4. Criatividade – uma soft skill que também pode ser trabalhada
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a criatividade não é uma habilidade inerente ao indivíduo.
Ou seja, ela pode sim ser desenvolvida, treinando o olhar, que deve ser curioso e questionador.
Afinal, as pessoas mais criativas focam em oportunidades e não em problemas.
Logo, esse é e continuará sendo um dos perfis mais procurados pelas empresas futuramente.
Para desenvolver essa habilidade, você deve estar em contato com diferentes experiências, ideias e pessoas.
Além disso, é importante perder o medo de errar para destravar as boas ideias e soluções.
5. Liderança e influência
A princípio, não pense que a soft skill de liderança e influência se limita aos cargos de gestão.
Muito pelo contrário, pois colaboradores também podem e devem desenvolver essa habilidade.
Essa é uma competência que diz respeito à capacidade de influenciar positivamente as pessoas que estão à sua volta, isto é, motivando-as, inspirando-as, guiando iniciativas e tomando boas decisões.
Afinal, esses são os atributos do líder ideal, já que são determinantes para o bom desempenho dos times e sucesso dos negócios.
Mas para conseguir inspirar outras pessoas, é necessário ter atributos, como empatia, boa comunicação, capacidade de organização e de decisão.
6. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
Qualidades como resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade também serão exigidas dos profissionais no futuro.
Basicamente, essas soft skills serão critérios para enfrentar desafios como mudanças rápidas e inesperadas, bem como para gerenciar crises e adversidades na rotina de trabalho.
Como exemplo, podemos mencionar a crise causada pela pandemia de Covid-19, que obrigou os profissionais a se adaptarem a outras dinâmicas de trabalho, como o home office.
Mas como adquirir essas habilidades?
Nesse aspecto, desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e a criatividade pode ajudar bastante.
Desse modo, você enfrentará desafios, aprenderá com outras pessoas e usará seus recursos pessoais para resolver problemas e propor coisas novas.
Enfim, esses são pontos essenciais para quem quer se preparar para os desafios do mercado de trabalho do futuro e se tornar um profissional resiliente, flexível e mais tolerante ao estresse.
7. Inteligência emocional
Umas das principais soft skills da atualidade continua sendo tendência no futuro do trabalho: a inteligência emocional.
Ela está associada à habilidade de agir com empatia, entender o trabalho, a realidade e necessidade dos outros, mantendo uma postura colaborativa.
Em síntese, a inteligência emocional requer a compreensão dos próprios sentimentos e dos de outras pessoas.
E para desenvolvê-la, o primeiro passo é promover o autoconhecimento, ou seja, reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem.
Além disso, você também precisa aprimorar outras habilidades para ser considerado um profissional emocionalmente inteligente. Veja a seguir, quais são:
- controle emocional: adequar os sentimentos a cada situação vivida;
- automotivação: dirigir as emoções a serviço de uma realização pessoal;
- reconhecimento de emoções em outras pessoas: saber o que o outro está sentindo e ter empatia;
- habilidade em relacionamentos interpessoais: interação de qualidade com outros indivíduos por meio de competências sociais.
3 dicas para desenvolver as habilidades mais importantes para as empresas
O relatório do Fórum Econômico Mundial também revela que as empresas enfrentam um desafio na hora de adotar novas tecnologias.
Isso porque elas têm grande dificuldade em encontrar profissionais com as competências necessárias para lidar com elas.
Portanto, se você alinha suas habilidades àquilo que a empresa precisa, sem dúvida, terá mais destaque nos processos seletivos.
Ademais, não poderíamos deixar de dizer que existem dois termos frequentes no processo de busca pelas habilidades do futuro: upskilling e reskilling.
O primeiro refere-se ao aprendizado de novas soft skills para se adaptar às inovações na sua área de atuação, enquanto o segundo diz respeito a um processo de requalificação.
Entenda mais detalhadamente o que é upskilling e reskilling.
Bem, e agora que você já conhece as soft skills mais relevantes para as profissões do futuro, que tal conferir algumas dicas para desenvolvê-la?
Afinal, esse é o caminho para sobressair nos processos seletivos, mostrado aos recrutadores que o seu perfil se encaixa nas necessidades da empresa.
Dito isso, existem três estratégias que você pode adotar:
Invista em autoconhecimento:
Assim, você conseguirá entender quais são os seus pontos fortes e quais habilidades socioemocionais precisam ser aprimoradas;
2. Nunca deixe de estudar:
Para o desenvolvimento das soft skills são necessários estudo e capacitação contínua.
Logo, faça cursos e treinamentos para permanecer atualizado sobre novas tecnologias, ferramentas e metodologias;
3. Coloque o que aprendeu em prática:
Além disso, é preciso praticar para desenvolver novas competências e habilidades.
Aqui, a nossa dica é: assuma assumir desafios e busque novas experiências. Assim, você estará mais perto de conquistar as habilidades do profissional do futuro.
Quer mais dicas para mandar bem diante dos recrutadores?
Então, veja como você deve se portar em uma entrevista de emprego.