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5 lições do CEO do Nubank que vão revolucionar a sua empresa

por Marcelo Braga
5 lições do CEO do Nubank que vão revolucionar a sua empresa

O surgimento de novos empreendimentos hoje em dia é algo bem comum, especialmente graças à maior presença da tecnologia e às mudanças na forma como o público lida com as empresas. Infelizmente, boa parte desses negócios tem muito que aprender antes de conseguirem atingir o nível de sucesso que buscam. E para aqueles que precisam de dicas, há algumas lições que você pode aprender com David Vélez, CEO do Nubank.

O Nubank é um banco digital fundado pelo colombiano David Vélez. Ele provém um serviço de cartão de crédito internacional muito utilizado ao redor do mundo, o qual é aceito pelas principais bandeiras de crédito e débito do planeta. A ideia de um banco inteiramente virtual foi uma grande inovação em sua época e a empresa já faturou mais de 560 milhões de reais apenas no ano de 2017.

Com todo esse sucesso, é fácil concluir que há alguns bons exemplos que você pode tomar dessa grande empresa. Alguns deles vão revolucionar a forma como você conduz seus negócios. E para ajudar, listamos aqui as 5 principais lições que o CEO da Nubank tem para ensinar. Acompanhe.

1. Crie bons hábitos

Há muita ênfase em ser proativo e motivado, buscar novas oportunidades e aprender mais sobre o mercado, o que está correto. Manter uma postura passiva raramente é o caminho para melhorar o desempenho de um negócio. Se você quer conquistar o seu espaço, precisa caminhar ativamente e construir sua reputação.

Porém, boa parte do que as pessoas classificam como “proativo” é também o resultado de certos hábitos.

De forma simples, a razão pela qual muitos profissionais caem em uma rotina pouco rentável é que isso consome menos energia, é mais fácil. Sendo assim, uma boa estratégia é tornar o comportamento desejado um hábito em si.

Por exemplo, uma pessoa pode ter um bom hábito de conferir novos nichos de mercado nos quais atua. Chegando nesse ponto, esses estudos deixam de consumir energia e se tornam parte do seu dia a dia.

2. Tire um tempo para se desligar

Outra dica que o CEO do Nubank oferece, que pode parecer contraintuitiva, é que você deve “interromper” o seu dia de trabalho em alguns momentos.

De acordo com ele, vale a pena tirar ao menos uma hora por dia para desligar o celular, não olhar o e-mail e fazer algo que não tenha relação alguma com seu trabalho, como ler um livro, verificar notícias, dar uma caminhada, dentre outras coisas que ajudam ele a se afastar de suas rotinas de trabalho por um momento.

A ideia aqui é que, quando você passa tempo demais preso aos processos do negócio, há boas chances de que você feche sua mente, focando apenas naquele sistema e suas particularidades. Porém, como o mercado exige proatividade, é importante criar rotinas que ajudem a quebrar esse comportamento.

Para David Vélez, a solução foi relaxar a mente. Isso ajuda a dar nova perspectiva para problemas antigos, o que é muito bom para a resolução de contratempos.

3. Quebre barreiras e tabus

Todo novo empreendedor já ouviu que sua ideia seria impossível, que não havia um mercado para isso ou que ele nunca teria recursos o suficiente para lidar com as responsabilidades envolvidas. Pode ser que umas partes dessas críticas sejam bem pensadas e devam ser levadas em consideração nas suas futuras decisões, mas raramente alguém consegue conquistar um novo mercado fazendo o que todo mundo já fez.

Então, sim, você precisa fazer aquilo que os outros têm medo de fazer, algo que quebra um tabu de mercado ou que estabelece novos limites para o que é ou não é possível. Com o tempo, você verá como certas inovações ganham o olhar do público e elevam os padrões aos quais todos os seus concorrentes precisam atender.

Claro que você não deve ser imprudente. Experimente com suas novas ideias, defina objetivos e ajuste o que não funciona. Com um pouco de planejamento, certamente suas inovações vão compensar.

4. Seja flexível

O CEO do Nubank reporta também um erro que ele cometeu durante sua gestão e que ele prontamente corrigiu depois de notá-lo.

Primeiramente, ele exigia que todos os colaboradores e sócios estivessem na empresa 8 horas da manhã, sem falta, como sinal de comprometimento. Até aí, algo comum em muitos negócios que trabalham com uma rotina. Porém, isso não estava contribuindo muito com o desempenho da equipe.

A verdade é que, mesmo seguindo uma rotina, cada pessoa tem os próprios horários. Algumas funcionam melhor de manhã, enquanto outras se dão melhor acordando mais tarde. Forçar todos a se conformarem a um mesmo horário sem um bom motivo além de “símbolo de comprometimento” é o mesmo que não confiar em sua equipe.

A lição aqui é que, dependendo do seu contexto, você deve saber quando ser flexível em suas decisões, horários e regras, pois elas nem sempre contribuem com o melhor aproveitamento do potencial da sua equipe. Se for necessário abrir grandes exceções para algumas pessoas e elas forem mais produtivas dessa forma, que seja. Uma boa rotina de trabalho sempre beneficia todas as partes.

5. Tenha em mente que a semana é sua melhor unidade de tempo

Por fim, Vélez também faz algumas recomendações em relação à forma como você mede o tempo da sua empresa. Para a maioria dos profissionais no Brasil, o mês é a principal unidade de tempo, já que é o período no qual chegam as contas e os pagamentos são computados.

Porém, quando David Vélez fala sobre a condução dos processos dentro da empresa, ele diz que o ideal é usar a semana como sua referência. É tempo suficiente para cumprir alguma meta relevante, mas ainda é curto o suficiente para conceber tudo em sua mente de forma mais concreta. Isso ajuda a consolidar o progresso de todos os projetos e torna a segunda-feira um dia mais engajador.

Agora que você aprendeu as lições do CEO do Nubank, é hora de aplicá-las em seu próprio negócio. Estudar as recomendações de outros CEOs pode ser uma ótima forma de ampliar suas perspectivas e descobrir outras formas de melhorar seu desempenho.

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